cro

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

[Livro] Prisão de Gelo, de Adeselna Ferreira

Título Original: Prisão de Gelo
Série: --
Autor(a): Adeselna Ferreira
Editora: Smashwords
Páginas: 18
Data de Publicação: 26 de Maio de 2015
Sinopse:
Duas mulheres encarceradas numa prisão de gelo tentam manter viva a memória de quem são e do porquê de estarem presas.

Opinião:
Prisão de Gelo é um conto bastante pequeno – apenas com 18 páginas – mas confesso que tinha algumas expectativas relativamente a ele. É um livro denso e primordialmente um conto para fazer o leitor pensar.

A estória de Prisão de Gelo passa-se num mundo em que ser homossexual é crime e quem quer que ame de forma “diferente” do que é considerado normal é preso numa Prisão de Gelo e passa por um processo de “cura”. Todo o conceito me transcende porque não consigo conceber um mundo assim. E o incrível é que vivemos neste mundo – não um tão radical, mas... quase.

É um conto de conformidade, mas também de resistência e foi isso que gostei deste conto, mas soube a pouco. É tão focado na personagem que em poucas palavras nos sentimos a ser sugados para o lugar da personagem, mas, ao mesmo tempo, parece-me um pouco superficial. Faltou um pouco de essência. A ideia é interessante e bem conseguida, até certo ponto, mas acho que mais algumas páginas para explorar melhor toda a ideia da Prisão de Gelo e todo o processo de “cura” seria mais interessante. Gostei do facto de termos os dois lados da moeda: a conformidade e a resistência, mas achei que poderia ter sido mais desenvolvido, mais explorado.

Ainda assim, é um leitura interessante. Podem descarregar o conto aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.