cro

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

[Filme] Star Wars - Episode III - Revenge of the Sith, de George Lucas


Título Original: Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith
Título em Português: Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith
Realização: George Lucas
Argumento: George Lucas
Elenco Principal: Hayden Christensen, Natalie Portman, Ewan McGregorn
Ano: 2005 | Duração: 140 mins

Sinopse:
No meio da guerra inciada no episódio dois desta saga, Anakin Skywalker perde a fidelidade aos Jedi. Seduzido pelas promessas de poder e tentações do Lado Negro da Força, transforma-se em Darth Vader. Juntos os Lordes Sith organizam um plano de vingança que começa com a exterminação dos Jedi. No confronto com os Sith, Yoda e Obi-Wan, os dois mestres Jedi, darão uma réplica feroz, com os seus sabres de luz. Nesta batalha final, que colocará Anakin contra Obi-Wan, se decidirá o destino da Galáxia.

Opinião:
E com Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith terminamos a maratona Star Wars, já me posso considerar pronta a ver o novo filme, que tem data estreia marcada para este mês!

Começo por dizer que achei, em geral, a prequela - portanto episódios I, II e III - muito fraca. Gostei imenso da trilogia original, e apesar de ter ficado bastante intrigada e curiosa para saber a história que levou aos acontecimentos dos episódios IV, V e VI, esta trilogia não me satisfez. Não tiro o mérito em termos de realização, montagem, efeitos, representação, mas para mim não resultou. O que, para dizer a verdade, não me surpreende.


Ainda assim, Revenge of the Sith é, sem dúvida, na minha opinião, o melhor filme desta trilogia. Talvez, em parte, porque é a que está mais directamente ligada aos acontecimentos da trilogia original. Achei a Padme demasiado apagada - pouco aparece, honestamente - mas Anakin supera qualquer coisa. A transformação desta personagem é abismal e o que nos deixa ainda mais afectados pela perfomance de Hayden Christensen é o facto de que Anakin Skywalker acha, de facto, que está a fazer o mais correcto e, verdade seja dita, vira-se para o Dark Side of the Force na tentativa de salvar quem mais ama. O problema é que é precisamente essa atitude que leva com que aqueles que lhe querem bem (e quem ele ama) sofra.

Numa saga que começou extraordinária e epicamente bem com a trilogia original foi por caminhos que, apesar do apogeu da tecnologia, não se conseguiu equiparar em termos de originalidade e a atitude arrojada. A prequela não satisfez, mas conseguiu com Revenge of the Sith amenizar essasinsatisfação.


2 comentários:

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, mas apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.