cro

domingo, 26 de junho de 2016

[Livro] The Complete Persepolis, de Marjane Satrapi

Ler em Português Read in English


Título em Português: Persepolis
Série: Persepolis
Autor(a): Marjane Satrapi
Editora: Pantheon
Páginas: 341
Data de Publicação: 30 de Outubro de 2007

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Com uma memória inteligente, divertida e comovente de uma rapariga que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica, Marjane Satrapi consegue transmitir uma mensagem universal de liberdade e tolerância.

“Estamos em 1979 e, no Irão, sopram os ventos de mudança. O Xá foi deposto, mas a Revolução foi desviada do seu objetivo secular pelo Ayatollah e os seus mercenários fundamentalistas. Marjane Satrapi é uma criança de dez anos irreverente e rebelde, filha de um casal de classe alta e convicções marxistas. Vive em Teerão e, apesar de conhecer bem o materialismo dialético, ter um fetiche por Che Guevara e acreditar que consegue falar diretamente com Deus, é uma criança como qualquer outra, mergulhada em circunstâncias extraordinárias."

Opinião:
Persepolis entrou para a minha lista de leituras deste mês graças à nossa querida Hermione aka Emma Watson e o seu bookclub. Já estava na minha TBR há muito tempo, mas este foi o empurrão que eu estava a precisar.

Já tinha ouvido falar do livro, mas sinceramente não sei exactamente o que estava à espera. Foi uma boa surpresa. Interessante parece ser um adjectivo fraco para este livro e sinto-me pouco capaz de expressar a minha opinião completa sobre este livro. Primeiro que tudo, esta graphic novel é uma espécie de autobiografia da autora e, por essa razão, temos sempre a perspectiva feminina durante todo o livro. E o que mais gostei foi, muito sinceramente, o facto de podermos ver por dentro o mundo das pessoas do médio oriente e a sua relação com a religião, politica e tantas outras coisas.

Definitivamente este é um livro que toda a gente deveria ler: rapazes, raparigas e aqueles que não se identificam com nenhum. Óptima graphic novel que apesar de simplista, é divertida e nos ensina bastante.




2 comentários:

  1. Olá!
    Já há algum tempo que conheço este livro e ainda não tive oportunidade em ler.
    Vou tentar ler porque já vi que vale a pena.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Vale muito a pena. Quando leres, partilha a tua opinião connosco
      Beijinhos e boas leituras

      - Carla D.

      Eliminar

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.