cro

terça-feira, 21 de junho de 2016

[Livro] Capricho de Veludo, de Loretta Chase

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Capricho de Veludo
Série: The Dressmakers #3
Autor(a): Loretta Chase
Editora: Chá das Cinco
Páginas:336
Data de Publicação: 3 de Junho de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
O corpete perfeito deve saber convidar ao seu desapertar…
O charmoso Simon Fairfax, Marquês de Lisburne, aceitou regressar relutantemente a Londres para cumprir obrigações familiares. Quando conhece a fogosa modista Leonie Noirot, decide arranjar tempo para um jogo de sedução, mas Leonie é quem decididamente não tem tempo para ele. Está obcecada em transformar a insípida prima do Marquês, Lady Gladys, num cisne. A cidade inteira conhece o talento de Leonie, mas o formoso Marquês está demasiado ocupado a tentar seduzi-la para conseguir apreciar o seu génio. A modista está determinada a ensinar-lhe uma lição, mas não será fácil concentrar-se na tarefa que tem em mãos e corre perigo de desviar-se do bom caminho… Conseguirá escapar às atenções insistentes do Marquês e operar uma transformação milagrosa?

Opinião:
Depois de termos as histórias de Sophy e Marcelline, finamente temos a última das irmãs Noirot, Leonie. Esta jovem, como as suas irmãs têm um talento, que no seu caso é a sua cabeça, mais especificamente o seu jeito para a matemática (só para vos relembrar, Marcelline tem jeito para desenhar os vestidos e Sophy tinha um jeito especial com a palavra escrita).

Com uma vida agora um pouco diferente das suas irmãs, Leonie sente-se algo abandonada com a loja dos vestidos e com a instituição de caridade que ela e as suas irmãs tinham criado. Não que as culpe, de todo, mas ainda que Leonie perceba e apoie as suas irmãs, vê-se um pouco perdida no novo panorama dos casamentos que se realizam à sua volta. Apesar de tudo, esta mulher está determinada em manter a loja à tona e decide angariar uma cliente difícil mas que precisa urgentemente de ajuda, tanto no seu comportamento como na sua roupa. Lady Gladys, prima de Lady Clara Fairfax, que já conhecemos nos livros anteriores, é filha de um homem do exército e este deu uma educação militar à filha, educação esta que não lhe deu as melhores maneiras para se comportar em sociedade.

É neste momento que conhecemos os nossos protagonistas, numa galeria em Londres, a observar o seguinte quadro, que quis aqui deixar pois achei que, além de muito belo, é sem dúvida importante para o livro:

Vénus e Marte, c. 1485, Sandro Botticelli, National Gallery

Esta imagem que aqui vemos quase que serve de lema a todo o livro e, apesar de eu ter achado que o amor de Leonie por Simon Fairfax, Marquês de Lisburne, tenha sido um pouco apressado, isso é perdoado pela quantidade (enorme) de vezes que a autora insiste em lembrar o leitor que a família destas irmãs sempre se apaixonou feroz e rapidamente.

As descrições dos vestidos continuam a ser das partes favoritas, principalmente o facto de se poder ver a evolução da moda através dos três livros.

Senti falta do companheirismo das três irmãs e tenho sérias dúvidas sobre o que acontecerá à loja agora que todas elas são casadas e com títulos – sim, porque se temos título não devemos ser comerciantes, segundo a mentalidade da época.

Foi um livro de rápida leitura, agradável, não tanto como o segundo, mas ainda assim divertido de ler, com apostas, poesia e teatro à mistura.





Sedução de Seda ( The Dressmakers #1) (Joana)
Sonho de Cetim ( The Dressmakers #2) (Joana)

4 comentários:

  1. onde eu encontro esse livro para ler?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedimos imensa desculpa pela demora na resposta.

      Pode comprar o livro no site português da WOOK (símbolo azul ao lado da capa), ou na versão inglesa no site BOOK DEPOSITORY (símbolo roxo ao lado da capa).

      No Brasil, pode comprar aqui: https://www.saraiva.com.br/volupia-de-veludo-9702616.html

      Boas leituras :)

      Eliminar
  2. Por favor, onde encontro para ler.
    Desde já gradeço se puder me ajudae

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode comprar o livro no site português da WOOK (símbolo azul ao lado da capa), ou na versão inglesa no site BOOK DEPOSITORY (símbolo roxo ao lado da capa).

      No Brasil, pode comprar aqui: https://www.saraiva.com.br/volupia-de-veludo-9702616.html

      Boas leituras :)

      Eliminar

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.