cro

quinta-feira, 7 de julho de 2016

[Livro] Outlander: Nas asas do tempo, de Diana Gabaldon

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Outlander: Nas asas do tempo
Série: Outlander #1
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Casa das Letras
Páginas:773
Data de Publicação: 9 de Junho de 2010

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Claire leva uma vida dupla. Tem um marido num século e um amante noutro…
Em 1945, Claire Randall, ex-enfermeira do Exército, regressa da guerra e está com o marido numa segunda lua-de-mel quando inocentemente toca num rochedo de um antigo círculo de pedras. De súbito, é transportada para o ano de 1743, para o centro de uma escaramuça entre ingleses e escoceses. Confundida com uma prostituta pelo capitão inglês Black Jack Randall, um antepassado e sósia do seu marido, é a seguir sequestrada pelo poderoso clã MacKenzie. Estes julgam-na espia ou feiticeira, mas com a sua experiência em enfermagem, Claire passa por curandeira e ganha o respeito dos guerreiros. No entanto, como corre perigo de vida a solução é tornar-se membro do clã, casando com o guerreiro Jamie Fraser, que lhe demonstra uma paixão tão avassaladora e um amor tão absoluto que Claire se sente dividida entre a fidelidade e o desejo… e entre dois homens completamente diferentes em duas vidas irreconciliáveis.
Vive-se um período excepcionalmente conturbado nas Terras Altas da Escócia, que culminará com a quase extinção dos clãs na batalha de Culloden, entre ingleses e escoceses. Catapultada para um mundo de intrigas e espiões que pode pôr em risco a sua vida, uma pergunta insistente martela os pensamentos de Claire: o que fazer quando se conhece o futuro?

Opinião:
Começo por dizer que vi a primeira (e a segunda) temporada da série Outlander antes de ler o livro. Eu não gosto de fazer isso, mas aconteceu, estava a passar pelos canais, pareceu giro, pus a gravar e puff, em poucos dias tinha visto a primeira temporada toda, mesmo a tempo de começar a segunda. Só depois me lembrei que os livros andavam lá por casa. Fazendo uma pequena comparação, a primeira temporada da série está muito, mas mesmo muito fiel ao livro, foi incrível ver o quão bem se encaixavam.

Apesar de ser um livro enorme, a leitura não é de todo difícil. Tudo acontece a um passo rápido, mas não apressado. As mudanças de Claire e Jamie, os nossos protagonistas são tão visíveis no livro, que dá prazer ler a evolução das personagens, assim como a compreensão mútua que se vai expressando.

Eu não queria dizer muito sobre a história, mas posso dizer que as provações pelas quais vão passando estão muito marcadas, tanto a nível individual como de casal. Se houve momentos em que não gostei de como o Jamie se comportava, também podia dizer o mesmo de Claire. Mas tudo isso se anulava com a satisfação que me dava ler a sua história.

Sei que esta crítica é curta, principalmente para um livro tão grande, mas não quero mesmo estragar o enredo a ninguém. Digo apenas que este romance tem um pouco de tudo: desde amor, a uma vertente histórica, a viagens no tempo, a lutas de pistolas e espadas, a noites de terror e de êxtase. Recomendo lerem o livro antes de verem a série, de modo a criarem as personagens na vossa imaginação, mas caso não o façam, não se preocupem que, como já disse, as diferenças não são muitas.

6 comentários:

  1. Olá,
    Já vi alguns episódios na tv, mas depois perdi e não voltei a ver. Mas fiquei sempre a pensar em que queria voltar a ver.
    Ler os livros é que acho que não vou ler. São três livros enormes. A minha relação com calhamaços é muito má.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura! Primeiro, desculpa a demora em responder-te. Segundo, concordo, livros grandes são um pouco assustadores, mas sinceramente quando os estás a ler não parece tão mau, pelo menos eu não achei que fosse uma coisa muito lenta e isso ajudou :)
      e quanto à serie, eu recomendo mesmo que voltes a ver! acho que vais gostar :)

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Olá pessoal, o q tenho a dizer é que sou louca pela história de jaime e Claire, já todos os livros, fiquei revoltada quando terminei o último volume, porque queria saber o que ia acontecer logo em seguida, infelizmente tenho de aguentar até a publicação do próximo livro, beijo.

      Eliminar
    3. Eu quero saber como a história deles irá acabar... Comecei à algum tempo a Cruz de Fogo, mas agora estou a fazer uma pausa, mas continuo ansiosa em saber o que vai acontecer... Além de que também sigo a série, de que gosto muito!

      Eliminar
  2. Eu adoro Outlander! Também comecei a ver a série... Mas quando descobri que era baseado em livros corri para le-los. Já li os dois primeiros. E estou completamente apaixonado pelo Jaime e pela Escócia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, tu e eu! Foi exactamente o mesmo :) e quem é que não se iria apaixonar? :p

      Beijinhos*

      Eliminar

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.