cro

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

[Filme] The Martian (2015), de Ridley Scott

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Perdido em Marte
Realização: Ridley Scott
Argumento: Drew Goddard (argumento), Andy Weir (livro)
Elenco Principal: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig
Ano: 2015 | Duração: 2h 24mins
Sinopse:
Durante uma missão tripulada a Marte, o Astronauta Mark Watney é dado como morto após uma tempestade e deixado para trás pela sua tripulação. Mas Watney sobreviveu e encontra-se preso e só num planeta hostil. Com escassos mantimentos, ele terá que contar com a sua criatividade, inteligência e espírito de sobrevivência para encontrar uma maneira de enviar para a Terra um sinal de que está vivo. A milhões de quilómetros de distância, a NASA e uma equipa de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer Watney de volta, enquanto, simultaneamente os seus colegas de tripulação planeam uma ousada – se não impossível – missão de resgate. Com a revelação destas histórias de incrível coragem, o mundo une-se por uma causa – o seguro regresso de Watney.

Opinião:
Adiei a visualização deste filme até não puder mais porque queria ler o livro primeiro. Não deu e era imperativo ver The Martian, uma vez que a cerimónia dos Óscares decorre já no final deste mês. Tendo em conta isto, não farei qualquer referência à qualidade de adaptação cinematográfica, mas simplesmente como filme.

O enredo é interessante e tinha bastante potencial, mas achei que apenas o último terço do filme interessante. O primeiro terço, como introdução, foi bom, dando-nos um pouco de cada personagem, para as conhecermos melhor e criar empatia, e o último terço foi intenso, emocionante, deixando-nos na ponta da cadeira de tanta ansiedade (mesmo sabendo o final óbvio deste filme). Portanto, a parte central, de quando Mark Watney (Matt Damon) está sozinho em Marte e tem que descobrir como sobreviver numa situação impossível foi um pouco desapontante. A ideia é interessante, e muito provavelmente funciona muito bem num livro, mas em filme achei algo aborrecido porque era demasiado repetitivo. Não menosprezo a situação terrível em que a personagem estava, que achei bastante bem retratada, mas, como disse, um pouco aborrecida.


A interpretação de Matt Damon é interessante, mas até que ponto a nomeação para melhor actor é válida? Sinceramente, não acho que Matt Damon mereça esta nomeação, acredito que haveria papeis mais marcantes e que mereciam mais que The Martian. Em termos de fotografia não há como apontar defeitos. Paisagens extraordinárias do planeta vermelho, mostrando não só a intensidade da solidão de Watney como o homem sozinho num planeta inteiro, mas também as condições áridas de Marte.

Um filme relativamente interessante e com excelente direcção de fotografia, mas que achei que as duas horas e vinte uma demasia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.