cro

domingo, 12 de julho de 2015

[Filme] V for Vendetta, de James McTeigue


Título Original: V for Vendetta
Título em Português: V de Vingança
Realização: James McTeigue
Argumento: Andy Wachowski & Lana Wachowski (screenplay), David Lloyd(graphic novel art)
Elenco Principal: Hugo Weaving, Natalie Portman, Rupert Graves
Ano: 2005 | Duração: 132 mins

Sinopse:
Na sequência da vitória da Alemanha nazi na 2ª Grande Guerra, o reino Undo tornou-se um estado fascista totalitário. Um lutador pela liberdade, que actua mascarado e lidera acções de terrorismo urbano contra o estado britânico. Ao salvar uma rapariga das mãos da polícia política, ele vai descobrir uma poderosa aliada na sua luta pela liberdade...

Opinião:
É imperdoável eu não ter visto V for Vendetta até há bem pouco tempo. Desde que esteve no cinema que dizia que queria ver e não sei bem por que razão acabava sempre por não o ver. Não sei o que andei a fazer este tempo todo porque o filme é incrível!


Baseado em comics da DC, V for Vendetta é sem dúvida um filme que todos deviam ver. Não só pela extrema qualidade técnica do filme como pela interpretação exímia, mas também pelo tema. Tendo em conta a época em que estamos, um filme nunca esteve tão actual e incrivelmente on the spot.

Apesar do destaque e importância de Evey, o filme centra-se em V, um homem mascarado que nunca tira a máscara num único segundo que seja do filme. Nunca lhe vemos a cara por baixo da máscara, mas nem é preciso. Porque, como a própria personagem refere no filme, não é o indivíduo de carne e osso por baixo da máscara que interessa, mas as suas atitudes e a ideia que promove. Uma ideia não pode ser parada. Uma ideia não pode ser morta. Uma ideia perdura para além da pessoa. V é a representação da luta contra a opressão. V é a representação da liberdade. V é a representação do idealismo político. V é aquilo a que todos aspiramos.


Vendo o filme, entende-se porque os Anonymous usam a máscara Guy Fawkes – não só pelo que ela representa no interior do filme, mas também a sua dimensão fora do mesmo. Este filme é uma lição, um “abre olhos” como se costuma dizer. Sem dúvida que esta crítica não faz jus ao seu potencial como filme e como marco da história, tanto do cinema como da humanidade e a forma como influenciou o mundo. Recolhi apenas alguns gifs que, de forma injusta, mostram um bocadinho do filme (para quem ainda não viu espero que sirva de mote para o verem), porque V for Vendetta é um filme que tem que ser visto e experienciado por cada um, deixar que a mensagem se entranhe em nós mesmos. Considero que este filme faz parte do grupo limitado de filmes que se deve ver antes de morrer, e que deveria estar no topo da lista.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.