cro

terça-feira, 3 de maio de 2016

[Filme] The Jungle Book (2016), de Jon Favreau

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: O Livro da Selva
Realização: Jon Favreau
Argumento: Justin Marks (screenplay), Rudyard Kipling
Elenco Principal: Neel Sethi, Bill Murray, Ben Kingsley
Ano: 2016 | Duração: 1h 45mins
Sinopse:
Adaptação do célebre «O Livro da Selva» de Rudyard Kipling, centrada na história de Mogli, o menino órfão que cresce na selva e é "adotado" por um grupo de animais selvagens (um par de lobos, um urso e uma pantera). Nesta versão (são várias as adaptações desta história para cinema), a personagem principal é a única a ser interpretada por um ator de carne e osso, sendo todas as restantes geradas em computador.

Opinião:
O Livro da Selva era um dos meus filmes favoritos da minha infância. A fita do meu VHS ficou estragada de eu tanto ver, rebobinar e todas essas coisas que tínhamos que fazer como queríamos ver um filme, enquanto crianças. Bons tempos.


Essa foi a razão pela qual eu tinha que ver este filme. Ainda que, por momentos, eu me tenha esquecido de que ia haver um versão live action deste filme até ver que o filme já estava em exibição. Eu estava incrivelmente entusiasmada, mas preocupada ao mesmo tempo, mas não era necessário, porque o filme está muito bom. Eu podia ver o mesmo tipo de plano tal como eu vi no filme de animação quando era criança. Tem a mesma essência; e para não valar do cast vocal perfeito para este filme: Ben Kingsley como Baguera, Bill Murray dá voz a Balu (e quem mais poderia ser?) e Scarlett Johansson é a hipnótica Kaa com a sua voz suave.


Mas o que eu não estou a referir até ao momento é a qualidade da edição e dos efeitos especiais. A forma como Mogli interage com os animais é extraordinária, qualquer um poderia achar que, de facto, que ele estava a representar com animais verdadeiros. O Livro da Selva tem uma fotografia impressionais e nós, como espectadores, conseguimos sentir como se estivéssemos na selva com Mogli, Baguera e Balu. Nada foi deixado ao acaso, e esse é um dos pontos mais positivos deste filme. Eu vi uma versão live action fiel a um dos meus filmes favoritos da minha infância.


Apesar de tudo, O Livro da Selva não é perfeito e um dos aspectos menos bons é, de facto, Mogli. Eu acho que Neel Sethi, quem dá vida a Mogli, ainda não estava preparado para fazer parte de um filme tão grande como este. Era necessário um actor jovem, é verdade, mas às vezes senti que Mogli era um pouco falso, e isso deve-se à performance de Sethi. Ele é fofo e, surpreendentemente, parecido como que eu imaginava que seria o Mogli em carne e osso, mas não chega lá. Ainda assim, eu gostei imenso do filme e eu poderia rever este filme outra e outra vez, tal como eu fazia quando era criança.




4 comentários:

  1. Olá Carla! =) Conheci agora o teu blog e achei a ideia da pepita muito original! Achei muito engraçada a forma como dás as tuas pontuações, com as clássicas bolachas de pepitas =) No que diz respeito ao «The Jungle Book», adorei o filme, principalmente pelo motivo que referes: o aparato visual pareceu-me mesmo muito bom! ADOREI a cena do rio, quando o Mogli se senta na barriga do nosso Baloo e cantam «Necessário, somente o necessário»! Continuação de um bom trabalho para as duas!
    Também tenho um blog em conjunto com duas amigas --> https://cantosuperiordireito.blogspot.pt/ Se um dia quiseres passar por lá e deixar a tua opinião, ficaríamos muito gratas. Beijinhos. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! :D

      Muito obrigada por essas palavras tão queridas. Ficamos, eu em particular, muito contentes por gostares deste nosso cantinho. :)

      Eu era a idiota (acima dos 25anos) nessa cena a cantar a música (versão brasileira) toda contente, enquanto tinha putos à minha volta a olhar para mim como se eu fosse doida. Maybe, they were right xD

      Vou dar uma vista de olhos ao vosso blog. ;)

      Beijinhos*
      Carla D.

      Eliminar
    2. Ahaha é verdade! Acho que nós vibramos mais com estes filmes do que as crianças por vezes... E para o ano vai estrear o live action de Beauty and The Beast !! Já fiquei aqui ''em pulgas'' =D

      Eliminar
    3. O "Beauty and the Beast" é o filme favorito da Joana; obviamente que eu também gosto, mas a Joana ainda mais... Por isso, estamos ambas suuuuper ansiosas pelo filme. E com um ligeiro receio que acabei por arruinar a história. Mas a Emma... <3

      - Carla D.

      Eliminar

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.