cro
Mostrar mensagens com a etiqueta George Lucas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta George Lucas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

[Filme] Star Wars - Episode III - Revenge of the Sith, de George Lucas


Título Original: Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith
Título em Português: Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith
Realização: George Lucas
Argumento: George Lucas
Elenco Principal: Hayden Christensen, Natalie Portman, Ewan McGregorn
Ano: 2005 | Duração: 140 mins

Sinopse:
No meio da guerra inciada no episódio dois desta saga, Anakin Skywalker perde a fidelidade aos Jedi. Seduzido pelas promessas de poder e tentações do Lado Negro da Força, transforma-se em Darth Vader. Juntos os Lordes Sith organizam um plano de vingança que começa com a exterminação dos Jedi. No confronto com os Sith, Yoda e Obi-Wan, os dois mestres Jedi, darão uma réplica feroz, com os seus sabres de luz. Nesta batalha final, que colocará Anakin contra Obi-Wan, se decidirá o destino da Galáxia.

Opinião:
E com Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith terminamos a maratona Star Wars, já me posso considerar pronta a ver o novo filme, que tem data estreia marcada para este mês!

Começo por dizer que achei, em geral, a prequela - portanto episódios I, II e III - muito fraca. Gostei imenso da trilogia original, e apesar de ter ficado bastante intrigada e curiosa para saber a história que levou aos acontecimentos dos episódios IV, V e VI, esta trilogia não me satisfez. Não tiro o mérito em termos de realização, montagem, efeitos, representação, mas para mim não resultou. O que, para dizer a verdade, não me surpreende.


Ainda assim, Revenge of the Sith é, sem dúvida, na minha opinião, o melhor filme desta trilogia. Talvez, em parte, porque é a que está mais directamente ligada aos acontecimentos da trilogia original. Achei a Padme demasiado apagada - pouco aparece, honestamente - mas Anakin supera qualquer coisa. A transformação desta personagem é abismal e o que nos deixa ainda mais afectados pela perfomance de Hayden Christensen é o facto de que Anakin Skywalker acha, de facto, que está a fazer o mais correcto e, verdade seja dita, vira-se para o Dark Side of the Force na tentativa de salvar quem mais ama. O problema é que é precisamente essa atitude que leva com que aqueles que lhe querem bem (e quem ele ama) sofra.

Numa saga que começou extraordinária e epicamente bem com a trilogia original foi por caminhos que, apesar do apogeu da tecnologia, não se conseguiu equiparar em termos de originalidade e a atitude arrojada. A prequela não satisfez, mas conseguiu com Revenge of the Sith amenizar essasinsatisfação.


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

[Filme] Star Wars: Episode II - The Attack of the Clones, de George Lucas


Título Original: Star Wars: Episode II - The Attack of the Clones
Título em Português: Star Wars: Episódio II - O Ataque dos Clones
Realização: George Lucas
Argumento: George Lucas e Jonathan Hales
Elenco Principal: Hayden Christensen, Natalie Portman, Ewan McGregorn
Ano: 2002 | Duração: 146 mins

Sinopse:
Após a tentativa de homicídio da Senadora do planeta Naboo, Padme Amidala, Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker irão investigar o que sucedeu. No decorrer das investigações, Obi-Wan descobre que há uma ligação entre o atentado e o movimento separatista contra a República, liderado por um ex-jedi. À beira de uma guerra civil, a solução encontrada para a defesa da República Galáctica é a constituição de um exército de clones... Mais um episódio da saga Star Wars, desta vez com um ambiente mais negro, mas com algum romance à mistura...

Opinião:
Tendo em conta que gostei tanto da trilogia original de Star Wars, confesso que tinha algumas espectativas em relação a esta prequela que não estão a ser atingidas. Achei que tinham todo um Universo (pun inteded) que podiam explorar e ter ainda o beneficio da tecnologia que está muito mais desenvolvida que na década de 70.

Para o Star Was: Episode II – The Attack of Clones tinha alguns pormenores com os quais estava curiosa: ver finalmente o Anakin sem ser um puto; ver a relação com a Queen Amidala; e ver os acontecimentos que levam ao derrube da República e a instauração do Império (trocadilho de palavras interessante).

Em relação ao romance: o Anakin é a coisa mais awkward, arrogante e pretensiosa de sempre e não sei como é possível ter esses atributos todos ao mesmo tempo, mas Hayden consegue conjugar tudo isso em Anakin de forma perfeita. Estive todo o filme com um mixed feeling, porque estava a gostar imenso dele, mas ao mesmo tempo metia-me tantos nervos que me apetecia dar-lhe um par de estalos. (Bem que podias tentar, não ias era chegar a lado nenhum!). A relação com Padmé foi super estranha. Nota-se a tensão entre os dois, mas chega a ser desconcertante algumas vezes. Atroz, atrever-me-ia a dizer. Mas vamos pensar no assunto: Darth Vader nunca seria uma bolinha de algodão doce super querida para a sua amada, e é isso que me deixa surpreendentemente agradada com o trabalho de representação tanto de Natalie Portman como de Hayden Christensen.

Este foi, sem dúvida, até ao momento, o filme mais fraco da saga. Pouco enredo, demasiados pormenores a acontecerem que depois são pouco explorados – demasiadas linhas de acontecimentos. Às vezes é preferível ter menos coisas, mas explorá-las bem, do que atirar um monte de informação que depois se vai perdendo no tempo e no espaço. The Attack of the Clones foi, resumidamente, aborrecido. Recurso a CGI em demasia, tornando o filme visualmente muito falso, no entanto, eu entendo que seja necessário, mas se não têm capacidade de o tornar minimamente natural é preferível que façam coisas mais “modestas”. Na trilogia original foram arrojados, tinham menos tecnologia e conseguiram fazer as coisas bem mais naturais (mesmo que grande parte dos efeitos, às vezes, pareciam a coisa mais ridícula de sempre).

Fiquei desiludida porque achei que poderia ter sido tão melhor do que foi. E agora resta-me ver o filme que termina esta prequela e dar assim por terminada a minha viagem pelo mundo Star Wars, enquanto espero pela estreia do novo filme!


sábado, 21 de novembro de 2015

[Filme] Star Wars: Episode I - The Phantom Menace, de George Lucas


Título Original: Star Wars: Episode I - The Phantom Menace
Título em Português: Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma
Realização: George Lucas
Argumento: George Lucas
Elenco Principal: Ewan McGregor, Liam Neeson, Natalie Portman
Ano: 1999 | Duração: 131 mins

Sinopse:
Dois cavaleiros Jedi, Qui-Gon Jinn e o jovem Obi-Wan Kenobi, juntamente com um desterrado de Naboo chamado Jar-Jar Binks, têm de ajudar a Rainha Padmé a salvar o seu mundo de comerciantes ambiciosos e, pelo caminho, descobrem um jovem chamado Anakin Skywalker, que tem o potencial de ser, também ele, um Jedi poderosíssimo.

Opinião:
A minha relação com este tipo de projectos – que tenta reavivar outros que tiveram bastante sucesso – é sempre muito complicada.

Star Wars: Episode I – The Phantom Menace é o primeiro filme da trilogia que serve de prequela aos filmes originais. Até aqui tudo bem, sempre tive muita curiosidade em relação à estória de Darth Vader, saber como Anakin Skywalker se tornou nesta personagem mítica de Star Wars, e conhecer mais um pouco sobre a Old Republic e o Galatic Empire.

Adorei ver o pequeno Anakin; achei-o adorável e, sabendo em que se vai tornar, deixou-me ainda mais curiosa em relação como aquela criança com um sentido de dever extraordinário, uma inteligência fantástica e um carinho imenso pela mãe se irá tornar em Darth Vader e estar no lado do Galatic Empire. No entanto, achei a estória, num todo, um pouco aborrecida, nada verdadeiramente interessante aconteceu. Tendo um universo (no sentido literal da palavra) imenso para explorar, este filme não o fez. Podíamos ter explorado novos planetas, galáxias e afins, mas voltamos a Tatooine e a lugar já bem conhecidos. Okay, que aqui estamos no passado e temos que ir às origens, mas não tiraram partido do conteúdo extraordinário que a trilogia original dava de mão beijada a esta nova trilogia.

Em termos técnicos, perdemos aquele ar rústico e ultrapassado da trilogia original, e temos uma qualidade de imagem muito superior – mas há que ter em conta os 20 anos de diferença entre os filmes – mas, ao mesmo tempo, acho que isso tornou-se num ponto negativo. Demasiadas cenas eram CGI, mas um CGI que se notava demasiado. Há cenas que não tem nada de natural e os antigos efeitos visuais da trilogia original, apesar de serem rústicos, enquadravam-se bem e pareciam minimamente naturais (mesmo os mais ridículos e estúpidos). Ainda assim, um pormenor que gostei bastante tem a ver com os raccords (para quem não conhece o termo: são os "efeitos" de mudança de plano, tipo fade in/fade out) que mantiveram iguais à trilogia original, muito à La Windows Movie Maker.

Acho que parte do encanto da trilogia original é também os efeitos meio artesanais que usavam. Ou então é o meu lado Whovian, que se habituou à extraordinária capacidade desta série de fazer muito com pouco e saber tornar as coisas ridículas em algo fantástico. Porque foi a mesma sensação que tive com Star Wars: querer fazer coisas extraordinários com coisas comuns; tentar ultrapassar os limites da sua própria época; ser criativo e inovador.

Em 1999 já devia haver um maior cuidado no que toca a direcção de fotografia, mas a quantidade de falhas é imensa (começando por aquela cena que toda a gente conhece de Anakin pegar no olho de C3PO com uma mão e no plano seguinte estar a colocar com a outra). Não há desculpa para isso numa produção deste calibre.

No entanto, até gostei do filme. Dá-nos um pequeno vislumbre do passado histórico de Star Wars, mas não chega a ser suficiente, apesar de entreter.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

[Filme] Star Wars, de George Lucas


Título Original: Star Wars - Episode IV: New Hope
Título em Português: Guerra das Estrelas – Episódio IV: Uma Nova Esperança
Realização: George Lucas
Argumento: George Lucas
Elenco Principal: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
Ano: 1977 | Duração: 121 mins
Sinopse:
A princesa Leia é feita refém pelas forças terríveis do império, na sua tentativa de suscitar a rebelião contra o mesmo. Luke Skywalker e o capitão Han Solo fazem equipa com o duo de andróides R2-D2 e C-3PO, para salvar a bonita princesa e trazer a justiça de volta à Galáxia.

Opinião:
Já nem sei quantas vezes já viste este filme e nunca deixa de ter aquela sensação incrível de ver Star Wars, mas batam-me porque nunca vi a trilogia nova e nem vi o último episódio da trilogia antiga. Sou uma miséria! Mas este Verão irei acabar com essa tremenda falha da minha pessoa.

Como já devem ter reparado, eu estou a ver pela forma como foram realizados os filmes e não pela ordem cronológica (alguém que veja assim?), para mim não faz sentido de outra maneira.

Star Wars tem um estatuto tão imponente no mundo do cinema, como um clássico, mas ainda mais no mundo nerd que nem sei muito bem como falar sobre este filme. É um filme de 1977 e temos que ter isso em conta. Para os dias de hoje, o filme parece demasiado rústico (à falta de melhor palavra), alguns efeitos parecem ridículos, mas é também parte do seu charme. Para a época em que foi feito, os efeitos eram quase que os de ponta. Não vou desenvolver em termos de enredo porque toda a gente deve saber (e quem não sabe que veja os filmes – são daqueles que se tem que ver antes de morrer). Achei um filme bastante interessante para introduzir todo um mundo que virá depois (e antes haha).


Acho incrível os vários mundos que existem; as imponentes (e algumas mais insignificantes) naves espaciais; as várias espécies de seres e a forma como interagem umas com as outros; os androides. O que há para não gostar?!

É um filme extraordinário que é para ser visto e revisto, sem sombra de dúvida. Mesmo quem não gosta de ficção cientifica tem que ver Star Wars, é um marco na história do cinema. Ainda assim, há que fechar os olhos para algumas incongruências de enredo e/ou planos.