cro

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

[Livro] A Viajante, de Diana Gabaldon

 Ler em Português      Read in English


Título em Português:A Viajante
Série: Outlander #3
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Casa das Letras
Páginas: 824
Data de Publicação: 26 de Agosto de 2014

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
«Estava morto. No entanto, o seu nariz palpitava dolorosamente, coisa que lhe era estranha, dadas as circunstâncias.» Assim começa o terceiro livro da série OUTLANDER, em que ficamos a saber que, afinal, Jamie Fraser não morreu no campo de batalha de Culloden. De volta ao século XX, Claire fica em choque com a notícia de que Jamie está vivo, mas, muito mais que isso, fica radiante. Ouvimos a história de Jamie, como ele mudou, tentando alcançar uma vida a partir dos pedaços da sua alma e do país que deixou para trás, e o breve relato de Claire sobre os 20 anos que passaram desde que o deixou em Culloden, enquanto Roger MacKenzie e Brianna, filha de Claire e Jamie, se aproximam das pistas do passado, numa busca incessante por Jamie Fraser. Será que o podem encontrar? E se o conseguirem, Claire voltará para ele? E se ela o fizer… o que se sucederá? Dos fantasmas de Samhain nas terras altas da Escócia para as ruas e bordéis de Edimburgo, do mar turbulento e das aventuras nas Índias Ocidentais, percorremos páginas de história repletas de revolta, assassínio, vodo, fetiches, sequestros, e um sem-número de inúmeras aventuras. Por detrás de todas elas, porém, jaz a questão de Jamie: «Quereis vós levar-me, Sassenach? E arriscar o homem que sou em prol do homem que era?»


Opinião:
No primeiro livro da série, Jamie e Claire conhecem-se e apaixonam-se. No segundo, separam-se. No terceiro, dá-se o reencontro deste nosso casal.

20 anos passados, e Claire descobre que Jamie está vivo, contra todas as possibilidades. E põe-se a questão: deve a Claire voltar à Escócia de há 200 anos através das pedras, ou deve manter-se no século XX com a filha de ambos, Brianna?

Spoiler alert: Claire volta, claro. Ainda que ela não esperasse que Jamie tivesse casado novamente, a pior coisa foi que ele casou com...a Laoghaire! O horror! Continua tão horrível como no primeiro livro. O Jamie não lida da melhor maneira ao deixar que a Claire descubra que ele é casado com a Laoghaire antes de ele falar com ela. Um episódio do livro bastante interessante, sem dúvida.

Gostei bastante de ler sobre o reacender do romance de Jamie e Claire. Eles voltam a conhecer-se, a falar, a mostrar o que aconteceu e a mostrar especialmente que já não são exactamente as pessoas que eram há 20 anos.

Não vou falar muito da história, apenas que gostei imenso do seu desenrolar, com a Claire e o Jamie a reencontrarem-se, com o Fergus a voltar a aparecer, e alguns negócios menos legais a ocorrerem no fundo. A história da Brianna e do Roger também vai tendo o seu interesse, ainda que seja só mais desenvolvida no próximo livro (levanta apenas uma ponta do véu).

O livro manteve-se ao nível do anterior, com aventuras e romance, e uma história que me continua a prender intensamente. Estas são personagens que despertam aquela necessidade extrema de querermos sempre saber o que vai acontecer a seguir e, por isso, esta série está a ser lida de seguida, sem nunca me deixar cansada das suas peripécias.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.