cro

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Especial Halloween | TOP 3 - Tradições Celtas


Hoje temos uma publicação especial dentro da temática do mês de Outubro. Desta vez temos um TOP 3 dedicado a tradições celtas! Desta vez, fiquei eu encarregue deste TOP para manter a origem destas tradições ligadas ao Halloween vivas.

Vou ser sincera, não li muitos livros com esta vertente por isso decidi fazer isto de maneira um pouco diferente.



Gosto bastante da escrita da Nora Roberts e quando soube desta trilogia achei que seria uma boa escolha de leituras. Não me enganei. O Vale do Silêncio é o terceiro livro e foi, sem dúvida o melhor. A história de Moira e Cian para mim foi a mais interessante e, enquanto que a Moira pode ter sido mais “diminuída” nos outros livros, neste ganha o seu verdadeiro protagonismo. Gosto imenso do desenrolar da história, de como lidaram com a guerra, de como Moira se tornou rainha e isso não a impediu de fazer as suas próprias escolhas. Como sempre, uma escrita que me atraiu imenso e me prendeu do início ao fim.



Lembro-me que quando comecei a ler A cruz de Morrigaan pensei que a história era muito semelhante às outras histórias da Nora Roberts (e outras autoras de histórias românticas), no sentido em que Glenna e Hoyt conhecem-se e apaixonam-se com alguma facilidade, mas mesmo assim é difícil não gostarmos da evolução do romance e do casal, que mantêm uma amizade e lealdade sempre presente. Quando conhecemos as outras personagens, Cian, Moira, Blair e Larkin, a história torna-se mais interessante com uma bruxa, um feiticeiro, um vampiro, um metamorfo, um erudito, e outros seres. Deixa de ser “apenas” uma história romântica e passa a ser uma aventura com romance à mistura, e foi esse conjunto que me fez gostar tanto do livro para querer ler a colecção toda.



Este foi o livro que, apesar de ter gostado, ficou um pouco aquém dos outros dois. Acaba por ser algo mais parado por ser um livro intermédio. O romance entre Blair e Larkin pareceu-me um pouco mais forçado e a história não foi tão interessante. Mas merece claramente uma distinção neste top pois apesar do que digo foi um livro muito satisfatório com todos os ingredientes certos para uma tarde bem passada.


E temos ainda...

Apesar de não ter lido nenhum destes livros (o crime!!), são livros que merecem, sem sombra de dúvida, serem mencionados.

A Juliet Marillier é uma autora de que gosto bastante e sei que ela gosta também destes temas e tenho cá em casa estes livros para ler. Sei que tratam destas tradições (de uma forma que pode variar da original, como é óbvio), mas sei que quando os ler vou gostar de certeza.

E a Marion… Bem este nome era impossível deixar escapar. Marion Zimmer Bradley, As Brumas de Avalon, são nomes que tinham de aparecer aqui. Esta “rainha” de Camelot trata as tradições celtas com uma qualidade enorme – again, está em menção honrosa apenas porque (AINDA) não a li. Mas está na lista!

Já leram algum destes livros? Têm alguma sugestão de leituras para nós? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.