cro
Mostrar mensagens com a etiqueta Leonel Vieira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leonel Vieira. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

[Filme] O Pátio das Cantigas, de Leonel Vieira


Título Original: O Pátio das Cantigas
Realização: Leonel Vieira
Argumento: António Lopes Ribeiro, Francisco Ribeiro e Vasco Santana (argumento original) e Pedro Varela
Elenco Principal: Miguel Guilherme, César Morão, Dânia Neto, Sara Matos
Ano: 2015 | Duração: 110 mins

Sinopse:
"Bom dia menina Rosa!" é como arranca o "O Pátio das Cantigas" onde mora a linda balconista Rosa e os seus dois pretendentes: Narciso, um guia turístico poliglota que trabalha noite e dia… e o Evaristo, dono da mercearia gourmet, pessoa de génio agreste e pai da menina Celeste, aspirante a artista de telenovela.

Já não tarda o Santo António, e eis o caso nunca visto das tentações do demónio do pátio do Evaristo.

Opinião:
Tinha ouvido falar muito sobre este filme e tinha altas expectativas. Fui vê-lo com alguém que tinha visto o original e com quem fui comentando as diferenças.

E tenho a dizer que fiquei bastante desiludida.

Um ponto forte do filme foi as cores que tinha. Sem dúvida um filme português, colorido, passado nos santos, com actores que conhecemos bem. Mas pouco mais se safa.

Para mim, a comédia não funcionou. E pelo que percebi do resto da sala, não fui a única a pensar assim. Achei tudo demasiado exagerado, tudo demasiado hiperbólico para ter piada.

A representação…foi fraca. Novamente, parecia tudo demasiado forçado com alguns actores, com outros parecia que estavam a tentar dar mais do que tinham para dar. Eu gosto de grande parte dos actores do filme, por isso ainda fiquei mais triste quando não atingiram um mínimo de expectativas.

Não vou escrever mais porque, sinceramente, não tenho mais a dizer.

domingo, 16 de agosto de 2015

[Filme] O Pátio das Cantigas, de Leonel Vieira


Título Original: O Pátio das Cantigas
Realização: Leonel Vieira
Argumento: António Lopes Ribeiro, Francisco Ribeiro e Vasco Santana (argumento original) e Pedro Varela
Elenco Principal: Miguel Guilherme, César Morão, Dânia Neto, Sara Matos
Ano: 2015 | Duração: 110 mins

Sinopse:
"Bom dia menina Rosa!" é como arranca o "O Pátio das Cantigas" onde mora a linda balconista Rosa e os seus dois pretendentes: Narciso, um guia turístico poliglota que trabalha noite e dia… e o Evaristo, dono da mercearia gourmet, pessoa de génio agreste e pai da menina Celeste, aspirante a artista de telenovela.

Já não tarda o Santo António, e eis o caso nunca visto das tentações do demónio do pátio do Evaristo.

Opinião:
Num dia chuvoso nada melhor do que fazer um plano em família e ir ao cinema. O filme escolhido: O Pátio das Cantigas. E foi um programa incrível.

O nome O Pátio das Cantigas certamente que é familiar, uma vez que é um dos filmes mais icónicos do cinema português. Por essa razão, quando se começou a falar de que haveria um novo O Pátio das Cantigas fiquei automaticamente curiosa e com vontade de ver. Uma das coisas que acho que é preciso ter em mente é que o filme nunca pretende ser um remake fiel do filme de 1942. Usa as mesmas personagens, algumas falas emblemáticas, um alinhamento de enredo semelhante, mas é mais do que isso. O Pátio das Cantigas é uma comédia ligeira portuguesa, um filme em que rimos do início ao fim; reconhecemos caras dos actores e os nomes das personagens; damos um saltinho na cadeira quando chegam momentos tão característicos que mesmo quem nunca viu o filme original as conhece.

Um dos factores mais fortes do filme, para mim, é a cor e os planos. Um bairro muito característico de Lisboa, cheio de vida e cor, como é normal durante os Santos. Vila Berta, na Graça, acolheu O Pátio das Cantigas no seu seio, tendo sido toda restaurada pela Câmara Municipal de Lisboa, voltando ao seu estado magnífico. Em termos técnicos, acho um filme bastante bom: sequências interessantes, planos bem enquadrados, alguns até algo arrojados, cores fortes e marcantes. É, sem dúvida, um filmes português. Em termos de representação já não se pode dizer o mesmo, mas, para dizer a verdade, algumas vezes esse é o mote da comédia, mas para mim, algumas interpretações não me convenceram e foram algo dolorosas de ver.

Tenho que acrescentar que adorei ver uma sala de cinema cheia (mesmo que não fosse a maior) sem lugares vagos num filme português. Não se acanhem porque “é um filme português” e dirijam-se as inúmeras salas de cinema espalhadas por todo o país e vejam o filme, será um momento muito bem passado, vão-se rir e divertir muito. Já disse isso a quando da crítica do Capitão Falcão, apostem no cinema português. Percam o preconceito. Há bom cinema português.

Em Dezembro esperamos pelo O Leão da Estrela, pela mão do mesmo realizador e com o mesmo elenco – tal como os filmes originais.