cro

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

[Livro] Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Original Screenplay, de J.K. Rowling

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los: O Argumento Original do Filme
Série: --
Autor(a): J.K. Rowling
Editora: Little Brown Book Group
Páginas: 294
Data de Publicação: 19 Novembro 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
J.K. Rowling's screenwriting debut is captured in this exciting hardcover edition of the Fantastic Beasts and Where to Find Them screenplay.

When Magizoologist Newt Scamander arrives in New York, he intends his stay to be just a brief stopover. However, when his magical case is misplaced and some of Newt's fantastic beasts escape, it spells trouble for everyone…

Fantastic Beasts and Where to Find Them marks the screenwriting debut of J.K. Rowling, author of the beloved and internationally bestselling Harry Potter books. Featuring a cast of remarkable characters, this is epic, adventure-packed storytelling at its very best.

Whether an existing fan or new to the wizarding world, this is a perfect addition to any reader's bookshelf.

Opinião:
Para aqueles que não me conhecem, fica aqui um pequeno pormenor: eu tenho formação em cinema, quer teórica quer prática, e o meu grande sonho é ser film editor. Por essa razão, uma das cadeiras que tive durante a minha licenciatura foi escrita de argumentos cinematográficos. Este livro, Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Original Screenplay é mais uma adaptação do que o realmente um argumento deve ser. NUNCA, e digo mesmo NUNCA, um argumento cinematográfico (ou de qualquer produto visual para a TV) deve conter indicações de câmara, coisa que este livro tem, mas aqui faz sentido. Este livro não é o texto da produção do filme, não tem que deixar espaço para a liberdade criativa – e o seu trabalho normal – do realizador, mas sim para o leitor conseguir visualizar o que lê, e sentir-se dentro do filme. Por essa razão, muitos dos argumentos cinematográficos que estão publicados em livro contém este tipo de indicações, pois ajuda o leitor a focar nos pormenores importantes da cena e criar na sua mente o filme que está a ler.

Tendo isto dito, só tenho a dizer que J.K. Rowling é uma Rainha e foi tão mágico ler o argumento quanto foi ver o filme. Adorei o filme (como podem ver na minha crítica do filme aqui) e adorei agora ler este livro, pois a leitura do livro ajuda a perceber alguns pormenores, e nuances, que podem não estar tão expressas ou explicitas no filme. Qualquer Potterhead vai querer ter este livro na sua estante, não só porque é extraordinário, tendo em conta todo o universo Harry Potter, como porque é simplesmente dos livros mais bonitos que já vi. Sim, eu sei, não se deve julgar um livro pela capa, mas neste caso em particular, a capa corresponde perfeitamente à maravilha que tem entre as suas páginas.

Eu li em inglês porque não aguentei quando o vi com desconto o BookDepository, mas se têm dificuldade com esta língua, ou simplesmente preferem ter com a nossa língua mãe, a Editorial Presença já revelou a data de publicação de Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los: O Argumento Original do Filme em terras lusa – 02 Fevereiro 2017!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.