cro

sexta-feira, 29 de julho de 2016

[Livro] O Baile de Máscaras, de Joanna Taylor

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: O Baile de Máscaras
Série:--
Autor(a): Joanna Taylor
Editora: Edições Asa
Páginas:352
Data de Publicação: 24 de Março de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Em 1786, Londres é uma cidade magnífica, caótica e implacável. Que o diga a jovem Lizzy Ward, cujos sonhos cedo se desvaneceram para dar lugar a uma vida que nunca desejou. Nunca foi sua intenção ser prostituta, mas o destino assim quis. Todavia, a sua sorte parece estar prestes a mudar. Um dia, ao calcorrear as ruelas negras de fuligem de Piccadilly, dá por si a salvar a vida de um homem diferente dos outros. Lord Edward Hays não só é aristocrata como não está minimamente interessado nos seus serviços. Ou melhor, nos seus serviços habituais. Lord Hays quer contratá-la mas não por uma noite. O seu plano é apenas exibi-la na alta sociedade como sua companheira durante toda a semana que vai passar na cidade. Estará Lizzy à altura do papel? À medida que se embrenha nos mais sumptuosos e respeitáveis salões londrinos, os obstáculos parecem suceder-se. Além disso, a jovem apercebe-se de que, naquele mundo, ela não é a única a usar uma máscara. Para piorar as coisas, a sua relação com Edward está a intensificar-se de dia para dia – a charada de ambos ameaça ruir, e Londres está a postos para o grande escândalo...

Opinião:
Comprei este livro e senti-me algo enganada – talvez não devesse, mas a verdade é que fez sentir assim. Na capa diz o seguinte “Um «Pretty Woman» da Regência Inglesa, que as fãs de Julia Quinn vão adorar». Ora isto parece mesmo o meu género de livro, certo? Sim, não fosse ser quase literalmente IGUAL ao Pretty Woman, que até é um filme de que gosto bastane e que vi várias vezes.

Para verem o quanto o livro me começou a irritar logo nas primeiras páginas, cheguei a fazer uma tabela bastante completa com tudo o que era igual no filme no livro, mas nem sequer a vou por aqui pois não quero dedicar mais tempo que o estritamente necessário a este livro. Só para terem alguns exemplos: várias personagens com exactamente os mesmos nome (como o Edward, ou a Kit, aqui tratada mais como Kitty, que outra coisa), os problemas pelos quais as personagens passam são praticamente os mesmos, a maneira como as duas personagens principais se conhecem é igual, com a pequena mudança de um Lexus difícil de conduzir para um garanhão difícil de controlar, entre muitas outras coisas. Não me percebam mal, eu gosto de autores que pegam em contos e outras histórias e dão o seu toque (veja-se a quantidade de livros que são novas versões de contos como a Cinderela – e muitos dos quais eu gostei), mas isto para mim não foi isso, foi praticamente plágio!

Das poucas coisas que posso dizer bem, é que a escrita não é má de todo e acaba por nos prender apenas o suficiente para querermos saber se o resto do livro é todo igual ou filme ou não, o que pelo menos fez com que eu o lesse até ao fim. Acho que o livro poderia ter sido muito mais apelativo se não fosse tão colado ao filme e se a autora se tivesse dado ao trabalho de incluir algum trabalho original. Sei que estou a ser um pouco brusca, mas é para verem o quanto me decepcionou o livro.

Não tendo nada melhor para dizer sobre o livro, acabo aqui esta crítica (e acrescento apenas que a pontuação pensada tem vindo a diminuir cada vez mais).


domingo, 24 de julho de 2016

[Livro] Uma viscondessa fascinante, de Jennifer Haymore

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Uma viscondessa fascinante
Série: House of Trent #3
Autor(a): Jennifer Haymore
Editora: Editora Planeta
Páginas:320
Data de Publicação: 6 de Abril de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Um novo romance erótico de Jennifer Haymore e que com grande romantismo nos prende desde a primeira página. Apanhado entre a Coroa que jurou servir e a mulher que começou a amar, Sam arriscará o coração - e a vida - para mantê-la em segurança.

Opinião:
Gosto de livros com espiões ou agentes secretos. Acho que tudo começou com a leitura dos livros do Langelot , o agente secreto , que depois me levou para os livros da Patricia e ao mesmo tempo para os do Mistério da Enid Blyton. Mistério, com romance e aventura à mistura é do que mais gosto. E este livro tem isso. Vá, Sam não se descreve como um "espião" , mas como uma agente da Coroa Britânica. E logo isso me atraiu.

Portanto , é isto que temos neste livro: um romance entre um agente da Coroa e...a mulher do homem que ele matou. Acho que não houve nenhuma personagem que gostasse menos neste livro, o que é um grande ponto a favor. Elise é uma mulher forte e corajosa, disposta a lutar pela sua liberdade. Sam é um homem com um passado e uma historia diferente, que nos atrai pelo mistério em que esta envolta - gostei bastante da historia paralela que envolveu os pais de Sam , e também a sua irmã e os irmãos. Apesar da atracção entre as duas personagens principais ser quase instantânea, não me pareceu de todo forcada. Até porque eles ganham o respeito um pelo outro, e isso conta muito.

Gostei bastante de conhecer os outros agentes da Coroa que trabalhavam com Sam e acabo por ter pena que a série seja "House of Trent", pois isso provavelmente significa que nao saberemos mais nada sobre Carter ou Laurent - a não ser que um deles depois esteja envolvido em mais alguma aventura com a família, o que eu gostaria bastante.

Em conclusão, um livro divertido que me prendeu da primeira à ultima pagina, com um enredo que incluiu romance , intriga, mistério e família - enfim , quase tudo o que me agrada num livro.


quinta-feira, 21 de julho de 2016

[Filme] The Fundamentals of Caring (2016), de Rob Burnett

 Ler em Português      Read in English



Título em Português: Amizades Improváveis
Realização: Rob Burnett
Argumento: Rob Burnett (screenplay) & Jonathan Evison (novel)
Elenco Principal: Craig Roberts, Paul Rudd, Selena Gomez
Ano: 2016 | Duração: 1h 37mins

Sinopse:
A man suffering an incredible amount of loss enrolls in a class about care-giving that changes his perspective on life.



Opinião:
The Fundamentals of Caring é um filme de domingo. O que quero dizer com isto? É simples, agradável, nada de extraordinário, mas que dá para passar o tempo. Neste filme, uma produção da Netflix, acompanhamos Ben Benjamin (Paul Rudd), um homem que faz um curso para se tornar num Cuidador (não vou explicar o porquê, porque a razão torna-se, de certa forma, spoiler), e Trevor (Craig Roberts), o rapaz com uma dismorfia muscular com quem Ben vai trabalhar.

A relação entre os dois faz-se logo nos primeiros minutos do filme e, a meu ver, de forma bastante interessante e divertida. Trevor é sarcástico e um fala-barato de todo o tamanho; tem grandes sonhos, mas entra em pânico só de sair de casa. Ben quer que Trevor, apesar da sua condição, tenha uma vida com aventuras e partem para uma road trip. Neste road trip conhecem a Dot (Selena Gomez) e Peaches (Megan Ferguson) que os vai fazer ter ainda mais aventuras do que aquelas que esperavam inicialmente

Em termos de enredo não vou avançar mais porque iria acabar por contar o filme todo e não é essa a minha intenção. O que posso dizer sobre o filme? Gostei de o ver. Foi divertido e engraçado. Tem momentos emocionantes, mas também momentos muito divertidos. Trevor tem um sarcasmo extraordinário, mas que Ben sabe responder a altura. Gostei imenso da relação Trevor-Ben, o que tornou o filme bem mais interessante. Recomendo, mas não fiquem à espera de algo transcendental – não o é, nem nunca o tenta ser.




segunda-feira, 18 de julho de 2016

[Livro] A torre de espinhos, de Juliet Marillier

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: A torre de espinhos
Série: Blackthorn & Grim #2
Autor(a): Juliet Marillier
Editora: Editora Planeta
Páginas:408
Data de Publicação: 15 de Junho de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Para Blackthorn e Grim, o regresso à vida tranquila na pequena quinta à beira da Floresta dos Sonhos nunca poderia durar muito. Escassas semanas passaram desde que o mistério do Lago dos Sonhos foi resolvido e já um novo desafio paira no horizonte. O príncipe de Dalriada recebeu um pedido de ajuda da parte de Geiléis, a Senhora de Bann, cujas terras medram sob a força de uma estranha maldição. Uma criatura sem nome instalou-se na velha torre que se ergue numa ilha do rio Bann e, do nascer ao pôr do Sol, os seus gritos incessantes impedem o gado de crescer, secam os campos e a vontade dos homens e instalam a semente da loucura nos espíritos mais sãos. Cercada de espinhos venenosos, a misteriosa torre encerra um segredo secular. Caberá a Blackthorn e Grim mergulharem nas trevas de um amor impossível e libertarem o povo de Bann do coração tempestuoso de uma rainha do Povo Encantado. Pelo meio, a curandeira e o seu companheiro terão de enfrentar o silêncio de quem sabe e atravessar uma teia de mentiras urdida ao longo de vários séculos. Quem será o estranho habitante da Torre de Espinhos. Um homem, um monstro? Uma força destruidora ou apenas uma vítima? No fim, o amor será a única redenção.

Opinião:
Torre de espinhos é o segundo livro da saga Blackthorn e Grim. Como já tinha referido na crítica ao primeiro livro, eles não personagens comuns, ou clichés.

Há uma pequena evolução na relação entre estes dois companheiros, e o fim do livro trás ao leitor a certeza que já se vinha acumulando desde o início - e deu a Blackthorn algo concreto em que pensar. Enquanto que no primeiro livro tivemos a história de Flidais e Oran, estas duas personagens continuam a querer a ajuda de Blackthorn e é isso que vai levá-la a ela e a Grim à nova aventura deste livro.

Gosto bastante da escrita de Juliet Marillier, é muito vívida e acaba por nos levar mesmo para o interior do livro, quase a fazermos parte da história. E neste livro a história leva-nos a um mundo em que o tempo parou, em parte, e onde o amor é a base daquela vida. Acho que talvez tenha achado mais interessante a história do primeiro livro, mas esta foi também bastante interessante, com o povo encantado muito presente, e neste livro bastante adorável.

Com muito mistério e magia à mistura, a autora leva-nos a conhecer as provações de Grim, que tinha sido menos explorado no primeiro livro. Foi das minhas partes favoritas, conhecer o passado e a história de Grim, que me parecia tão interessante - e não foi nada o que eu esperava! Foi mesmo...diferente, no melhor dos sentidos.

Também soubemos mais sobre o passado de Blackthorn (ou Lady, como Grim lhe chama, ou Saola, como aparentemente seria o seu nome original). É-nos mostrado como o tempo muda as pessoas (e as lealdades). Mas também como as relações fortes duram, e são valorizadas.

É um livro sobre amizade, amor duradouro, forte e difícil, companheirismo e mostra como a natureza humana se adapta à realidade em que se encontra. Sem dúvida, uma leitura interessante e que nos prende da primeira à última página.



O Lago dos Sonhos (Blackthorn & Grim #1) (Joana)