cro

segunda-feira, 18 de julho de 2016

[Livro] A torre de espinhos, de Juliet Marillier

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: A torre de espinhos
Série: Blackthorn & Grim #2
Autor(a): Juliet Marillier
Editora: Editora Planeta
Páginas:408
Data de Publicação: 15 de Junho de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Para Blackthorn e Grim, o regresso à vida tranquila na pequena quinta à beira da Floresta dos Sonhos nunca poderia durar muito. Escassas semanas passaram desde que o mistério do Lago dos Sonhos foi resolvido e já um novo desafio paira no horizonte. O príncipe de Dalriada recebeu um pedido de ajuda da parte de Geiléis, a Senhora de Bann, cujas terras medram sob a força de uma estranha maldição. Uma criatura sem nome instalou-se na velha torre que se ergue numa ilha do rio Bann e, do nascer ao pôr do Sol, os seus gritos incessantes impedem o gado de crescer, secam os campos e a vontade dos homens e instalam a semente da loucura nos espíritos mais sãos. Cercada de espinhos venenosos, a misteriosa torre encerra um segredo secular. Caberá a Blackthorn e Grim mergulharem nas trevas de um amor impossível e libertarem o povo de Bann do coração tempestuoso de uma rainha do Povo Encantado. Pelo meio, a curandeira e o seu companheiro terão de enfrentar o silêncio de quem sabe e atravessar uma teia de mentiras urdida ao longo de vários séculos. Quem será o estranho habitante da Torre de Espinhos. Um homem, um monstro? Uma força destruidora ou apenas uma vítima? No fim, o amor será a única redenção.

Opinião:
Torre de espinhos é o segundo livro da saga Blackthorn e Grim. Como já tinha referido na crítica ao primeiro livro, eles não personagens comuns, ou clichés.

Há uma pequena evolução na relação entre estes dois companheiros, e o fim do livro trás ao leitor a certeza que já se vinha acumulando desde o início - e deu a Blackthorn algo concreto em que pensar. Enquanto que no primeiro livro tivemos a história de Flidais e Oran, estas duas personagens continuam a querer a ajuda de Blackthorn e é isso que vai levá-la a ela e a Grim à nova aventura deste livro.

Gosto bastante da escrita de Juliet Marillier, é muito vívida e acaba por nos levar mesmo para o interior do livro, quase a fazermos parte da história. E neste livro a história leva-nos a um mundo em que o tempo parou, em parte, e onde o amor é a base daquela vida. Acho que talvez tenha achado mais interessante a história do primeiro livro, mas esta foi também bastante interessante, com o povo encantado muito presente, e neste livro bastante adorável.

Com muito mistério e magia à mistura, a autora leva-nos a conhecer as provações de Grim, que tinha sido menos explorado no primeiro livro. Foi das minhas partes favoritas, conhecer o passado e a história de Grim, que me parecia tão interessante - e não foi nada o que eu esperava! Foi mesmo...diferente, no melhor dos sentidos.

Também soubemos mais sobre o passado de Blackthorn (ou Lady, como Grim lhe chama, ou Saola, como aparentemente seria o seu nome original). É-nos mostrado como o tempo muda as pessoas (e as lealdades). Mas também como as relações fortes duram, e são valorizadas.

É um livro sobre amizade, amor duradouro, forte e difícil, companheirismo e mostra como a natureza humana se adapta à realidade em que se encontra. Sem dúvida, uma leitura interessante e que nos prende da primeira à última página.



O Lago dos Sonhos (Blackthorn & Grim #1) (Joana)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.