cro

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

[Livro] Tambores de Outono, de Diana Gabaldon

 Ler em Português      Read in English


Título em Português:Tambores de Outono
Série: Outlander #4
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Casa das Letras
Páginas: 1032
Data de Publicação: 26 de Julho de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Os Tambores de Outono tem início na Escócia, num ancestral círculo de pedras de Craig na Dun. Ali, uma porta abre-se para um grupo restrito, podendo levá-los para o passado – ou para a sepultura. Claire Randall sobreviveu à passagem, não uma mas duas vezes. A sua primeira viagem no tempo levou-a para os braços de Jamie Fraser, um bravo guerreiro escocês do século XVIII que tinha por ela um amor que se tornou lenda – um conto trágico de paixão que teve o seu fim quando Claire voltou ao presente carregando no ventre uma filha dele. A sua segunda viagem, duas décadas depois, voltou a uni-los na América colonial. Mas Claire deixou alguém para trás no século XX… a sua filha Brianna. Agora Brianna faz uma perturbadora descoberta que volta a levá-la para o círculo de pedras e para um aterrador salto para o desconhecido. Na busca da mãe e do pai que nunca conheceu, arrisca o seu próprio futuro ao tentar mudar a história… para salvar as suas vidas. Mas quando Brianna mergulha no desconhecido, um encontro inesperado pode amarrá-la para sempre no passado… ou levá-la para o lugar onde deveria estar, onde pertence o seu coração…


Opinião:
No último livro de Outlander, Claire e Jamie estão novamente juntos, e já não estão na Escócia – chegaram ao Novo Mundo, à América.

Aqui podem verdadeiramente ser eles próprios, sem se preocuparem com quem eram na Escócia. Neste livro, o ritmo acaba por ser um pouco mais lento pois temos vários episódios da vida quotidiana de Jamie e Claire (não pode tudo ser aventuras extravagantes, certo?), mas não retira interesse à história.

Brianna e Roger têm muito mais destaque neste livro mas, sinceramente, não gostei muito do futuro que a autora deu à Brianna, achei que era um pouco desnecessário e que podia ter sido lidado de outra maneira. Gostei do que foi acontecendo com o Roger e com o seu amor tão forte pela Brianna, que o faz atravessar as pedras em Craigh na Dun e ir atrás dela para os Estados Unidos. Eu sei que isto é uma grande revelação, alguns até podem considerar isto um spoiler, mas para mim não tem importância que se saiba, pois o que interessa não é ele ter ido atrás dela, mas o porquê, e isso eu não vou desenvolver.

Acho que a história da Claire e do Jamie ficou um pouco perdida com a chegada da Brianna e, ainda que tenha gostado de ver a interacção entre ela e o pai, achei que faltou algo, mais que só discussões, devia ter havido mais momentos silenciosos entre eles, onde eles se fossem conhecendo.

Gostei imenso de ler as partes do livro relativas às interacções com os índios, foram provavelmente as partes mais interessantes.

Apesar de tudo, continua a ser um bom livro, e já estou a começar o próximo, mas admito que este acabou por ficar um pouco aquém dos anteriores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.