cro

sábado, 18 de junho de 2016

Apps para eBooks

Hoje trago um post um pouco diferente do costume. Como leitora ávida que sou e rapariga rendida à tecnologia, um post dedicado a eBooks era fundamental aqui no Pepita Mágica. Nada substitui o livro físico (o toque, o cheiro, o restolhar do virar da página!), mas é impossível negar o crescimento dos eReaders e aplicações para leitura de livros digitais. Por essa razão, uma vez que já experimentei vários tipos de aplicações, tanto em sistemas Android como iOS (não tenho nenhum aparelho com sistema Windows – falemos de aparelhos tablet e não PC - no qual pudesse fazer experiências com as aplicações, no entanto, caso exista versão Windows das aplicações em questão irei assinalar – não irei é fazer qualquer tipo de comentário em relação ao seu desempenho), achei que estava apta para mostrar algumas das aplicações que uso; as que gostei e as que não gostei; e, dentro dessas, quais as minhas favoritas e porquê.

KINDLE (iOS/Android/Windows)
Formatos suportados: mobi; epub (é necessário um programa à parte)
Quando tinha o meu tablet android cheguei a instalar esta APP mas nunca gostei muito dela. Agora tenho-o instalado no iPad por causa do NetGalley e até a uso bastante, em especial devido aos livros digitais que a Amazon tem disponíveis de forma gratuita, que de outra forma não tenho como os ler. Gosto do design: é simples e intuitivo. Tem uma grande variedade de fontes que podemos escolher e é facilmente adaptável à nossa necessidade de leitura. Gosto particularmente que faça um estudo da nossa velocidade de leitura e que assim nos dê estimativas para o tempo que nos levará até terminar o capítulo e também para a totalidade do livro. Dá-nos acesso à percentagem lida, mas não as páginas. Esta aplicação está directamente ligada à Amazon e tem como objectivo ser o único formato para ler os livros desta loja online, mas é também possível fazer o upload de ficheiros externos à Amazon, mas é necessário um programa à parte para isso.

Kindle iOS

BLUEFIRE READER (iOS/Android/Windows)
Formatos suportados: epub; pdf; Adobe DRM integrado (sistema de gerenciamento de ficheiros com direitos de autor)
Descobri esta APP por causa do NetGalley devido aos direitos de autor dos eBooks que disponibilizam e tanto uso o Bluefire Reader como o Kindle, ainda não consegui decidir qual gosto mais. No entanto, o Bluefire Reader continua instalado no iPad porque é a APP que uso também para ler epubs. É uma aplicação, tal como o Kindle, com um design simples e intuitivo. Tem leitura do número de páginas e só temos acesso à percentagem através da janela da biblioteca e não no livro em si - o que para mim é um ponto negativo. É verdade que prefiro saber o número de páginas, mas também gosto de saber quanto vale isso em termos de percentagem. No entanto, esta aplicação perde em relação ao Kindle apenas no facto de não me dar qualquer indicação do tempo/páginas que falta para o fim do capítulo. Sou daquelas que gosta sempre de saber quantas páginas faltam para o fim do capítulo; ou se o próximo capítulo é grande ou pequeno; e se os meus olhos ensonados ainda são capazes de ler mais um capítulo. Tem uma pequena variedade de fontes e tamanhos que facilmente nos possibilita ajustar o texto ao formato que nos mais agradar.

Bluefire Reader iOS

ALDIKO (Android – brevemente no iOS)
Formatos suportados: epub; pdf; Adobe DRM integrado
Este era a minha APP de leitura em aparelhos Android. Tenho pena que não exista uma versão para iOS, mas fiquei agradavelmente satisfeita que a quando da minha pesquisa para escrever este post descobri que brevemente irá existir, também, Aldiko para iOS. Possivelmente, irá ser a minha APP de eleição no iPad. Era, para mim, a aplicação com melhor visual, com melhor organização e ainda me dava acesso a várias lojas online, numa delas com vários eBooks gratuitos – principalmente de clássicos que adorei! Confesso que actualmente não me lembro muito bem da aplicação porque já não a uso há anos. Mas foi a minha primeira aplicação, e apesar de ter experimentado várias depois, nenhuma delas conseguiu superar o meu amor pelo Aldiko e acabava sempre por voltar a esta APP. Dá-nos a percentagem do livro e também o número de páginas, mas estas não são fixas e mudam consoante o tamanho e o tipo de letra que escolhemos para o texto.

CABINET (iOS)
Formatos suportados: pdf, doc
Todos os universitários sabem a quantidade de papel que se gasta com fotocópias de PDFs que os professores nos mandam todas as santas semanas, por essa razão, senti uma enorme necessidade de procurar uma aplicação que desse não só para me aliviar de uma tonelada de papel que tinha que transportar todos os dias como poupar as nossas queridas árvores e ao mesmo tempo poder tirar notas, sublinhar, fazer rabiscos nos documentos. Foi assim que dei com o Cabinet. Foi uma ferramenta extraordinária no meu último ano de faculdade (foi só nessa altura que arranjei um iPad e, consequentemente, esta aplicação). Esta APP tornou-se numa das minhas melhores amigas enquanto estudante universitária.

Cabinet iOS

FBREADER (Windows/Android)
Formatos suportados: epub, fb2, chm, rtf, pluncker, zip, tar, gzip, bzip2
Nunca usei esta aplicação num tablet Android, apenas no computador, que foi onde comecei a ler eBooks e apesar de ser uma APP útil nunca consegui passar muito tempo ao PC para ler: desconfortável e fazia doer os olhos. É uma APP muito rudimentar e pouco intuitiva.

FBReader Windows

iCOMIX (iOS)
Formatos suportados: cbr; cbz
Esta é, sem dúvida, a minha APP favorita para ler comics. É simples, fácil de usar, acessível. Tem ligação com vários clouds: dropbox; GoogleDrive; OneDrive, BOX, Pogoplug a partir das quais podemos fazer o download dos ficheiros. Não temos que estar constantemente a ligar o iPad ao computador para adicionar novos comics. É um bocado confuso quando se adicionam demasiados ficheiros, mas a biblioteca é facilmente organizada, deixando criar pastas e nomeá-las.

iComix iOS

CBR READER (Windows)
Formatos suportados: cbr, cbz, pdf
Esta aplicação é do género do FBReader. Apenas funciona em Windows e usava-a quando não tinha outra forma de ler comics em formato digital. “Dá para o gasto”, mas é apenas isso. Pouco prática e implica estar agarrada um computador. Okay que assim estamos num ecrã maior e, por isso, temos uma melhor forma de ler e ver os comics (mangas, novelas gráficas, etc), mas não gosto.

CBR Reader Windows

Recentemente comprei o Kobo Touch 2.0 (em substituição do meu falecido Kobo Mini) e poderei, eventualmente, escrever sobre ele. E vocês, como lêem os vossos livros digitais?


3 comentários:

  1. Ola! :)
    Eu no meu telemovel que é da Microsoft (windows) udo a app BookViser. Mas no tablet, que é android, uso a UB Reader que A-DO-RO!!!
    Recomendo-a muito :D
    boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) Primeiro que tudo, desculpa a demora na resposta do comentário.
      Não tenho nenhum equipamento móvel que seja Windows por isso é que não fiz qualquer comentário a apps para esse OS. Mas fica aqui a tua recomendação :D Obrigada. Quando à tua outra recomendação, desta vez para android, por acaso não conheço.

      Beijinhos*
      -Carla D.

      Eliminar
    2. Nao faz mal :D
      Mas devias experimentar. Acho-a super organizada e gira e perfeita :b
      beijinhos*

      Eliminar

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, mas apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.