cro

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

[Passatempo - Especial Aniversário] Chiado Editora | Dama-da-Noite



Porque nós queremos premiar os nossos seguidores, esta semana vai ser uma semana de passatempos, a começar com um da Chiado Editora. Estamos a sortear um exemplar do livro Dama-da-Noite, de C. F. C. Figo.


O que têm que fazer para se habilitarem a ganhar este livrinho é muito simples. Basta seguirem as regras que deixamos abaixo e preencher correctamente o formulário.

Regras:
1) O passatempo decorrerá de 07 de Fevereiro até às 23h59 do dia 21 de Fevereiro (terça).
2) Qualquer participação que não possua algum dos dados correctamente preenchido é automaticamente anulada.
3) OBRIGATÓRIO ser seguidor público do blogue E/OU seguidor via Facebook.
4) OBRIGATÓRIO fazer partilha pública do passatempo numa rede social (Facebook, Twitter, Google +, etc).
5) OBRIGATÓRIO responder CORRECTAMENTE às questões colocadas.. Podem encontrar as respostas aqui.
6) O vencedor será escolhido aleatoriamente, através dorandom.org.
7) O vencedor será publicado no blogue e será contactado por email.
8) É aceite uma participação por pessoa/email e residentes em Portugal (continental e ilhas)
9) O envio será feito pela própria editora.
10) A administração do blog e a editora não se responsabilizam por extravios nos CTT.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

[Especial Aniversário] Estatísticas

 Ler em Português      Read in English



Hoje, dia 6 de Fevereiro de 2017, fazemos DOIS anos! Parabéns a nós! Aqui fica uma estatística geral de como foi o ano passado:




Como podem ver, o nosso ano dividiu-se maioritariamente entre livros e filmes, e, em comparação com o ano anterior, idas ao teatro foram nulas, assim como idas a restaurantes. Continuamos com as nossas rubricas mensais, "Pôr as Mãos na Massa" e “Qual a mais deliciosa?”, com TAG's que nos levaram a conhecer outros blogs, e manter contacto com alguns que já conhecíamos, a uma entrevista com um autor por cujas histórias nos interessámos e que achámos que mereciam a divulgação :)

(Re)Começámos a crítica do #GuestPost, onde convidamos alguém a vir fazer uma crítica, por agora de livros, aqui ao blog. E vamos ter mais novidades a começar no próximo mês mas que por agora vamos manter em segredo.

Vamos ter um mês muito especial para vocês, com muitas coisinhas boas :)

Queremos saber qual a vossa rubrica favorita, o que acham que podemos melhorar e o que gostavam de ver mais por aqui, porque sem vocês este blog não seria o que é e por isso um obrigada aos nossos fãs, seguidores fiéis e visitantes ocasionais, vocês são tudo para nós ^_^




sábado, 4 de fevereiro de 2017

[Filme] Elementos Secretos, de Theodore Melfi

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Elementos Secretos
Realização: Theodore Melfi
Argumento: Allison Schroeder, Theodore Melfi, e Margot Lee Shetterly (livro)
Elenco Principal: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe
Ano: 2016 | Duração: 2h07min
Sinopse:
A incrível história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson – mulheres afro-americanas brilhantes que trabalham na NASA e são os cérebros por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita, um incrível feito que restaura a confiança da nação, agita a Corrida Espacial e reanima o mundo. O trio visionário atravessa género e raças para inspirar as gerações a sonharem alto.

Opinião:
Esta crítica vai ser bastante curta, no bom sentido.

Em primeiro lugar, incríveis actrizes que deram vida às personagens de forma maravilhosa.

O enredo envolve-nos de tal maneira é impossível não sentir um mínimo de conexão com o que acontece com as personagens – revoltarmo-nos com as injustiças, rirmos de felicidade com conquistas e quase batermos palmas pelo que elas alcançam.

A inteligência destas mulheres e a maneira como lutam para se manterem à tona e continuarem a ser importantes num mundo onde a mulher pouco valia como trabalhadora (fora de casa) e mais ainda no caso de mulheres afro-americanas (que é aqui o caso), é incrível!

Gostaria também de referir a amizade e apoio constante que se vê entre essas mesmas mulheres durante o filme. Nunca a rebaixar, sempre a apoiar. E nunca deixar que as apanhem despercebidas e em risco de perder tudo o que têm:


Uma história importante que traz (novamente) à tona a importância da valorização de todos os seres humanos, sejam eles de que sexo, etnia, religião, etc, forem.





quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Pôr as Mãos na Massa [Fevereiro]


 Ler em Português      Read in English

Janeiro passou tão rápido! Como é que já estamos no segundo mês de 2017?

Fevereiro é um mês muito importante para nós, porque o blog faz DOIS ANOS! Assim, vamos ter um mês muito especial, com muitos passatempos para os nossos fiéis seguidores – sim, porque sem vocês nunca teríamos chegado a este ponto. Por isso, obrigada por nos acompanharem, seja desde o início, seja desde ontem! Obrigada ^_^

Ainda assim, vamos manter algumas coisas, como o nosso Desafio de Fevereiro no Goodreads e vamos ter uma Maratona Literária .

Aqueles que já nos seguem há algum tempo, e fazem parte do nosso grupo no Goodreads, sabem que o livro escolhido para o mês de Dezembro para leitura conjunta foi o “A Maldição do Vencedor”, de Marie Rutkoski, e convidamos a Ana Sofia Brito a escrever uma crítica para ser aqui publicada, fazendo parte da nossa rubrica #GuestPost.

♥ O livro escolhido para o mês de Fevereiro foi “A Rainha Branca”, da Philippa Gregory. Podem juntar-se a nós nesta leitura aqui.
♥ Não se esqueçam que também já está online o Desafio Mensal de Fevereiro.

E aqui fica o que fizemos em Janeiro e o que planeamos fazer em Fevereiro :)


O que se fez em... Janeiro

#GuestPost - A Maldição do Vencedor, de Marie Rutkoski (por Ana Sofia Brito)
[Qual a mais deliciosa?] Magia do Amor

Carla D.

Joana V.

Propostas para... Fevereiro

Carla D.
  • [Livro] Of Fire and Stars, de Audrey Coulthurst
  • [Livro] Rasputin's Supernatural Dating Service, de David D. Hammons
  • [Livro] A Court of Thorns and Roses, de Sarah J. Maas
  • [Filme] La La Land, de Damien Chazelle
  • [BookBox] FairyLoot Janeiro - Mystery and Mischief

Joana V.
  • [Livro] The Laird's Son, de Fiona McKellar
  • [Livro] Triunfo da Amante, de Madeline Hunter
  • [Filme] Elementos Secretos, de Theodore Melfi

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

[Livro] Milk and Honey, de Rupi Kaur

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: --
Série: --
Autor(a): Rupi Kaur
Editora: Createspace
Páginas: 204
Data de Publicação: 4 Novembro 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
milk and honey is a collection of poetry and prose about survival. It is about the experience of violence, abuse, love, loss, and femininity. It is split into four chapters, and each chapter serves a different purpose, deals with a different pain, heals a different heartache. milk and honey takes readers through a journey of the most bitter moments in life and finds sweetness in them because there is sweetness everywhere if you are just willing to look.

Opinião:
Antes de mais nada, uma confissão: Só comprei este livro por causa da bookstagram community. E porquê? Porque TODA a gente fala sobre este livro e só coisas boas. Tendo isso em conta e porque fiquei curiosa – porque toda a gente adora este livro? – e porque não sou pessoa de ler livros de poesia, mas este pareceu-me ser interessante.

Ainda bem que decidi apostar nele, porque gostei bastante de o ler. Assim que chegou comecei-o a ler e terminei-o em pouquíssimo tempo. Ficamos tão presos a estas palavras que não dá para largar. Não sei até que ponto isto é “poesia”, tendo em conta que tem páginas com texto corrido, e outras páginas só com duas linhas de texto (maioria tem ilustrações também). Tem o tipo de poesia que aprecio, de verso branco e com uma linguagem simples, pois eu não gosto daquela estrutura fixa e rígida e aquelas palavras pomposas. Apesar de tudo isto, achei que se trata de um overhyped book, ou seja, é um livro bonito, simples, mas nada de extraordinário. Acabei por não entender porque toda a gente AMA COM MUITA INTESIDADE este livro. A mensagem do mesmo é extraordinária e eu identifico-me bastante com ela e acho, sinceramente, que toda a gente deveria dar uma hipótese a este livro, mas não fiquei deslumbrada com ele. Mesmo que tenha terminado o livro, marcando as páginas que mais gostei, e ele tenha ficado neste estado:


Atenção pois trata-se de um livro que aborda temas intensos, tais como violações e abusos, o que pode incomodar algumas pessoas, no entanto, acho que a autora fá-lo de forma extraordinária e com as suas palavras consegue abrir os olhos a muitas pessoas; não esquecendo também o forte lado feminista.


domingo, 29 de janeiro de 2017

Maratona Literária - 2º Aniversário (inscrições)


Olá a todxs! No mês de Fevereiro o blog Pepita Mágica completa o seu segundo aniversário e temos um mês muito especial preparado para vocês! Para começar, decidimos organizar uma maratona literária - algo em que ambas gostamos imenso de participar! Delineámos algumas regras apenas para ser mais organizado e justo para todxs.

Regras:
  • Qualquer pessoa se pode inscrever, comentando nesta publicação ou na publicação do Goodreads, Pedimos que se inscrevam deixando o nome e inicial do apelido (serve apenas para diferenciar pessoas com o mesmo nome próprio) ou alcunha/nome do Goodreads.
  • As inscrições são até ao dia 05 de Fevereiro.
  • A maratona começa às 00:00 do dia 06 de Fevereiro e termina às 23h59 do dia 19 de Fevereiro.
  • Vai ser feita individualmente. Ganha quem tiver lido mais páginas no total.
  • Livros que tenham mais imagens que texto (crianças e comics, por exemplo) e poesia não são opções para a maratona (sorry, apenas para ser justo para todos).
  • Releituras são possíveis e não há restrição de língua: podem ler em português, inglês, russo, alemão… aquilo que souberem e bem entenderem.
  • Sendo uma maratona que é perto do dia de São Valentim, esta será uma maratona temática: Aniversário + Romance, obviamente. O principal propósito é ler livros que estejam relacionados com o tema, no entanto, não vamos proibir leituras fora do mesmo. Dessa forma, livros que se enquadrem nos desafios abaixo assinalados valem o dobro para a contabilidade das páginas.
EXEMPLO:
Se lerem 200 páginas de um livro do Nicholas Sparks (tema: romance) a contabilidade final é de 400 páginas, uma vez que o valor é duplicado por ser um livro dos temas-desafio. Isto conta quer tenham lido o livro completo ou só o X páginas.

  • Têm até ao dia 24 de Fevereiro para colocarem os totais lidos, caso contrário não serão contabilizados e não poderão participar em futuras maratonas organizadas pelo Pepita Mágica. São cinco dias para colocar os totais, chega perfeitamente.

Desafios:
1) Ler um livro com bolo(s)/doçaria na capa ou no título.
2) Ler um livro que seja um romance.
3) Ler um livro com corações na capa.


Juntem-se a Nós! 😄

sábado, 28 de janeiro de 2017

Desafios Literários - Sim? Não?

 Ler em Português      Read in English



Hoje venho uma publicação ligeiramente diferente do costume. Caso se lembram, se é que seguem o blog desde essa altura, no inicio de 2016 decidi inscrever-me em algumas reading challenge. O ano foi tão incrível que só li 1/3 do que me tinha inicialmente proposto a ler – é assim que se avalia um ano e o meu foi um pouco (bastante) ranhoso, apesar de ter tido também coisas boas.

Eu inscrevi-me em em cinco desafios diferentes porque os achei interessantes e porque (alguns deles) iriam ajudar-me a apostar em géneros literários que tenho curiosidade, mas que raramente, ou nunca, leio. Quais foram esses desafios?
1. Retelling Challenge (ler 4 livros de retellings dos contos de fada): conseguido
2. Horror Reading Challenge (ler 5 livros da temática de terror/horror): falhado
3. Flights of Fantasy (ler 10 livros de fantasia – qualquer tipo): conseguido
4. Rock my TBR Challenge (ler um livro que esteja na minha estante por mês): falhado
5. A-Z Title Reading Challenge (ler um livro em que a primeira letra do titulo correspondesse a cada letra do alfabeto): falhado

Consegui terminar 2 de 5 desafios. Para mim foi um pouco frustrante, mas a meio do ano desisti completamente dos desafios (e podem ver que a última vez que actualizei foi em Agosto), porque vi que não ia conseguir focar-me neles. Visto que o meu tempo para leituras ficou tão limitado (e ainda o é) decidi que iria ler aqueles que queria mesmo; não só porque era para aproveitar melhor o meu tempo, mas também porque iria conseguir ler mais, visto que seriam leituras mais rápidas. Não foi totalmente verdade, mas em parte.

Este ano não devo participar em nenhum, porque não sei como vai ser o meu ano (esperando que surjam novidades boas na minha vida pessoal). As coisas como estão actualmente não me permite apostar em coisas do género, porque tenho vários livros que quero muito ler, sem contar com os livros enviados para review, e eu quero voltar a apostar nessa parte do blog.

Ainda assim acho que este tipo de desafios são muito interessante e acho que ajudam a diversificar as leituras – daí eu querer participar neles – mas este não sei que não são para mim.

E vocês, vão participar em algum desafio de leitura? Contem-me tudo!