cro

sábado, 7 de janeiro de 2017

[Livro] Heartless, de Marissa Meyer

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: --
Série: --
Autor(a): Marissa Meyer
Editora: Feiwel & Friends (Owlcrate Edition)
Páginas: 453
Data de Publicação: 08 Novembro 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Catherine may be one of the most desired girls in Wonderland and a favorite of the unmarried King, but her interests lie elsewhere. A talented baker, she wants to open a shop and create delectable pastries. But for her mother, such a goal is unthinkable for a woman who could be a queen. At a royal ball where Cath is expected to receive the King's marriage proposal, she meets handsome and mysterious Jest. For the first time, she feels the pull of true attraction. At the risk of offending the King and infuriating her parents, she and Jest enter into a secret courtship. Cath is determined to choose her own destiny. But in a land thriving with magic, madness, and monsters, fate has other plans.

Opinião:
MEU DEUS!! O QUE FOI ISTO?!?!?!?

Eu nem sei como escrever esta crítica sem dar numa de fangirl histérica e sem sentido. Mas eu vou tentar porque sou uma full grown woman! LET’S GO!

Primeiro que tudo, eu recebi este livro na Owlcrate de Novembro (podem ver o meu post sobre isso aqui!) e nem vos digo como fiquei feliz quando abri a caixa e vi que era este o livro seleccionado! (Aqui entre nós, que ninguém nos ouve: antes de receber a minha caixa eu já sabia que ia ser o Heartless, porque uma pessoa não é de ferro e a comunidade bookstagram já andava a publicar montes de fotos de unboxing desta caixa e eu spoilei-me! Mas…. Ssssshh, não digam a ninguém!)

Como já referi algumas vezes aqui no blog, Alice in Wonderland é um dos meus livros favoritos e, por esse motivo, eu já andava de olho neste livro desde que Marisa Meyer revelou que o estava a escrever. Só que eu não sou uma pessoa de ir logo a correr comprar livros em pre-encomenda ou assim que saem. Primeiro, porque versão em inglês a hardcover é sempre a primeira a sair e é mais cara, por isso, espero pela edição paperback – mais jeitosa para levar na mala e mais em conta. Segundo, sou controlada (cofLOOLcof!).

E agora sim, vamos entrar, finalmente, na critica mesmo deste livro. Heartless é sobre Lady Catherine, filha do Marquês Pinkerton, uma jovem que adora fazer bolos e outras coisas deliciosas com a sua melhor amiga, e criada, Mary Anne. Ela tem o grande sonho de abrir uma pastelaria com a amiga, mas numa sociedade Vitoriana isso nunca seria possível. A repressão social, derivada do sexismo, deixou a minha feminista interior com os nervos à flor da pele e com uma vontade imensa de atirar o livro pela janela, mas a época em que se passa a estória era mesmo assim e Meyer conseguiu fazer o balanço ideial entre o conto em que se baseia, a época e a rebeldia de Catherine.

Como disse Catherine quer ter uma pastelaria com a sua amiga Mary Anne, mas isso era um sonho impensável para uma rapariga nobre. Jovem nobre em idade de casar não vai passar o dia a trabalhar e andar com as mãos enfiadas em farinha! Muito menos quando o próprio Rei a quer cortejar – felicidade imensa para a Marquesa, mãe de Catherine. O problema é que Catherine, não quer saber do Rei nem de ideias precomcebidas idiotas. E tudo se torna ainda mais complicado quando Jest, o bobo da corte, aparece e mostra um mundo de impossibilidades a Cath.

Fiquei verdadeiramente apaixonada pelo Joker, ou Jest, como ele verdadeiramente se chama, pois é uma personagem misteriosa, cheio de impossibilidades, carismático e muito sexy! Há uma imensidade de personagens interessante e muito bem desenvolvidas e adaptadas do conto original, que se eu for falar de cada uma nunca mais saio daqui!

Com Heartless entendo porque gosto tanto dos livos da Marissa Meyer, porque, como já fiz a leve referencia umas linhas acima, a autora sabe fazer o equilíbrio perfeito entre os vários ingredientes necessários para um bom livro, e no caso especifico da Meyer, nos retellings. Marissa Meyer coloca na estória leves referências que fazem o leitor identificar qual é o conto de fadas que tem como inspiração sem se colar demasiado ao original, dando reviravoltas interessantes, acrescentando a sua própria marca.

Muito sinceramente, adorei o livro e estou oficialmente fã de Marissa Meyer! Recomento para quem gosta de Wonderland, retellings em geral, ou simplesmente de um bom livro de fantasia, pois Heartless apesar de ser um retelling de uma estória tão conhecida, consegue vingar por ele mesmo.

OFF WITH HIS HEAD! and so it begins…


quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

#GuestPost [Livro] A Maldição do Vencedor, de Marie Rutkoski (por Ana Sofia Brito)


É altura do #GuestPost do mês! Desta vez, a nossa convidada é a Ana Sofia Brito. Como vocês sabem, nós críamos um grupo no Goodreads, o Leituras do Pepita Mágica e temos tido todos os meses um desafio de leitura conjunta de um livro votado entre os membros do grupo. Em Dezembro, foi escolhido o livro A Maldição do Vencedor e depois da sua leitura falámos com a Ana, e ela aceitou fazer a sua crítica do livro para o nosso blog. Obrigada por te juntares a nós, Ana!

E agora, com os devidos créditos, aqui fica a crítica da nossa convidada, Ana Sofia Brito, no Pepita Mágica!



Título em Português: A Maldição do Vencedor
Série: The Winner's Trilogy #1
Autor(a): Marie Rutkoski
Editora: Topseller
Páginas: 320
Data de Publicação: 18 de Julho de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Kestrel, jovem filha do poderoso general de Valoria, tem apenas duas opções: alistar-se no exército ou casar-se. Ela tem, no entanto, outras aspirações e procura libertar-se do seu destino, rebelando-se contra o pai.Num passeio clandestino pela cidade, Kestrel vai parar a um leilão de escravos, onde se depara com um jovem, Arin, que parece querer desafiar o mundo inteiro sozinho. Num impulso, ela acaba por comprá-lo — por um preço tão alto, que a torna alvo de mexericos na sociedade.
Arin pertence ao povo de Herrani, conquistado dez anos antes pelos Valorianos. Além de ser um ferreiro exímio, revela-se também um cantor extraordinário, despertando a curiosidade de Kestrel. Arin, contudo, tem um segredo, e Kestrel não tardará a descobrir que o preço que pagou por ele poderá custar muito mais do que aquilo que alguma vez imaginara.

Opinião:
Bem, para começar devo dizer que estava bastante expectante com este livro, é dos meus géneros preferidos e coloquei a expectativa bem alta.

Para minha tristeza, não foi um livro que estivesse à altura de tão altas expectativas.

Em primeiro porque achei-o bem paradinho, com muito pouca acção, a “guerra” foi curta e mal deu para percebê-la.

Em segundo lugar, a relação de Kestrel e Arin deixa muito a desejar, a interacção entre eles é muito fraca e o crescimento dos sentimentos entre eles pouco convincentes. Nada de “Uma linda história de amor proibido”.

E em terceiro, em muitas partes do livro achei-me perdida na história, alguns capítulos não foram bem desenvolvidos, algumas partes inacabadas, diálogos confusos...

Para compensar um pouco, gostei da personagem de Ronan, o pretendente engraçado e espero encontrar um belo triângulo amoroso no capítulo 2 desta saga.

Sim, apesar de me sentir desiludida e até um pouco frustrada, porque acho sinceramente que a história tinha tudo para um bom desenvolvimento e para ser um belo livro, fiquei também um pouco curiosa com o final deste livro e quero dar uma segunda oportunidade à Kestrel e ao Arin.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Pôr as Mãos na Massa [Janeiro]


 Ler em Português      Read in English

Antes de mais nada, Pepita Mágica deseja a todos um excelente 2017 e que a entrada neste ano tenha sido incrível e que assim continue pelo resto do ano! Esperando que 2017 seja extraordinário para todos e que sirva para esquecer o terrível ano de 2016!

Aqui estamos nós, novamente, no inicio de mais um mês e, mais do que isso, inicio de mais um ano. 2016 não foi um grande ano, para nenhuma de nós, e isso reflectiu-se no blog, onde não estivemos tão presentes e activas como tinha acontecido em 2015. Queríamos ter feito mais com o blog e ter criado actividades e publicações novas - porque ideias não faltam!! Ainda assim criamos um grupo no Goodreads - Leituras do Pepita Mágica - onde temos organizado algumas actividade literárias com os nossos membros. Se ainda não fazem parte do grupo, juntem-se! Por isso, as nossas resoluções para 2017 são: sermos mais activas com mais críticas de livros, filmes, teatro, séries e afins, mas criar também actividades novas e projectos divertidos! Coisas novas viram em 2017!

Aqueles que já nos seguem há algum tempo, e fazem parte do nosso grupo no Goodreads, sabem que o livro escolhido para o mês de Novembro para leitura conjunta foi o "As Gémeas do Gelo" e convidamos a Verónica, ou Vivi como gosta de ser chamada, a escrever uma crítica para ser aqui publicada, fazendo parte da nossa rubrica #GuestPost.

♥ O livro escolhido para o mês de Janeiro ainda não foi escolhido devido a um empate na votação, por isso iremos actualizar este post com o link para vocês se inscreverem assim que for escolhido!
♥ Não se esqueçam que também já está online o Desafio Mensal de Janeiro.

E aqui fica o que fizemos em 2016 e as nossas propostas a nível de críticas para Janeiro!


O que se fez em... Dezembro

#GuestPost - As Gémeas do Gelo, de S.K. Tremayne (por Verónica Raposo)
[Qual a mais deliciosa?] Feitiços de Amor
[TAG] Prenda Literária
[TAG] Christmas Cracker Book Tag

Carla D.

Joana V.

Propostas para... Janeiro

Carla D.
  • [Livro] Heartless, de Marissa Meyer
  • [Livro] Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Original Screenplay, J.K. Rowling
  • [Livro] Of Fire and Stars, de Audrey Coulthurst
  • [Filme] Moana, de Ron Clements, Don Hall, John Musker e Chris Williams
  • [Filme] Rogue One: A Star Wars Story, de Gareth Edwards

Joana V.
  • [Livro] Um Desejo Inevitável, de Lorraine Heath
  • [Livro] Sete Dias para se Apaixonar, de Tessa Dare
  • [Livro] Coroa da Meia-Noite, de Sarah J. Maas
  • [Filme] Meu amigo gigante, de Steven Spielberg

sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo!


Hoje chega ao fim 2016 e 2017 se inicia. 2016 foi um ano de mudanças e evolução. Estamos imensamente orgulhosas do quanto o blog cresceu e estamos aqui para continuar. Sem vocês, nada disto seria possível, por isso obrigada! Continuem connosco e prometemos fazer de 2017 um ano inesquecível com muitos mimos para todos os que nos acompanham :)

Desejamos a todxs um excelente 2017, cheio de coisas boas, muita alegria, saúde e muitos livros, filmes e coisas que nos fazem felizes. :D

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[Livro] Wild Wicked Scot, de Julia London

 Ler em Português      Read in English


Título em Português:--
Série: Highland Grooms #1
Autor(a): Julia London
Editora: Harlequin Books
Páginas: 352
Data de Publicação: 27 de Dezembro de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Wicked intrigue unfolds as an unlikely marriage leads to a path of risky desire in the lush, green Scottish Highlands.
Born into riches and groomed in English luxury, Margot Armstrong didn't belong in a Scottish chieftain's devil-may-care world. Three years ago she fled their marriage of convenience and hasn't looked back—except to relive the moments spent in wild, rugged Arran McKenzie's passionate embrace. But as their respective countries' fragile unity threatens to unravel, Margot must return to her husband to uncover his role in the treachery before her family can be accused of it.
Red-haired, green-eyed Margot was Arran's beautiful bride. Her loss has haunted him, but her return threatens everything he has gained. As the Highland mists carry whispers of an English plot to seize McKenzie territory, he must outmaneuver her in games of espionage…and seduction. But even as their secrets tangle together, there's nothing to prevent love from capturing them both and leading them straight into danger.
~ Recebemos este livro em troca de uma opinião honesta. Obrigada! ~

Opinião:
Wild Wicked Scot traz-nos a história de uma menina mimada que não se sabe impor e que, para dizer a verdade, não sabe bem o que quer da vida. Isto é, até voltar para a casa do marido, três anos depois de se ter afastado deste.

Margot é daquelas personagens que é difícil gostarmos, pelo menos durante parte do livro. Há uma pequena evolução, mas é uma pena que ela não confie no Arran – percebe-se que não o faça logo de início mas assim que houvesse uma pequena, ínfima abertura, ela devia ter aproveitado. Apesar disso, lá se consegue ir redimindo aos poucos, chegando ao fim do livro muito mais forte do que era.

Arran é incrível. É um book-boyfriend de sonho, desde o início ao fim. Faz de tudo para integrar Margot e ama-a profundamente, sentindo-se traído quando ela o abandona. Não é de estranhar que quando ela aparece de surpresa, três anos depois, ele desconfie.

Todo o livro é um construir de confiança entre as personagens mas também entre o leitor: queremos o melhor para Arran e durante algum tempo não sabemos se Margot será a pessoa ideal, mas à medida que vemos o quanto mudou da “criança” que era na altura do casamento, começamos a compreendê-la um pouco melhor e queremos dar-lhe uma hipótese.

O (pouco) mistério que o livro tem acaba por ser um simples enredo para unir os amantes e trata-se simplesmente de um caso de ser preso por ter cão e por não o ter.

No fim, tudo resolvido, com um restaurar difícil de confiança e um amor que cresce agora com mais força e vontade de sobrevivência. Foi um livro que me manteve agarrada durante quatro dias, que foi o (pouco) tempo que o demorei a ler. Um tempo bem passado com muito romance e uma luta por honra e um amor que sempre vale a pena reconquistar.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

[Livro] Um final feliz, de Annie Darling

 Ler em Português      Read in English


Título em Português:Um final feliz
Série:Lonely Hearts Bookshop #1
Autor(a): Annie Darling
Editora: Quinta Essência
Páginas: 344
Data de Publicação: 18 de Outubro de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Era uma vez, numa livraria de Londres em ruínas, uma rapariga chamada Posy Morland que passava a vida perdida nas páginas dos seus romances preferidos. Então, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja a Posy, ela tem de largar os livros e entrar no mundo real, pois Posy não herdou apenas um negócio com problemas, mas também as atenções indesejadas do neto de Lavinia, Sebastian, também conhecido como «o homem mais rude de Londres». Posy tem um plano astuto e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos – se ao menos Sebastian a deixasse em paz para conseguir trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar a sua querida livraria, Posy é arrastada para uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter algumas fantasias bastante escaldantes...
Como as suas heroínas românticas preferidas, irá também ela ter o seu «felizes para sempre»?


Opinião:
Um final feliz é uma ode aos amantes de romances de amor. Pode não ter a melhor das histórias, mas é sem dúvida daqueles livros em que alguém como eu, uma romântica incurável e fã de romances de amor e finais felizes, vai gostar, nem que seja pelas imensas referências que são feitas aos livros e autores (autoras na sua maioria) que se tornaram grandes favoritos.


Várias vezes durante a leitura do livro, vi-me a reler uma citação que reflectia na perfeição o meu amor por romances. Sim, acabam bem. Sim, podem não ser a literatura mais importante que anda por aí. Mas isso não lhe tira valor. “Cada livro prometia ao seu leitor que, fossem quais fossem as provações e tormentos que a vida lhes proporcionasse, continuavam a existir finais felizes no futuro” (Annie Darling, Um final feliz, p.338). Claro que percebemos que a vida não é assim – muitos criticam os leitores de romances pois vêem-nos como pessoas que vivem num mundo cor-de-rosa, onde tudo pode ser resolvido. O quanto se enganam.

Voltando à história do livro em causa. É verdade que este livro, para se enquadrar nos padrões acima referidos, acaba bem, sim. O que mais me deu prazer foi ver como as personagens lidaram com a morte de um ente querido, com as lembranças que apareciam de cada vez que se mexiam. A forma como lutaram para manter a livraria de Lavínia viva, com romances, ainda por cima! Que prazer me daria ir a tal sítio! Ficaria com a carteira vazia, sem dúvida.

Sebastian não foi a minha personagem favorita – correcção, o Sebastian do nosso mundo não foi a minha personagem favorita. Se lerem o livro irão perceber do que estou a falar.

A Posy tornava-se por vezes algo irritante, mas acaba por se redimir pela voracidade e a vontade de lutar que tinha e transmitia aos que a rodeavam.

As melhores personagens foram os outros empregados da livraria. Espero verdadeiramente ler as suas histórias nos próximos livros.

Acima de tudo, gostei de ver a interacção entre as várias personagens e a maneira como reagiam e eram tão diferentes entre si mas conseguiam trabalhar juntos e criar ligações de amizade.

O livro não é nada de extraordinário mas ganha pontos pela maneira como a autora expressa o seu amor pelos mesmos romances que me aquecem o coração. Mal posso esperar por ler os próximos e encontrar mais citações que se enquadrem perfeitamente comigo.