cro

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

[Filme] Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, de David Yates

 Ler em Português      Read in English



Título em Português: Monstros Fanstásticos e Onde Encontrá-los
Realização: David Yates
Argumento: J.K. Rowling
Elenco Principal: Eddie Redmayne, Dan Fogler, Katherine Waterston, Alison Sudol, Ezra Miller, Colin Farrell
Ano: 2016 | Duração: 2h13mins
Sinopse:
“Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los” começa em 1926, quando Newt Scamander termina a sua excursão global para encontrar e documentar um extraordinário leque de criaturas mágicas. Chegado a Nova Iorque para uma rápida estadia, poderia ter passado despercebido… se não fosse um SemMage (denominativo de Muggle, em Americano) chamado Jacob, uma mala mágica extraviada e a fuga de algumas das suas criaturas fantásticas, que vão lançar problemas quer ao mundo dos feiticeiros quer ao dos SemMages.

Opinião da Carla:
Ando há dias para escrever esta crítica… Como escrever a crítica a Fantastic Beasts and Where to Find Them e fazer-lhe jus? Ver (ou ler) o quer que seja relacionada com Harry Potter é como voltar a casa; voltar àquele cantinho onde sabemos que somos bem recebidos, amados e confortados. E foi assim que me senti ao ver este filme.

Tentei ir para este filme sem saber grandes informações sobre backgrounds de personagens e sobre o enredos (isto dentro do possível, e não esquecer todo o conhecimento que tenho como uma boa potterhead que sou). Queria deixar-me envolver e ser deslumbrada por cada revelação, por cada momento, por cada palavra e acção. E Fantastics Beasts and Where to Find Them não desiludiu.


Finalmente temos um filme que se centra na casa mais menosprezada de Hogwarts, Hufflepuff. Eddie Redmayne dá vida a Newt Scamander, um Magizoologista Hufflepuff com um grande amor por todas as criaturas mágicas. Ele crê que as criaturas devem ser primeiramente entendida e compreendidas antes de ser julgadas pelos seus actos (será que podemos usar este mantra para outras coisas também? ) e é isso que ele faz pelo mundo fora. Anda à procura das criaturas mágicas, quer compreendê-las e saber como melhor lidar com elas sem ter que recorrer à medida imediata de morte das mesmas. E é assim que Newt entra em Nova Iorque com uma mala cheia de criaturas mágicas. (Niffler é sem dúvida a minha criatura mágica favorita!)


Não vou avançar mais em termos de enredo para que aqueles, como eu, querem ver o filme sem spoilers ou ideias pré-concebidas do que vai acontecer (ou não). Fico-me pelo este filme é extraordinário e adorei-o! (Tanto que assim que cheguei a casa encomendei o hardcover do screenplay!) A personagem de Newt já por si é o tipo de personagem por quem me apaixono: nerdy, quirky, um tanto ao quanto awkward e Redmayne fê-lo na perfeição. Mas ele não é o único que faz um trabalho muito bom para este filme. Ezra Miller como Credence é das melhores coisas deste filme. Que ele era extraordinário, eu já sabia, mas foi tão bom vê-lo aqui a fazer um trabalho tão bom.

Resumidamente, Fantastic Beasts é incrível e eu estou desejosa pelos próximos filmes. Graças aos deuses que ainda temos mais quatro filmes! E eu estou completamente apaixonada pelo Newt e pelo Niffler. E mais uma coisa: HUFFLEPUFF PRIDE!!





Opinião da Joana:
As expectativas para este film eram muito altas, como seria de esperar para uma fã do universo de Harry Potter. E, finalmente temos destaque a uma casa de Hogwarts que costuma ser menosprezada: viva os Hufflepuff! (Já disse que me incluo nessa categoria?)

Newt é o herói por excelência do mundo de J.K.Rowling: é diferente, gosta de animais que muitas vezes são temidos (lembra-vos alguém?) e tem um imenso respeito por eles, tentando-os compreender acima de tudo. É muito fácil sentir uma ligação a esta personagem, tão bem interpretada por Eddie Redmayne.


Como podem ver pela sinopse, Newt viaja para Nova Iorque com a sua mala de animais mágicos e vários conseguem escapar, desaparecendo nas ruas da cidade. Enquanto os procura, Newt conhece Jacob, o Muggle que o vai acompanhar em toda esta aventura, e as duas irmãs que trabalham no equivalente ao Ministério da Magia nos EUA, Tina e Queenie.

Devo dizer que gostei imenso destas personagens, principalmente Queenie e Jacob, foram muito mais que simples personagens secundárias. E Jacob, muito simplesmente consegue mostrar aquilo que, admitamos, todos gostaríamos de ser:


Cheio de aventuras, é um filme que apela a miúdos e graúdos, com efeitos especiais fantásticos, que recomendo que vejam mesmo no cinema. Tem também interpretações incríveis não só de Eddie Redmayne e, mas também de Ezra Miller, que conseguiu dar uma profundidade imensa à sua personagem.

Este filme trouxe-nos um novo conforto deste mundo mágico que poderemos ainda acompanhar por pelo menos mais 4 filmes. E nós lá estaremos para os ver!




terça-feira, 6 de dezembro de 2016

#GuestPost [Livro] As Gémeas do Gelo, de S. K. Tremayne (por Verónica Raposo)


É com muito prazer que vos trazemos de volta esta rubrica que tem estado parada. Como vocês sabem, nós críamos um grupo no Goodreads, o Leituras do Pepita Mágica e temos tido todos os meses um desafio de leitura conjunta de um livro votado entre os membros do grupo. Em Novembro, foi escolhido o livro As Gémeas do Gelo e depois da sua leitura falámos com a Veronica, Vivi como ela gosta, e ela aceitou fazer a sua crítica do livro para o nosso blog. Ficámos muito contentes e depois de ver o seu entusiasmo no grupo, logo desde o início e em especial nesta leitura, não poderíamos ter escolhido alguém melhor para esta crítica :) Obrigada por te juntares a nós, Vivi!

E agora, com os devidos créditos, aqui fica a primeira crítica de uma convidada no Pepita Mágica!



Título em Português:As gémeas do gelo
Série:--
Autor(a): S. K. Tremayne
Editora: Topseller
Páginas: 320
Data de Publicação: Setembro de 2015

Sinopse:
EU SOU A KIRSTIE. EU SOU A LYDIA.
EU SOU CONFIANTE E ANIMADA. EU SOU PENSATIVA E SOSSEGADA.
EU ESTOU VIVA. EU ESTOU MORTA.
QUAL DELAS SOU?
Lydia e Kirstie tinham 6 anos e eram gémeas idênticas. Quando Lydia morre acidentalmente na queda de uma varanda, os pais mudam-se para uma pequena ilha escocesa, na esperança de reconstruírem, com a filha que lhes resta, as suas vidas dilaceradas. Mas um ano depois, a gémea sobrevivente acusa os pais de terem cometido um erro e afirma que quem caiu da varanda foi Kirstie e não ela. Na noite em que uma tempestade assola a ilha e deixa mãe e filha isoladas, elas dão por si a serem torturadas pelo passado e por visões inexplicáveis, que quase as levam à loucura. O que terá acontecido realmente naquele fatídico dia em que uma das gémeas morreu?


Opinião:
Gostei muito do livro, diverti-me a lê-lo e recomendo para quem goste de livros cheios de Mistério. Ao longo do livro, não consegui parar de, constantemente, questionar o que se estava a passar e o que realmente aconteceu no dia em que uma das gémeas caiu da varanda e faleceu:

Qual das gémeas morreu? Qual delas sobreviveu?
E as visões!...Há um fantasma? É só imaginação? Ou Loucura?!


O livro é narrado em primeira pessoa, alternando entre o ponto de vista da mãe das gémeas – Sarah¬ – e o ponto de vista do pai – Angus. Gostei muito de o livro ser escrito desta forma, porque, além de nos permitir conhecer bem a fundo as personagens, cria mais suspense, faz-nos ficar no lado de um, só para depois, mais à frente, vermos o lado do outro e ficarmos na dúvida de que lado estamos. E também, assim, podemos ver como há Atritos, Desconfiança e Segredos entre o casal!

Eu comecei logo a formar teorias sobre o que poderia ter se passado no dia em que uma das gémeas morreu, só para nos capítulos seguintes ser totalmente apanhada de surpresa com o que era desvendado! Há quem possa achar que isto torna o livro confuso, mas para mim, isto foi Entusiasmante, estava Curiosa e, constantemente, a tentar adivinhar o que se passou.

A um certo ponto é nos apresentado a ideia de que a morte da gémea que caiu da varanda não foi um acidente. Gostei imenso que nos foram apresentadas todas as hipóteses (e a gente fica sem saber o que pensar):

Quem foi o culpado pela morte da Lydia? (ou será que foi a Kirstie que morreu?!)
Foi o Angus? A Sarah? a irmã gémea dela? ou ela mesma?!


O que não gostei muito foi que o livro realmente não é muito Emotivo, e sendo um livro sobre a perda de uma filha, eu, realmente, esperava sentir mais Emoção.

Além disso, devo dizer que não achei o livro nada Assustador. Estando o livro na categoria de Horror e havendo supostas visões de uma criança já falecida (será assombração?), eu esperava bem melhor.

Também não posso dizer que as personagens principais - Sarah e Angus - foram as melhores. É difícil não condenar algumas das suas ações quando, devagarinho, vamos ficando a saber de toda a história.

Por fim, posso dizer que gostei da forma como o livro terminou. Apesar de não ser um final totalmente surpreendente, eu gostei da forma como ele foi escrito. Embora muitos possam não concordar, acho que é um bom final para um livro deste tipo.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

[Passatempo] Madeline Hunter - Resultado

Olá olá!

O nosso passatempo de natal já tem os vencedores apurados. Tínhamos a sortear prendas oferecidas pela autora Madeline Hunter (obrigada novamente!), e estas eram marcadores exclusivos, um íman com a capa de um novo livro da autora, um pano de limpeza de óculos e ainda uma placa com a assinatura da Madeline. Muito obrigada a todos os que participaram, mas apenas duas pessoas vão receber estes miminhos em casa. Quem não venceu que não desanime que mais passatempos surgirão. ;)


Os números felizardos foram:


8. Marisa (...) Matos , Amora
10. Maria Manuela (...) Colaço, Vila Verde

Muitos parabéns, esperemos que dêem bom uso aos novos marcadores e gostem de todas as prendinhas. As vencedoras vão receber um email nosso e terão 48 horas para responder. Se ao fim desse tempo não obtivermos resposta, iremos sortear novo vencedor.

Obrigada novamente a todos os que participaram e um muito obrigada à Madeline Hunter que nos permitiu oferecer estes mimos! :)

domingo, 4 de dezembro de 2016

[Livro] Acheron, de Sherrilyn Kenyon

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Acheron
Série: Predadores da Noite #15
Autor(a): Sherrilyn Kenyon
Editora: Casa das Letras
Páginas: 682
Data de Publicação: 05 Agosto de 2008

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Um deus nasceu há onze mil anos. Amaldiçoado num corpo humano, Acheron teve uma vida de sofrimento. A sua morte humana originou um horror indescritível que quase destruiu a Terra. Trazido de volta contra a sua vontade, tornou-se o único defensor da humanidade. Só que não foi assim tão simples...

Durante séculos, lutou pela nossa sobrevivência e escondeu um passado que não desejava revelar. Agora, tanto a sua sobrevivência, como a nossa, dependem da única mulher que o ameaça. Os velhos inimigos estão a despertar e a unir-se para matá-los - aos dois.

Opinião:
Tenho o Acheron em casa há anos, uma vez que faz parte de uma das minhas sagas favoritas, mas, por um lado ainda não o tinha lido porque as publicações pela Saída de Emergência ainda não tinha alcançado a altura certa de ler este livro (Acheron foi publicado por uma editor diferente do resto da saga, a Casa das Letras) como acabou por ser adiado devido ao seu tamanho.

Acheron está divido em duas partes, cada uma referente à período diferente da vida desta personagem que conhecemos desde o primeiro livro da saga Predadores da Noite, mas que pouco ou nada sabemos sobre ela. É neste livro que aprendemos não só o passado de Acheron, como aquilo que realmente ele é e a razão por trás de muitas das suas atitudes.

A primeira parte, muitos milhares de anos antes da actualidade, passa-se na Atlântida, quando Acheron era ainda uma criança. Foi a parte que demorei mais a ler, por várias razões. Uma delas, por ser super pesado em termos de conteúdo. Não quero revelar muito do que se passa, mas Acheron sofreu como mais ninguém e, sendo que aquilo que lhe foi acontecendo era, já de si, horrível, saber a pessoa que ele viria a tornar-se fazia com que ler determinadas situações se tornassem quase insuportáveis. Outra razão foi porque achei a escrita ligeiramente diferente do que estamos habituados nos Predadores da Noite, o que a tornou um pouco mais aborrecida. E aqui está o paradoxo porque foi, precisamente, a primeira parte deste livro que gostei mais e que achei mais interessante.

Quanto à segunda parte foi o típico livro de Predadores da Noite, sem a mínima surpresa no seu enredo e desenvolvimento. Foi tudo previsível, típico e sem grande entusiasmo para o leitor. Custa-me a dizer isto, mas sinto que estou a ficar ligeiramente farta desta série. Eu gosto das personagens e adoro a mitologia ligado a estás estórias, mas as cenas de sexo estão a tornar-se tão vulgares e tão frequentes que já enjoa. Tudo gira à volta de sexo e já enjoa um bocado, tornando a leitura cansativa e aborrecida.

Acheron não tem uma classificação mais baixa quase que unicamente devido à primeira parte que gostei imenso e achei super interessante, e sentia que dar um valor mais baixo seria injusto para o livro em si.




Só em Sonhos (Dark Hunters #14) (Carla)
Acheron (Dark Hunters #15) (Joana)
• Acheron (Dark Hunters #15) (Carla)
Guerreiro dos Sonhos (Dark Hunters #16) (Joana)
Amor em Quarto Crescente (Dark Hunters #17) (Joana)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Pôr as Mãos na Massa [Dezembro]


 Ler em Português      Read in English

Já é dia 1 de Dezembro, o que significa que já vos podemos desejar um Feliz Natal, Feliz Hanukkah, enfim, Festas Felizes! :D

Como podem ver, a nossa programação para este mês não é muito extensa, o trabalho e as festas natalícias não deixam muito tempo livre para leituras e idas ao cinema. Como vai ser o vosso natal? Vão ter férias e aproveitar para pôr a leitura em dia e ver aquele filme que já têm debaixo de olho há algum tempo? Ou já tens outros planos para esta época festiva? Contêm-nos tudo! E desejamos-vos umas festas felizes, com muitos mimos e momentos especiais, com livros, filmes, idas ao teatro e tudo o que mais gostarem!


O que se fez em... Novembro

Qual a mais deliciosa?[A Senhora da Magia]
Passatempo [Madeline Hunter] (Participem até 3 de Dezembro!)

Carla D.

Joana V.

Propostas para... Dezembro

Carla D.
  • [Livro] Acheron, de Sherrilyn Kenyon
  • [Livro] The Art of Being Normal, de Lisa Williamson
  • [Filme] Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, de David Yates
  • [Filme] Scream 2, dde Wes Craven
  • [Book Box] Owlcrate Novembro: Wonderland

Joana V.
  • [Livro] As piores intenções, de Elizabeth Hoyt
  • [Livro] My fair Duchess, de Julie Johnstone
  • [Livro] Um dia feliz, de Annie Darling
  • [Livro] Wild Wicked Scot, de Julia London
  • [Filme] Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, de David Yates

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

[Livro] Christmas in the Scot's Arms, de Julie Johnstone

 Ler em Português      Read in English


Título em Português:--
Série:Highlander Vows: Entangled Hearts #3
Autor(a): Julie Johnstone
Editora: Amazon Digital Services
Páginas: 119
Data de Publicação: 28 de Novembro de 2016


Sinopse:
London, 1815
Laird Liam MacLeod is not lacking for lasses that wish to marry him. As chief of one of the few remaining stable and wealthy clans in the Highlands, the scheming misses are more than plentiful—too plentiful, in fact, for a man who desires to marry for love. Given the opportunity to escape to London for the holidays, Liam takes it with a halfhearted expectation that perhaps English ladies will be different. But the calculating debutantes of the ton and their marriage-minded mamas leave him with little hope, until a chance encounter brings him face-to-face with a beautiful, witty lady who knows nothing about him. Miss Cecelia Cartwright has an unfairly tattered reputation and the distasteful yet pressing need for a marriage of convenience. She’d frankly rather eat dirt, but when one’s family is on the verge of poverty, pride must fall by the wayside. But the day a handsome, honorable Scot comes to her aid, he awakens longings in Cecelia that she knows she cannot pursue.
Torn between her heart and her duty, Cecelia finds herself dancing at the very edge of impropriety that once before destroyed her good name. When her old suitor returns to Town, she must choose between the laird she loves and the duke who could save her family. Just when she thinks she knows what she ought to do, Liam reveals a secret that may well prove charming Scots are the most dangerous rogues of them all.
~ Recebemos este livro directamente da autora Julie Johnstone. Obrigada! ~


Opinião:
Christmas in the Scot's Arms dá-nos exactamente aquilo que promete: um romance que começa rapidamente (com cento e poucas páginas não pode ser algo com uma corte longa), com muito carinho e cenas amorosas à mistura.

Cecelia vive uma situação complicada, onde tem de pensar não só em si, mas na sua mãe e em como as manter longe da pobreza. Como a sua mãe já esteve nessa situação, ela pressiona Cecelia para que esta faça um bom casamento, ou seja, arranje um pretendente rico. Ela associa essa riqueza à sua felicidade e à da filha, mesmo que isso não seja verdade.

Cecelia conhece por acaso o Lord escocês Liam MacLeod e a sua ligação é instantânea. Para ajudar, a irmã de MacLeod também é uma personagem interessante, que se torna uma ajudante neste romance.

A sua ligação é bonita e gosto de ver como Cecelia luta para se manter fiel a si própria, e como acaba por perceber o porquê de Liam MacLeod age da maneira que age no fim do livro.

A minha parte favorita do livro foi o passeio e a patinagem no gelo, foi tão bem descrito que conseguia visualizar completamente tudo o que se passava e adoro episódios que se passam na neve.

Em conclusão, um bom livro, curto, mas que proporciona uma leitura agradável.