cro

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

[Livro] A Viajante, de Diana Gabaldon

 Ler em Português      Read in English


Título em Português:A Viajante
Série: Outlander #3
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Casa das Letras
Páginas: 824
Data de Publicação: 26 de Agosto de 2014

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
«Estava morto. No entanto, o seu nariz palpitava dolorosamente, coisa que lhe era estranha, dadas as circunstâncias.» Assim começa o terceiro livro da série OUTLANDER, em que ficamos a saber que, afinal, Jamie Fraser não morreu no campo de batalha de Culloden. De volta ao século XX, Claire fica em choque com a notícia de que Jamie está vivo, mas, muito mais que isso, fica radiante. Ouvimos a história de Jamie, como ele mudou, tentando alcançar uma vida a partir dos pedaços da sua alma e do país que deixou para trás, e o breve relato de Claire sobre os 20 anos que passaram desde que o deixou em Culloden, enquanto Roger MacKenzie e Brianna, filha de Claire e Jamie, se aproximam das pistas do passado, numa busca incessante por Jamie Fraser. Será que o podem encontrar? E se o conseguirem, Claire voltará para ele? E se ela o fizer… o que se sucederá? Dos fantasmas de Samhain nas terras altas da Escócia para as ruas e bordéis de Edimburgo, do mar turbulento e das aventuras nas Índias Ocidentais, percorremos páginas de história repletas de revolta, assassínio, vodo, fetiches, sequestros, e um sem-número de inúmeras aventuras. Por detrás de todas elas, porém, jaz a questão de Jamie: «Quereis vós levar-me, Sassenach? E arriscar o homem que sou em prol do homem que era?»


Opinião:
No primeiro livro da série, Jamie e Claire conhecem-se e apaixonam-se. No segundo, separam-se. No terceiro, dá-se o reencontro deste nosso casal.

20 anos passados, e Claire descobre que Jamie está vivo, contra todas as possibilidades. E põe-se a questão: deve a Claire voltar à Escócia de há 200 anos através das pedras, ou deve manter-se no século XX com a filha de ambos, Brianna?

Spoiler alert: Claire volta, claro. Ainda que ela não esperasse que Jamie tivesse casado novamente, a pior coisa foi que ele casou com...a Laoghaire! O horror! Continua tão horrível como no primeiro livro. O Jamie não lida da melhor maneira ao deixar que a Claire descubra que ele é casado com a Laoghaire antes de ele falar com ela. Um episódio do livro bastante interessante, sem dúvida.

Gostei bastante de ler sobre o reacender do romance de Jamie e Claire. Eles voltam a conhecer-se, a falar, a mostrar o que aconteceu e a mostrar especialmente que já não são exactamente as pessoas que eram há 20 anos.

Não vou falar muito da história, apenas que gostei imenso do seu desenrolar, com a Claire e o Jamie a reencontrarem-se, com o Fergus a voltar a aparecer, e alguns negócios menos legais a ocorrerem no fundo. A história da Brianna e do Roger também vai tendo o seu interesse, ainda que seja só mais desenvolvida no próximo livro (levanta apenas uma ponta do véu).

O livro manteve-se ao nível do anterior, com aventuras e romance, e uma história que me continua a prender intensamente. Estas são personagens que despertam aquela necessidade extrema de querermos sempre saber o que vai acontecer a seguir e, por isso, esta série está a ser lida de seguida, sem nunca me deixar cansada das suas peripécias.


terça-feira, 1 de novembro de 2016

Pôr as Mãos na Massa [Novembro]


 Ler em Português      Read in English

Como foi o vosso Outubro? Muitas leituras e idas ao cinema? Festejaram o Halloween? O nosso festejo foi ir ao cinema ver vo Doctor Estranho, por isso já sabem que teremos a crítica do filme este mês :) Como é costume, temos um desafio no Goodreads relativo a este mês, no qual podem participar inscrevendo-se aqui . Temos mais uma novidade, também no Goodreads, que involve fazermos uma leitura conjunta entre os membros do grupo e o livro do mês de Novembro é o As Gémeas Gelo, de S.K. Tremayne, e vocês podem-se juntar a nós aqui :)

O que se fez em... Outubro

[Qual o mais delicioso?] Persépolis

Carla D.

Joana V.

Propostas para... Novembro


Carla D.
  • [Livro] Acheron, de Sherrilyn Kenyon
  • [Livro] Hopebreaker, de Dean F. Wilson
  • [Livro] The Art of Being Normal, de Lisa Williamson
  • [Livro] Príncipe Caspian, de C.S. Lewis
  • [Filme] Scream, de Wes Craven
  • [Filme] Zootrópolis, de Byron Howard e Rich Moore
  • [Filme] Doutor Estranho, de Scott Derrickson

Joana V.
  • [Livro] A Viajante, de Diana Gabaldon
  • [Livro] Tambores de Outono, de Diana Gabaldon
  • [Livro] The Fiery Cross, de Diana Gabaldon
  • [Livro] Os Bridgertons Felizes para Sempre, de Julia Quinn
  • [Filme] Zootrópolis, de Byron Howard e Rich Moore
  • [Filme] Doutor Estranho, de Scott Derrickson


domingo, 30 de outubro de 2016

[Livro] Doctor Who: The American Adventures, de Justin Richards

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Doctor Who: The American Adventures
Série:--
Autor(a):Justin Richards
Editora: Penguin Books
Páginas: 192
Data de Publicação:25 de Outubro de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Travel through time and space with the Twelfth Doctor in these six brand new adventures, set in a host of locations across the US and eras from throughout US history. An invisible spacecraft turns up at the Battle of New Orleans, an alien presence is detected at the 1944 D-Day landings, and ghosts take over New York's subway tunnels as they're being dug in the early 1900s...
Filled with mystery, excitement and the Doctor's trademark wit, these timeywimey stories will delight any Doctor Who fan.
~ Recebemos este eArc via NetGalley. Obrigada! ~

Opinião:
Quem me conhece sabe que sou uma super fã de Doctor Who, full Whovian. Não fosse está a minha série favorita! Por essa razão, qualquer coisa relacionada com esta série me desperta a curiosidade e interesse. Eu já tenho alguns livros dedicados a está série em casa, mas - por alguma razão que não sei explicar - ainda não os li. Recebi este livro a partir do NetGalley e não poderia estar mais feliz e entusiasmada.

Esse deve ter sido o meu primeiro erro. Este livro foi a maior desilusão deste ano. Doctor Who: The American Adventures é mais um conjunto de contos (contando peripécias do Doctor pela América) do que uma estória completa, por assim dizer. Em nada têm em comum os vários contos, excepto o Doctor ser a personagem central e se passar em parte diferentes da América.

Posso dizer que não gostei do livro. Todos os contos foram aborrecidos. O Doctor não era o Doctor - e tanto pela capa como pela descrição estamos a falar do 12th Doctor, o Doctor do Peter Capaldi, e nada tem a ver com a essência deste Doctor. Para mim, esta personagem não é o Doctor. Nunca o consegui ver como tal.

Não tenho muito mais a dizer sobre este livro. Li-o até ao final com a esperança que algures naquelas paginas o verdadeiro Doctor surgisse e/ou as aventuras se tornassem interessantes. Nada disso aconteceu. Uma pena.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

[Livro] A Vingança de Lorde Eberlin, de Julia London

 Ler em Português      Read in English


Título em Português:A Vingança de Lorde Eberlin
Série: The Secrets of Hadley Green #2
Autor(a): Julia London
Editora: Quinta Essência
Páginas: 328
Data de Publicação: 27 de Setembro de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Inglaterra, 1808 - De novo em Hadley Green após quinze anos, o jovem Tobin Scott, agora Lorde Eberlin, tem apenas um objetivo em mente: vingar a morte do pai, acusado injustamente de roubar as joias fabulosas dos Ashwood. Mas quando se vê do outro lado da rua em relação ao objeto do seu ressentimento, o plano pacientemente preparado toma um rumo surpreendente. Lily Boudine, condessa de Ashwood, já não é a menina que ele recordava, é uma bela mulher que está a fazer o possível por restituir à propriedade da família o seu antigo esplendor. Convencida da inocência de Joseph Scott, ela propõe a Tobin unirem forças para encontrar as famigeradas joias e restaurar a honra do seu pai. Em breve, porém, a paixão entre os dois incendeia-se, e um novo segredo chocante vem lentamente ao de cima...
Em 1793, um homem pagou com a vida por um crime que provavelmente não cometeu. Anos mais tarde, o mistério de Hadley Green continua sem solução.


Opinião:
Começo por dizer que (ainda) não li o primeiro livro da série, e apesar de saber que a história anterior era de personagens que aparecem via carta no livro, não fez muita diferença.

Não sou muito fã de livros sobre vingança, mesmo que estes acabem por acabar com essa mesma vingança ao juntar o casal. Neste caso, como podem ver pela sinopse, Tobin acredita que a culpa da morte do seu pai tem tudo a ver com Lily Boudine que, com cerca de 8 anos, disse ter visto o pai de Tobin na noite em que as jóias de Ashwood foram dadas como roubadas.

A parte que mais me interessou no livro foi o mistério das jóias. Esse mistério (que não acaba neste livro) foi o que me conseguiu prender mais, pois achei que o romance foi um pouco fraco e, sinceramente, não gostei muito das personagens principais.

Achei que a vingança de Tobin era exagerada e não gostei da maneira como ele a realizou, (concordando aqui com Lily), pois ele põe em causa não só a propriedade dela, mas a vida de todos os que de alguma maneira subsistiam através dela. Só quando Lily lhe põe à frente do nariz que o que ele está a fazer afeta mais pessoas que só ela, é que ele toma medidas de modo a ajudar aqueles que de outra maneira perderiam o seu modo de subsistência.

O romance não foi muito bem desenvolvido, gostaria de ter visto mais disso e menos da vingança.
Não é um mau livro, mas não irá agradar a todos. Vou ler o próximo porque quero saber o que vai acontecer ao mistério das jóias e o que acontecerá com a personagem que conhecemos nos últimos instantes do livro.


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

[Filme] Annabelle, de John R. Leonetti

 Ler em Português      Read in English



Título em Português: Annabelle
Realização: John R. Leonetti
Argumento: Gary Dauberman
Elenco Principal: Ward Horton, Annabelle Wallis, Alfre Woodard
Ano: 2014 | Duração: 1h39mins
Sinopse:
Assustou-nos a todos em "The Conjuring –A Evocação", mas este é o lugar onde tudo começou para Annabelle.
"Annabelle" começa antes do mal ter sido libertado. John Form encontrou o presente perfeito para a sua esposa grávida, Mia, uma boneca antiga, com um vestido branco de casamento. Mas a alegria de Mia com Annabelle não dura muito tempo. Numa noite horrível, a casa é invadida por membros de um culto satânico que atacam violentamente o casal. Mas sangue derramado e um rasto de terror não é tudo o que deixaram para trás. Os membros do culto invocaram uma entidade tão maléfica que nada do que fizeram pode comparar-se à entidade maligna que é agora Annabelle.

Opinião:
Annabelle foi a maior desilusão dos últimos tempos no que toca a filmes de terror. Para ser sincera, eu já estava à espera, porque já tinha ouvido e lido críticas fracas em relação ao filme, mas mesmo assim, não estava à espera de algo tão fraco.

A boneca Annabelle deixou-me curiosa no filme The Conjuring (filme que adorei e podem ler a crítica aqui), mas quando cheguei ao filme dedicado a ela foi a coisa mais aborrecida, sem um pingo de terror/assustador e, confesso, quase que adormeci - o que é um péssimo sinal para qualquer filme, mas ainda pior para um filme de terror. E o Annabelle, a meu ver, perde imenso por não ter sido realizado pelo mesmo realizador do The Conjuring, James Wan. Este realizador tem uma capacidade extraordinária de trabalhar o suspense, terror e a instabilidade sem ser óbvio ou recorrer ao gore.

Já John R. Leonetti não tem a mesma capacidade e arruinou este filme, mas, sejamos honestos, a culpa não é só dele, uma vez que o argumento era super cliché, sem interesse e pouco aterrador.

Uma desilusão total e não entendo como este filme ter uma sequela em 2017 que não contará com Leonetti na realização, mas o argumento continua ao encargo de Gary Dauberman.