cro

quarta-feira, 8 de junho de 2016

[Livro] A Caminho do Altar, de Julia Quinn

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: A Caminho do Altar
Série: Bridgertons #8
Autor(a): Julia Quinn
Editora: Edições Asa
Páginas: 400
Data de Publicação: 10 de Maio de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Gregory Bridgerton procura a sua alma gémea. Acredita fervorosamente no amor verdadeiro, por isso não tem dúvidas de que saberá reconhecer a mulher da sua vida com facilidade. E, de facto, ao conhecer Hermione Watson, o jovem fica rendido. Mas, oh... que tragédia!, a estonteante Hermione está apaixonada por outro. É aí que entra Lucy Abernathy, a melhor amiga dela, sempre disposta a ajudar. Mesmo quando percebe que ela própria sucumbiu ao incurável romantismo de Gregory. Infelizmente, existe um outro “mas”... Pois Lucy está noiva, e tenciona colocar a honra acima dos seus sentimentos. Quanto a Gregory, no momento em que finalmente compreende que os desígnios do coração são mais intrincados do que pensava, já a sua amada vai a caminho do altar. Será que é demasiado tarde?

Opinião:
Chegámos ao fim da colecção dos Bridgertons. Esta família vai deixar saudades.

Este livro deixou algo a desejar na maioria do tempo, apesar de ser bom voltar a ver personagens que se tornaram tão queridas para mim ao longo do tempo. Aqui, Gregory, o homem mais novo dos irmãos Bridgertons (Hyacinth é a mais nova de todos os irmãos), anda à procura do amor que todos os seus familiares conseguiram encontrar. E pensa que quando isso acontecer, vai ser como se um raio o atingisse e puff!, ele e a sua apaixonada seriam felizes para sempre. Claro que não é isso que acontece, e foi muito interessante ver a mudança de perspectiva do Gregory, da Hermione e da Lucy, as três personagens que estão mais interligadas no livro.

Adorei rever Kate e ver que ela continua a mesma, com o mesmo humor e carisma que sempre a caracterizaram. É um prazer rever personagens como ela, o Anthony, e todos os Bridgertons, mas especialmente a mãe de todos eles, a nossa querida Violet.

É uma crítica pequenina porque não tenho muito mais a dizer. Estava à espera de algo mais, tendo em conta que era o último livro da série mas não foi, de todo, mau. Foi divertido, com tiradas inteligentes e, para ser sincera, foi diferente. A minha parte favorita foi o final – 9, uau!




domingo, 5 de junho de 2016

[Filme] Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004), de Michel Gondry

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: O Despertar da Mente
Realização: Michel Gondry
Argumento: Charlie Kaufman, Michel Gondry, Pierre Bismuth
Elenco Principal: Jim Carrey, Kate Winslet, Tom Wilkinson
Ano: 2004 | Duração: 1h 48mins
Sinopse:
Um casal tenta recuperar a sua relação apagando as más recordações do passado, através de uma técnica inovadora, mas algures a meio do processo as coisas complicam-se.

Opinião:
Lembram-se que quando escrevi a crítica de Anomalisa disse estar curiosa sobre o filme por causa do Charlie Kaufman? Bem, O Despertar da Mente é a verdadeira razão, considerando que o argumento deste filme foi escrito por Kaufman.

Vi este filme várias vezes, e voltei a vê-lo há poucos dias, e o mais incrível é que continua a fascinar-me. Para ser honesta, não me sinto capaz de escrever sobre este filme e como me afecta. Eu adoro-o. Além de estar fantasticamente editado, o que mais adoro é o guião, porque penso verdadeiramente que é maravilho. Charlie Kaufman é brilhante e tem uma maneira genuína de lidar e trabalhar com a emoção humana, sobre a condição humana e todos os tipos de interacção humana que possamos pensar.

Não me lembro em que crítica escrevi isto, mas eu acredito verdadeiramente que que as memórias (boas ou más) moldam-nos e eu não consigo deixar de estar fascinada com a nossa mente e o nosso cérebro. O Joel tenta apagar as memórias da sua namorada, Clementine, por desprezo, dado que ela o tinha feito também. Mas a nossa mente não domina o nosso coração, e eles tentaram esquecer-se um do outro mas, no fim, foram atraídos um ao outro.

Eu sei que esta crítica não diz muito sobre o filme e o seu enredo, mas eu sinto-me incapaz de falar mais sobre ele, sem fazer spoilers e o estragar para vocês, por isso...Por favor, se nunca o viram, vão vê-lo! Se já o viram, voltem a vê-lo, porque de todas as vezes que o fizerem, irão reparar em algo diferente.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pôr as mãos na massa [Junho 2016]


 Ler em Português      Read in English

Com inicio de mais um mês, aqui estamos com a nossa rubrica mensal. Foi um mês mais complicado para gerir material para colocar aqui no blog (falta de tempo é uma coisa tramada), mas o blog não vai ficar esquecido, ainda que possamos diminuir alguma frequência de publicações. :)

O que se fez em...Maio

[Qual o mais delicioso?] Eve e as trevas

Carla D.

Joana V.

Propostas para... Junho

Carla D.
  • [Filme] Macbeth, de Justin Kurzel
  • [Filme] O Despertar da Mente, de Michel Gondry
  • [Livro] Ash, de Malinda Lo
  • [Livro] Immortal's Spring, de Molly Ringle
  • [Livro] The Complete Persepolis, de Marjane Strapi

Joana V.
  • [Livro] A Caminho do Altar, de Julia Quinn
  • [Livro] Capricho de Veludo, de Loretta Chase
  • [Livro] Uma viscondessa fascinante, de Jennifer Haymore
  • [Livro] As piores intenções, de Elizabeth Hoyt
  • [Livro] O Baile de Máscaras de Joanna Taylor

segunda-feira, 30 de maio de 2016

[Livro] A Court of Mist and Fury, de Sarah J. Maas

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: --
Série: A Court of Thorns and Roses #2
Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Bloomsbury USA Childrens
Páginas: 640
Data de Publicação: 3 de Maio de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Feyre survived Amarantha's clutches to return to the Spring Court—but at a steep cost. Though she now has the powers of the High Fae, her heart remains human, and it can't forget the terrible deeds she performed to save Tamlin's people. Nor has Feyre forgotten her bargain with Rhysand, High Lord of the feared Night Court. As Feyre navigates its dark web of politics, passion, and dazzling power, a greater evil looms—and she might be key to stopping it. But only if she can harness her harrowing gifts, heal her fractured soul, and decide how she wishes to shape her future—and the future of a world cleaved in two. With more than a million copies sold of her beloved Throne of Glass series, Sarah J. Maas's masterful storytelling brings this second book in her seductive and action-packed series to new heights.

Opinião:
Finalmente, temos o segundo livro do ACOTAR !!! Yay! Não imaginam o quanto eu estava ansiosa por ler este livro...Podemos dizer que sacrifiquei umas horas de sonho para o ler o mais depressa possível. Este livro merece mais que as 4.5*, mas não chega bem às 5*, digamos que é um 4.75*.

Neste segundo livro, encontramos Feyre, a nossa protagonista, numa posição muito diferente daquela em que esta se encontrava no início do primeiro livro. Muito aconteceu desde Under the Mountain... E eu não quero fazer spoilers, por isso esta crítica é muito difícil!

Apenas digo que Feyre vai ter de lidar com o acordo que fez com Rhysand, o High Lord da Corte da Noite. Já mencionei que adoro noites estreladas e, como já devem ter reparado noutras críticas, tenho uma (grande) queda para “Bad Boys with a heart of gold”?

Se lerem a minha crítica do livro anterior, sabem que fiquei muito intrigada com a personagem deste High Lord. E, apesar de gostar muito do Tamlin no primeiro livro, é com pena que digo que fiquei muito desiludida com ele – apesar de tudo fazer sentido no livro, e se assim não fosse, ir-me-ia sentir muito dividida entre duas personagens de que gostaria bastante.

Que mais posso dizer sem estragar este livro incrível? O Rhys é incrível, os seus amigos também, a Corte dos Sonhos é a melhor coisa de sempre (mesmo com a sua divisão), e houve surpresas e coisas que não esperava de nada que acontecessem.

Termino rapidamente, dizendo apenas que não acredito que o próximo livro só sairá em Maio de 2017, supostamente. Mal posso esperar!




sexta-feira, 27 de maio de 2016

[Filme] Desert Flower (2009), de Sherry Hormann

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Flor do Deserto
Realização: Sherry Hormann
Argumento: Sherry Hormann (written by), Smita Bhide (script revisions), Waris Dirie & Cathleen Miller(novel)
Elenco Principal: Liya Kebede, Sally Hawkins
Ano: 2009 | Duração: 2h
Sinopse:
Baseado na história verídica e best-seller mundial, duma menina somali excisada aos 5 anos, vendida para casar aos 13, e que acabou por se tornar numa supermodelo em Inglaterra, sendo hoje uma porta-voz da ONU contra a excisão feminina.

Opinião:
Eu vi Flor do Deserto pela primeira vez quando saiu para os cinema. Eu tnha que fazer um trabalho de analise para o meu curso, então, decidi rever este filme, porque passados tantos anos ainda estava na minha mente. Ver o Flor do Deserto pela segunda vez foi tão intenso como foi da primeira vez.

Para aqueles que não sabem, Flor do Deserto é sobre Waris Dirie, uma rapariga da Somália que se tornou numa supermodelo em Inglaterra. Quando ela tinha 3 anos foi circuncisada; aos 13 vendida para casar com um homem muiiito mais velho do que ela e aos 38 anos tornou-se na primeira mulher a falar abertamente e em publico sobre a mutilação genital feminina. Ela fugiu da família porque não queria casar com o homem a quem tinha sido vendida, então ela andou pelo deserto sozinha até chegar à cidade onde a avó morava, e foi assim que partiu para Inglaterra.

Lá, ficou a trabalhar na Embaixada da Somália, onde nem sequer saía do edifício, até que um dia algo acontece e todos fogem, ficando Waris para trás. Ela conhece uma rapariga que a ajuda (ainda que no inicio não fosse assim tão simpática para ela quanto isso) e um dia é descoberta pelo fotografo da Princesa Diana.

A meio do filme é quando descobrimos que Waris foi circuncisada e vemos o quão doloroso, não só fisicamente, mas também mentalmente e emocionalmente, para ela. Ela usou a posição dela como Supermodelo para trazer à luz do dia um assunto tão atroz como este. Ela foi a primeira mulher a falar abertamente sobre o assunto e assim se tornou na porta-voz da ONU contra a mutilação genital feminina.

É um filme que vale a pena ser visto, não só porque é feito com uma beleza e carinha extraordinário, mas também porque nos toca a alma.