cro

domingo, 17 de abril de 2016

[Livro] Abandon, de Meg Cabot

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: --
Série: Abandon #1
Autor(a): Meg Cabot
Editora: Macmillan Children's Books
Páginas: 304
Data de Publicação: 1 de Maio de 2011

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Last year Pierce died, just for a moment. And when she was in the space between life and death, she met John: tall dark and terrifying. There's a fierce attraction between them, but Pierce knows that if she allows herself to fall for John she will be doomed to a life of shadows and loneliness in the underworld.

Opinião:
Este livro é estranho. É a impressão com que fiquei, e não estranho no melhor dos sentidos.

É suposto ser de algum modo semelhante à história de Perséfone e Hades (cuja única semelhança, para mim, foi o final do livro), mas tirando a conversa com o senhor que gere o cemitério e gosta muito de aprender sobre divindades ligadas à morte, ao submundo, etc, pouco ou nada há de sugestivo no livro que nos leve a pensar na história dos dois deuses.

Para dizer a verdade, muito pouco ou nada acontece no livro...para tristeza minha. A Meg Cabot é das minhas autoras favoritas de YA e eu tinha altas expectativas para este livro e ficou muito aquém. Não posso dizer que foi um livro mau mas simplesmente foi um livro onde não aconteceu nada e o pouco que aconteceu foi estranho.

Sei que é uma crítica curta, mas num livro onde pouco ou nada acontece, é difícil dizer muito mais, excepto que dado que já tenho os últimos livros da série, os vou ler porque sempre quero ver se melhora qualquer coisa.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

[The Fault in Our Stars] Qual o mais delicioso?

 Ler em Português      Read in English

Voltamos com a nossa rubrica "Qual o mais delicioso?", onde comparamos capas, posters e outros aspectos visuais de livros e filmes. Vamos tornar esta rubrica mais regular aqui no blog por isso esperem mais coisinhas destas no futuro!


Capa mais deliciosa: Sem dúvida, a da esquerda

Porquê?
Carla: The Fault in Our Stars é, e será sempre, um dos meus favoritos. Tenho por habito lê-lo uma vez por ano (coisa que o ano passado não aconteceu por as mais variadíssimas razões, e que vou tentar que não volte a acontecer este ano). E tenho que confessar que fiquei muito contente com a adaptação, que foi das poucas que sentir ser verdadeiramente fiel ao livro (mesmo com uma ou outra mudança, que são sempre necessárias numa adaptação cinematográfica). Mas, o meu amor pela simplicidade e beleza da capa original é imensamente superior à nova capa. É belíssima, também, mas a capa da esquerda, a original, é tão perfeita que não havia necessidade de mexer.

Joana: Foi a Carla que me sugeriu o The fault in our stars e foi das melhores sugestões de sempre. Seguindo essa tendência, como a Carla, prefiro a capa da esquerda, a original, ainda que a capa da direita, igual ao poster do filme, mantenha em si a simplicidade, a ideia das nuvens e a beleza da primeira. São duas capas lindas, mas a primeira é a que me atrai mais.


E vocês, qual a vossa favorita?

terça-feira, 12 de abril de 2016

[Filme] The Book of Life (2014), de Jorge R. Gutiérrez

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: O Livro da Vida
Realização: Jorge R. Gutiérrez
Argumento: Jorge R. Gutiérrez e Douglas Langdale
Elenco Principal: Diego Luna, Zoe Saldana, Channing Tatum
Ano: 2014 | Duração: 1h 35mins
Sinopse:
Nesta celebração da vida, do amor, da música e da família, Manolo, um jovem sonhador, vai até aos confins da terra para provar a sua devoção e conquistar o coração da sua amada Maria


Opinião:
Este foi mais um daqueles filmes em que vi por acaso. Lembro-me dos cartazes quando o filme esteve em exibição, até me chamaram a atenção, mas nunca o suficiente para me fazer ir vê-lo ao cinema.

No entanto, The Book of Life mostrou-se num filme bastante interessante. Um filme que aborda o tema da morte de uma forma bastante interessante, segundo os rituais mexicanos do Dia de los Muertos - uma tradição que já existia na Grécia Antiga. As pessoas faziam comida e iam passar o dia festivamente, partilhando comidas com os entes queridos que já tinham partido deste mundo.

Confesso que o Dia de los Muertos é uma festividade que me fascina. A morte de um ente querido é um momento doloroso, mas não tem que ser uma sombra negra que paira sobre nós o tempo todo. Pode ser um momento de alegria, festejando os momentos e as recordações boas que temos daqueles que já faleceram. E esse é parte da premissa deste filme.

Um grupo de crianças problemáticas que vão a um museu e a guia leva-os por uma porta especial, mostrando e falando sobre esta tradição mexicana. A história de Maria, Joaquin e Manolo é a estória que a guia conta às crianças, através de bonecos. Um aspecto que achei muito bem pensado é que quando entramos nesta parte do filme – da estória contada pela guia – as personagens tem o corpo dos bonecos: são de madeira, junções de parafusos e anilhas, pinturas, etc.

Não vou abordar muito a estória em si, porque, sinceramente, não é nada de extraordinário e tem piada assistindo. Mas é um filme divertido, com uma perspectiva diferente, que mostra uma tradição que apesar de ser já alargada é, possivelmente, pouco conhecida num aspecto geral. É um filme cheio de cor, de movimento e alegria - e alguma tristeza também. Em resumo, um bom filme.



sábado, 9 de abril de 2016

[Livro] A Loucura de Lorde Ian Mackenzie, de Jennifer Ashley

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: A Loucura de Lorde Ian Mackenzie
Série: Mackenzies & McBrides #1
Autor(a): Jennifer Ashley
Editora: Topseller
Páginas: 352
Data de Publicação: 14 de Março de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
A maioria das mulheres prestaria atenção aos avisos. Beth decidiu ignorá-los…
Por toda a sociedade londrina correm rumores de que Lorde Ian Mackenzie é louco, que terá passado a sua juventude num asilo, e que não é de confiança, especialmente com senhoras. Beth é uma jovem viúva, herdeira de uma fortuna, que está outra vez noiva e que deseja voltar a ser tão feliz quanto foi com o primeiro marido. Quando é apresentada a Lorde Ian Mackenzie, este apaixona-se imediatamente e não tem dúvidas de que a quer para si. Procura, então, convencê-la a deixar o noivo e a casar-se consigo. Beth acaba por se deixar seduzir e decide fazer tudo para ajudar Lorde Ian a superar o sofrimento que carrega, devido a um passado tormentoso. A partir de então, só uma coisa faz sentido na vida de Beth… a loucura de Lorde Ian Mackenzie.

Opinião:
Fazendo jus ao nome, o livro tem alguma loucura à mistura, com um enredo que nos faz pensar.

É um romance, sim, mas com mistério e um toque de policial à mistura – e diga-se, houve coisas que só descobri mesmo quando a autora o especificou, o que é bom.

Ian, a nossa personagem masculina principal passou por muitas provações ao longo da sua vida, e por essas mesmas razões sentimo-nos atraídos por ele e queremos protegê-lo, mesmo que seja um homem gigante com vários irmãos a cuidar dele.

Beth é uma personagem um pouco diferente, forte mas maleável ao mesmo tempo. Não se senti muito próxima da personagem, mas achei-a querida e amorosa, de qualquer maneira. Era ideal para o Ian.

A minha personagem favorita foi, sem sombra de dúvida, a Isabella, mal posso esperar para ler o livro dela e do Mac, onde espero que este casal possa resolver as suas diferenças.

Os irmãos de Ian são muitos protectores e nem todos gostam da Beth e têm medo que ela estrague o precoce equilíbrio em que ele se encontra. As histórias dos irmãos parecem ser mais interessantes que as do Ian, para ser sincera.

Gostava que tivesse sido um pouco mais divertido, menos pesado, que não mostrasse um amor instantâneo puramente com base no físico (que não se desenvolveu de desejo para amor, mas literalmente foi “amor à primeira vista”), ficou um pouco aquém das expectativas.

Se não leio um livro deste género em 1, 2 ou 3 dias, no máximo, é porque não me agradou muito – demorei uma semana a lê-lo. A melhor coisa do livro foi que me deixou a querer ler as histórias dos outros irmãos.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

[Filme] Anomalisa (2015), de Duke Johnson & Charlie Kaufman

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Anomalisa
Realização: Duke Johnson & Charlie Kaufman
Argumento: Charlie Kaufman
Elenco Principal: David Thewlis, Jennifer Jason Leigh, Tom Noonan
Ano: 2016 | Duração: 1h 30mins
Sinopse:
Michael Stone, marido, pai, e respeitado autor de «Como Posso Ajudá-lo a Ajudá-los?», é um homem magoado com a mundanidade da sua vida. Numa viagem de negócios a Cincinnati, onde irá falar numa convenção de profissionais de apoio ao cliente, fica fascinado com a possibilidade de escapar ao desespero através de uma modesta vendedora, Lisa, que pode ou não ser o amor da sua vida.

Opinião:
Alguma vez vos disse um o meu tipo de animação favorito é o que usa a técnica de stop-motion? Bem, estou a dizer agora, não estou? Anomalisa estava na minha watchlist não só porque era em stop-motion, mas também porque era realizado por Charlie Kaufman. Para ser sincera, eu não vi muitos filmes de Kaufman, mas ele escreveu um dos meus filmes favoritos - Eternal Sunshine of Spotless Minds. E por essas razões, eu queria muito ver este filme; a nomeação ao Óscar foi apenas uma razão extra.

Kaufman é um génio no que toca à condição humana. Anomalisa tem a mesma vibe que Eternal Sunshine; envolve-nos de tal forma no filme e faz-nos criar ligações com as personagens a um ponto bastante profundo. Nós seguimos a estória de Michael Stone, um homem britânico de meia ideia que vai a Cincinnati a uma conferência onde conhece Lisa.

Deixem-me que vos diga, mas no início, o facto de TODAS as personagens – excepto Lisa e Michael – terem a mesma voz era enervante. Não interessava se era uma personagem feminina ou masculina, se jovem ou velho; todas elas foram dobradas pelo mesmo homem. Eu não gostei inicialmente, mas, então, começou a fazer sentido e fazia parte da estória. E de fato foi bastante inteligente.

Anomalisa é especial; é uma anomalia. Mas eu tenho que dizer que fiquei um pouco desapontada; não foi o que eu estava à espera, ou se calhar tinha expectativas demasiado altas. Ainda assim, eu recomendo este filme, porque é feito de forma belíssima e é incrível. Eu li algures que a cena de sexo demorou dois anos a fazer. Tens mesmo que amar algo profundamente para se forcar desta forma no trabalho, e Anomalisa é uma obra de arte e amor.




terça-feira, 5 de abril de 2016

[Livro] Mer-Charmer, de Amy Bearce

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: --
Série: World of Aluvia #2
Autor(a): Amy Bearce
Editora: Curiosity Quills Press
Páginas: 219
Data de Publicação: 9 de Maio de 2016


Sinopse:
Fourteen-year-old Phoebe Quinn is surrounded by magic, but she can’t muster any of her own. Her sister is a fairy keeper. Her best friends are merfolk. And all she does is dishes and housework. When Phoebe finds out a terrible sea creature is awakening that preys upon the peace-loving merfolk, she becomes determined to help them, even though it means going with Tristan and Mina to their home deep in the sea. Beneath the waves, Phoebe learns she’s more like her sister than she realized. The merfolk are drawn to her, and she can sense the magic of the sea all around her. Magic is finally at her fingertips, but that’s precisely why the stirring dark power under the waters decides it wants her most of all. Now she must not only help the peaceful merfolk escape this ancient enemy, she must master her out-of-control powers. If she fails, she will die and darkness will rise and enslave the merfolk once more. But embracing her full power could cost her the very people she loves the most.

~ Recebemos este eARC directamente da editora Curiosity Quills. Thank you! ~
Opinião:
O primeiro livro desta série não foi nada de extraordinário, mas deixou-me curiosa o suficiente para querer ler o segundo – e ainda bem que o fiz, pois este foi melhor que o primeiro.

Enquanto que no primeiro livro tínhamos a história de Sierra, aqui temos a história da sua irmã mais nova, Phoebe. Esta jovem foi muito maltratada no primeiro livro, e mexia especialmente com o leitor pois ela era uma (na altura) criança, muito querida e amorosa, que não fazia mal a uma mosca. Agora, e com a ajuda da sua irmã e dos jovens Tristan e de Mina, a irmã deste, Phoebe aprendeu a lidar melhor com o mundo e tornou-se muito próxima de Tristan e Mina, duas sereias (um tritão e uma sereia talvez mais politicamente correcto?).

Tristan tinha-a salvo no livro anterior e um romance começa a desenvolver-se (tardiamente) entre estas duas personagens. Enquanto que Sierra tinha magia (a sua ligação com as fadas – que é explorada no primeiro livro), Phoebe sempre se sentiu um pouco à parte da família e dos amigos, pois não tinha qualquer forma de magia – ou assim se pensava.

Se leram o primeiro livro, sabem que o namorado de Sierra, o fauno Micah, consegue sentir fragâncias que distinguem pessoas com capacidades mágicas. Neste livro aprendemos que, quando conheceu Phoebe, Micah sentiu um breve cheiro a mar, mas tinha-o relacionado apenas com a magia temporária que os amigos da jovem partilhavam com ela durante os breves instantes que lhe permitiam respirar debaixo de água. Depois de circunstâncias extraordinárias que não irei desenvolver (se não conto a história toda), percebemos que Phoebe sempre tem alguma magia ligada aos oceanos.

Todo o livro revolve à volta do problema que o povo do mar tem – os seus poderes diminuem e há a possibilidade de um antigo monstro estar a voltar à vida depois da libertação de poder e energia que Sierra e as fadas causaram no primeiro livro. Ora, isto parece confuso, não é? Se houve uma libertação de energia e o monstro dos mares a consegue captar, porque não o povo do mar? Pois estes foram perdendo a sua capacidade de absorver e aproveitar a magia que lhes pertencia depois de serem escravos dos humanos durante dezenas de anos.

Phoebe, com a sua magia agora descoberta e outras peripécias, decide ajudar Tristan e o seu povo, pois quer corrigir o mal que o ser humano lhes fez e quer, acima de tudo, agradecer a Tristan e a Mina a sua ajuda pelo seu salvamento das mãos de um homem asqueroso. Mas o povo do mar, com razões justificadas, tem medo que Phoebe os queira enganar e escravizar, e ela quase perde a vida ao tentar prová-los errados. É aqui que toda a aventura acontece, nas profundezas do oceano, com templos destruídos e abismos escuros.

Não vou desenvolver mais o enredo do livro, mas digo apenas que a sua história e a resolução dos problemas está muito bem pensada e acaba por trazer aos leitores, se não o fim que se queria, um fim com que nos contentamos alegremente.

Enquanto que no primeiro livro fiquei um pouco de pé atrás com a escrita que me parecia demasiado juvenil, neste já não me incomodou e deixou-me a querer saber o que ia sempre acontecer no capítulo seguinte. Foi uma história cheia de aventura e um romance muito suave e querido. Ainda bem que continuei a série.




SOBRE A AUTORA/ABOUT THE AUTHOR:

Amy writes stories for tweens and teens. She is a former reading teacher with a Masters in Library Science. As an Army kid, she moved eight times before she was eighteen, so she feels especially fortunate to be married to her high school sweetheart. Together they’re raising two daughters and are currently living in Germany, though they still call Texas home. A perfect day for Amy involves rain pattering on the windows, popcorn, and every member of her family curled up in one cozy room reading a good book.

Find Amy Bearce Online: