cro

sábado, 27 de fevereiro de 2016

[Filme] Deadpool (2016), de Tim Miller

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Deadpool
Realização: Tim Miller
Argumento: Rhett Reese Paul Wernick (argumento), Fabian Nicieza & Rob Liefeld (personagem)
Elenco Principal: Ryan Reynolds, Morena Baccarin, T.J. Miller
Ano: 2016 | Duração: 1h 48mins
Sinopse:
Depois de ter sido sujeito a uma experiência clandestina que o deixa com o poder de cicatrização acelerada, Wade Wilson adopta o alter ego Deadpool. Armado com as suas novas habilidades, além dum negro e retorcido sentido de humor, Deadpool persegue o homem que quase destruiu a sua vida.

Opinião:
Não é novidade para ninguém que sou uma grande fã da Marvel: quer estejamos a falar do Cinematic Universe (incluindo as séries) ou dos comics. Por esse razão, era imperativo ver Deadpool o quanto antes.

Eu consigo entender que algumas pessoas não gostam do filme, mas acho que parte delas deve-se ao facto de que não conhecem a personagem e estão à espera de algo mais próximo dos filmes que temos tido da Marvel: Captain America, Thor, Avenger e etc. Vamos esclarecer isto: Deadpool não é um super-herói! Inicialmente foi criado, até, para ser vilão, mas teve tanto sucesso que decidiram inclui-lo no lado dos “bonzinhos” - mas ele nunca se tornou verdadeiramente num herói. Ele é um mercenário tagarela! Ajuda os heróis, mas a forma como o faz é bastante duvidosa.


Wade Wilson, ou Deadpool, é a única personagem deste universo que sabe que é uma personagem. Já nos comics ele quebra completamente a fourth Wall e fala directamente com o leitor, goza consigo próprio, com as outras personagens, com a editora e com os próprios artistas que o criam… E isso está bastante visível no filme, começando logo pelo opening - que está fantástico. Deadpool fala connosco o tempo todo, controla a forma como o filme nos é mostrado e até altera a nossa perspectiva.

Não sou grande fã do Ryan Reynolds, mas ele conseguiu manter Deadpool como um filme, e uma personagem, interessante (e deixar para trás a desgraça que foi como Green Lantern há uns tempos). E eu posso dizer, com todas as letras, que adorei o filme. É divertido, uma lufada de ar fresco nos filmes de super-heróis, tem o seu quê de romântico e uma pitada de dramatismo. Tem todos os ingredientes para se tornar num filme extraordinário. Mas atenção: não é um filme fácil de digerir, pois é um filme violento, tanto visualmente como em termos de linguagem. Se se ofendem com facilidade, não gostam de violência, sangue, palavrões e alguma ordinarice – este filme não é para vocês. Tenham a mente aberta porque Deadpool é um caso particular de awesomeness! E preparem-se para a quantidade imensa de referências pop e todos os easter eaggs!!


PS – esperem até ao final dos créditos porque há um miminho, como de costume, com qualquer filme da Marvel! :)


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

[Livro] Sonho de Cetim, Loretta Chase

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Sonho de Cetim
Série: The Dressmakers #2
Autor(a): Loretta Chase
Editora: Chá das Cinco
Páginas: 304
Data de Publicação: 15 de Janeiro de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Uma inocente de olhos azuis por fora, mas um feroz tubarão por dentro, a modista Sophia Noirot até conseguiria vender areia a beduínos. Vender os deslumbrantes vestidos da Maison Noirot a damas nobres é um pouco mais complicado, especialmente porque um recente escândalo de família criou um inimigo que, por acaso, é um dos líderes da sociedade da moda. Transformar o escândalo numa lucrativa vantagem para a boutique requer todo o talento de Sophia, deixando-a com pouca paciência para o devasso Earl de Longmore. Este idiota desajeitado não consegue ter mais do que uma ideia na cabeça, e ultimamente tem estado apenas loucamente fixado em despir Sophia! No entanto, quando a irmã de Longmore, a cliente mais rica e mais adorada da boutique, foge da cidade, Sophia não pode deixar Earl procurá-la sem ajuda. Numa demanda escaldante com o único homem ao qual não resiste, Sophia deixa-se levar pela tentação do desejo...

Opinião:
Este é o segundo livro das irmãs Noirot. Enquanto no primeiro seguimos a história de Marcelline, aqui vamos seguir a história de Sophia, uma história sobre a qual o primeiro livro ditou o mote.

Sophia (e isto calcula-se desde o primeiro livro) vai ficar com o melhor amigo do Duque de Clevedon, o Earl de Longmore – não me digam que é spoiler porque lê-se a sinopse e sabe-se logo.

Sophia (ou Sophy) tem um jeito especial com as palavras, e é por isso que é ela que faz as descrições dos vestidos da Maison Noirot, é ela que lida com os jornalistas e é ela que se infiltra nos bailes e ocasiões sociais sem ser descoberta – porque todas as mulheres Noirot sabem esconder-se ou fazerem ver-se.

Quando Clara, a irmã do Earl, decide que está farta da sua vida, ela e a sua fiel criada fogem e Longmore decide recorrer às irmãs Noirot para o ajudarem. As costureiras ouviam os problemas de Clara e não querem, de todo, que a sua mais fiel (e rica) cliente desapareça. Sophy é então incumbida de ajudar Longmore e estes partem numa aventura para tentar descobrir Clara antes da sua reputação ser completamente destruída – uma jovem rica e bem-parecida não passa despercebida.

Gostei imenso das diversas descrições dos vestidos de Sophia (talvez até mais do que dos vestidos de Marcelline), desde roupas elegantes e quase decadentes, a fatos simples e que a faziam passar despercebida. Sophy sempre se fez passar por uma mulher conhecedora do mundo, mas à medida que Longmore a começa a conhecer melhor, percebe que não é bem assim.

Numa das suas paragens onde esperavam que Clara estivesse, Sophy e Longmore vão visitar a tia deste último que reconhece de alguma maneira Sophia, o que desperta ainda mais a atenção do Earl. As mulheres Noirot escondem com elas segredos que não querem, de todo, que venham ao de cima.

Sinceramente não há muito a dizer sobre o livro, temos tiradas sarcásticas e irónicas das duas personagens principais, alguns momentos mais românticos (mas poucos), alguma aventura e pouco mais. Como já disse, a melhor parte, para mim, teve a ver com os vestidos, um guarda-roupa digno de mencionar.

Achei a história de Sophia e de Longmore mais fraca que a do primeiro livro mas ainda assim interessante. Irei com certeza ler o terceiro livro (a história da terceira irmã, Leonie Noirot) até porque é o que mais me atrai por saber tão pouco sobre esta irmã.


Sedução de Seda (The Dressmakers#1) (Joana)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

[Resultado - Especial Aniversário] CoolBooks | Egoísta

Antes de mais nada queremos agradecer à CoolBooks por ter apoiado este passatempo com um exemplar digital de Egoísta, mas também a todos os que participaram. Estivemos a verificar todas as entradas e temos pena em dizer que várias foram eliminadas por ou não cumprirem as regras ou por as respostas se encontrarem erradas.

Tivemos 24 participações válidas e segundo o random.org quem vai receber este exemplar é:


23. Maria de Fátima (...) Gonçalves, de Viana no Castelo

Muitos parabéns à vencedora e esperemos que goste do livro. Irá receber um email nosso ao qual terá 48 horas para responder, ou iremos sortear umx novx vencedorx. :)

[Resultado - Especial Aniversário] Chiado Editora | Os Relógios Mágicos

Um muito obrigada pelo apoio da Chiado Editora que tornou possível este passatempo. Estivemos a sortear um exemplar do livro "Os Relógios Mágicos" e hoje estamos aqui para revelar quem teve a sorte de vir a receber este menino em casa. :D Estivemos a verificar todas as entradas e temos pena em dizer que várias foram eliminadas por ou não cumprirem as regras ou por as respostas se encontrarem erradas.

Tivemos 32 participações válidas e segundo o random.org quem vai receber este exemplar é:


19. Bárbara Tomé (...) Castro, de Vila Nova de Gaia

Muitos parabéns à vencedora e esperemos que goste do livro. Irá receber um email nosso ao qual terá 48 horas para responder, ou iremos sortear umx novx vencedorx. :)

[Resultado - Especial Aniversário] Editora Self | A Vida Contada de A.J. Fikry

Um grande obrigada à Editora Self por ter apoiado e tornado possível este passatempo, oferencendo um exemplar de A Vida Contade de A.J. Fikry. Estivemos a verificar todas as entradas e temos pena em dizer que várias foram eliminadas por ou não cumprirem as regras ou por as respostas se encontrarem erradas.

Tivemos 59 participações válidas e segundo o random.org quem vai receber este exemplar é:


44. Cláudia Patrícia (...) Fernandes, de Leiria

Muitos parabéns à vencedora e esperemos que goste do livro. Irá receber um email nosso ao qual terá 48 horas para responder, ou iremos sortear umx novx vencedorx. :)


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

[Livro] A prometida do Capitão, de Tessa Dare

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: A prometida do Capitão
Série: Castles Ever After 3#
Autor(a): Tessa Dare
Editora: Topseller
Páginas: 304
Data de Publicação: 18 de Janeiro de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Maddie é bonita e talentosa, pelo que todos esperam que ela se case em breve. Mas Maddie é muito tímida em relação aos homens, além de ter um medo terrível de espaços públicos e multidões.Para se livrar de ter de ir a festas e ser cortejada, ela inventa um noivo imaginário: um capitão escocês de nome MacKenzie, muito apaixonado e dedicado, a quem escreve cartas onde revela os seus mais íntimos desejos e anseios. Aproveitando as prolongadas ausências do capitão, que vive convenientemente longe por causa da guerra, Maddie vai conseguindo escapar à pressão de se apresentar à sociedade.Anos depois, porém, o inimaginável acontece: o capitão, produto da sua imaginação, aparece-lhe em carne e osso. Este capitão Logan MacKenzie é um soldado atraente, mas rude e selvagem. E o pior de tudo é que tem na sua posse as cartas de Maddie, aquelas que ela escreveu ao seu noivo fictício, e que contêm segredos inconfessáveis.Agora, o capitão pretende fazê-la cumprir todas as promessas que ela lhe fez e que nunca esperou ter de concretizar…

Opinião:
Gosto dos livros da Tessa Dare. As suas histórias são sempre diferentes e refrescantes – este livro não fugiu à regra.

Madeline Eloise Gracechurch (Maddie, para os amigos e família) é uma rapariga muito tímida e nós reconhecemos que o problema que ela tem é mais que a timidez que a família entende que ela tem – Maddie é agorofóbia. Sente-se mal rodeada por multidões (mais que duas ou três pessoas e já conheça a sentir-se encurralada) e por isso uma temporada em Londres, com bailes e mais ocasiões sociais seria a pior coisa que lhe poderia acontecer. O que fazer então? Ora vamos inventar um noivo apaixonado, não acham uma boa ideia?

Maddie cria o Capitão Mackenzie, um escocês que teria conhecido numa praia em Brigthon e que teria ido combater por Inglaterra. Um amor forte e repentino e um noivado prometido, Maddie consegue manter-se durante cinco anos afastada de tudo o que era ocasiões sociais mas a sua consciência começa a pesar-lhe por estar a mentir à sua família que, apesar de tudo, só queria o seu bem.

Com isto, Maddie decide que é altura de matar o Capitão. Uma morte de herói valente, que nos últimos momentos pensou apenas na sua amada que ficava sozinha em Inglaterra. Maddie faz até luto pelo seu amor (imaginário) morto e a família deixa-a ser solteira porque acha que ela está verdadeiramente de luto pelo capitão. A mentira foi tão bem orquestrada que um tio de Maddie que vivia na Escócia lhe deixa um castelo com terras, para onde ela vai ver com uma tia sua de quem muito gosta.

O problema reside, para mim, numa só coisa: quem mandou à Maddie contar mesmo tudo nas suas cartas? Sim, porque ela enviava as cartas para algum sítio e contava ao capitão tudo o que ia acontecendo na sua vida (também enviava umas a ela própria que serviam para mostrar como resposta do seu apaixonado). Gostei muito da maneira como ela escrevia as cartas e, mesmo não os tendo nos livros, conseguia perfeitamente imaginar os desenhos que ela fazia nas margens, desenhos esses referidos várias vezes:

Meu caro imaginário Capitão MacKenzie, não és real nem nunca o serás. 
Eu, por outro lado, sou uma verdadeira e eterna tola. 
Deixo-te este desenho de um caracol.

Caracol, sim, porque o grande talento de Maddie era desenhar animais (e uma das partes mais giras do livro inclui lagostas!).

Tudo muda quando, um dia, está Maddie a observar as ditas lagostas e aparece “um homem, um grande homem” à porta e…não é que o Capitão MacKenzie é real? Bem, não é o que Maddie imaginou mas ele existe…e tem recebido as suas cartas – todas as suas cartas, incluindo as que contavam que Maddie tinha recebido um castelo com terras.

E é aqui que as coisas se tornam mais complicadas. Acabado de chegar da guerra com cinco companheiros que o continuam a ver como o seu líder, o Capitão MacKenzie está decido a fazer tudo o que for preciso para poder dar uma casa aos seus homens...incluindo casar com a rapariga inglesa que lhe escreveu todo o tipo de cartas e que, para sua indignação, o decidiu matar!

Maddie não quer, de todo, perder a sua independência e casar-se com alguém que não conhece mas que a conhece a ela. É querido vermos quão bem o Capitão se lembra dos pormenores que ela contava da sua vida, desde problemas com cremes que a sua tia lhe tinha dado a segredos que mais ninguém sabia. É difícil não querermos saber mais sobre alguém que sabe tanto sobre nós.

A relação deles vai evoluindo e eu gostei particularmente da relação de Maddie com os outros soldados, mostrou um outro seu lado a que de outra maneira não teríamos acesso. Também vamos percebendo a maneira de ser do Capitão e porquê de ele ter chegado ao ponto de ir casar com uma desconhecida. As suas intenções, apesar da chantagem, tornam-se compreensivas e quase altruístas.

Não querendo estragar a diversão do livro para ninguém, acrescento apenas que é um livro muito leve, que me fez rir diversas vezes e que, como os outros livros desta série, traz-nos uma história incomum que nos prende do início ao fim com deliciosos pormenores. Por vezes pode ter uma ou outra resolução apressada mas é algo ultrapassável. Digo ainda que tinha pensado dar apenas 4 estrelas ao livro mas, se um livro me faz rir tanto como este fez e me dá tão bons momentos, merece certamente a sua pontuação final. E acrescento que as lagostas lá fizeram o que a Maddie queria desesperadamente que acontecesse, desde quase o início do livro, viva!


Romance com o Duque (Castles Ever After #1) (Joana)
A Noiva do Marquês (Castles Ever After #2) (Joana)

domingo, 21 de fevereiro de 2016

[Livro] Feitiços de Amor, de Barbara Bretton

Ler em Português Read in English


Título em Português: Feitiços de Amor
Série: Sugar Maple #1
Autor(a): Barbara Bretton
Editora: Quinta Essência
Páginas: 296
Data de Publicação: Outubro 2009

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Parece uma vila bucólica igual a tantas outras, mas esconde um segredo antigo de todos os visitantes… Sugar Maple é uma terra encantada habitada por feiticeiras, fadas, vampiros e outras criaturas mágicas. Chloe Hobbs é a única que não tem poderes especiais naquele lugar onde nada é o que parece.

Chloe é a proprietária da Sticks & Strings, uma popular loja de artigos de tricô. Mas é também a última descendente de uma longa dinastia de feiticeiras com o futuro de Sugar Maple nas mãos. Chloe sabe que tem de se apaixonar para receber os poderes mágicos e continuar a proteger a sua terra natal. Mas, aos 30 anos, ainda sonha com o verdadeiro amor e as amigas decidem lançar feitiços para a ajudar a encontrar o homem dos seus sonhos. O que ninguém esperava era que Chloe se apaixonasse perdidamente por Luke MacKenzie, o polícia destacado para investigar o primeiro crime ocorrido em Sugar Maple e cem por cento humano. Se o amor abre finalmente a porta aos seus poderes mágicos, esses mesmos poderes impedem Chloe de sonhar com um futuro ao lado de Luke… Feitiços de Amor é um romance encantador e inesquecível sobre o poder do amor e a magia dos sonhos.

Opinião:
Acho que a minha fase de gostar de romances já passou. Começo a sentir-me um pouco fatigada porque é sempre tudo a mesma coisa. Logo nas duas primeiras páginas já sabes tudo que se vai passar – quer seja um livro pontuado com fantasia ou não. Ainda assim, Feitiços de Amor conseguiu ser uma leitura agradável.

Chloe é filha de uma feiticeira e de um humano, e dela depende a segurança de Sugar Maple, uma pacata vila turística habitada por seres mágicos de mais variada espécie. Todos esperam que ela consiga manter o feitiço de protecção activo, mas Chloe sai ao pai, não tem poderes mágicos. A esperança reside no facto de que ela venha a ter os seus poderes tal como a mãe, quando se apaixonasse.

Feitiços de Amor não traz nada de novo a este género, mas tem o seu quê de fofo e engraçado. Gostei de Luke, a nossa personagem masculina principal, mas, ao mesmo tempo, achei alguma incoerência na sua personalidade. A autora tenta retractá-lo como o típico polícia de cidade (farto da violência, um tipo fechado e desconfiado), mas Luke durante todo o livro salta entre essa personagem-tipo para o homem com aberto a novas ideias, e ao desconhecido e que se expõe com facilidade. Nada contra isto, até é uma lufada de ar fresco porque tudo o que é homem-polícia neste tipo de romance é sempre o carrancudo e mal com a vida, mas… coerência, por favor. É verdade que há toda a magia no ar que pode ter alguma influência em determinadas acções/escolhas das personagens, mas senti que neste aspecto a personagem tinha um certo grau de bipolaridade.

É uma escrita leve, sem grandes floreados e que se lê com muita facilidade. Foi uma leitura agradável, mais do que estava à espera, e interessante o suficiente para me fazer querer continuar com esta saga.

´