cro

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

[Filme] The Martian (2015), de Ridley Scott

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Perdido em Marte
Realização: Ridley Scott
Argumento: Drew Goddard (argumento), Andy Weir (livro)
Elenco Principal: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig
Ano: 2015 | Duração: 2h 24mins
Sinopse:
Durante uma missão tripulada a Marte, o Astronauta Mark Watney é dado como morto após uma tempestade e deixado para trás pela sua tripulação. Mas Watney sobreviveu e encontra-se preso e só num planeta hostil. Com escassos mantimentos, ele terá que contar com a sua criatividade, inteligência e espírito de sobrevivência para encontrar uma maneira de enviar para a Terra um sinal de que está vivo. A milhões de quilómetros de distância, a NASA e uma equipa de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer Watney de volta, enquanto, simultaneamente os seus colegas de tripulação planeam uma ousada – se não impossível – missão de resgate. Com a revelação destas histórias de incrível coragem, o mundo une-se por uma causa – o seguro regresso de Watney.

Opinião:
Adiei a visualização deste filme até não puder mais porque queria ler o livro primeiro. Não deu e era imperativo ver The Martian, uma vez que a cerimónia dos Óscares decorre já no final deste mês. Tendo em conta isto, não farei qualquer referência à qualidade de adaptação cinematográfica, mas simplesmente como filme.

O enredo é interessante e tinha bastante potencial, mas achei que apenas o último terço do filme interessante. O primeiro terço, como introdução, foi bom, dando-nos um pouco de cada personagem, para as conhecermos melhor e criar empatia, e o último terço foi intenso, emocionante, deixando-nos na ponta da cadeira de tanta ansiedade (mesmo sabendo o final óbvio deste filme). Portanto, a parte central, de quando Mark Watney (Matt Damon) está sozinho em Marte e tem que descobrir como sobreviver numa situação impossível foi um pouco desapontante. A ideia é interessante, e muito provavelmente funciona muito bem num livro, mas em filme achei algo aborrecido porque era demasiado repetitivo. Não menosprezo a situação terrível em que a personagem estava, que achei bastante bem retratada, mas, como disse, um pouco aborrecida.


A interpretação de Matt Damon é interessante, mas até que ponto a nomeação para melhor actor é válida? Sinceramente, não acho que Matt Damon mereça esta nomeação, acredito que haveria papeis mais marcantes e que mereciam mais que The Martian. Em termos de fotografia não há como apontar defeitos. Paisagens extraordinárias do planeta vermelho, mostrando não só a intensidade da solidão de Watney como o homem sozinho num planeta inteiro, mas também as condições áridas de Marte.

Um filme relativamente interessante e com excelente direcção de fotografia, mas que achei que as duas horas e vinte uma demasia.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

[Filme] Carol, de Todd Haynes

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Carol
Realização: Todd Haynes
Argumento: Phyllis Nagy, Patricia Highsmith (livro)
Elenco Principal: Cate Blanchett, Rooney Mara, Sarah Paulson
Ano: 2015 | Duração: 1h58min
Sinopse:
Em Nova Iorque, no início da década de 1950, Therese Belivet (Rooney Mara) trabalha numa loja em Manhattan e sonha com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird (Cate Blanchett), uma mulher sedutora presa a um casamento fracassado. Uma ligação surge entre ambas, levando a que a inocência do primeiro encontro dê lugar a uma relação profunda. Quando o envolvimento de Carol com Therese se torna público, o marido de Carol, Harge Aird (Kyle Chandler) retalia, pondo em causa a sua competência como mãe. Com Carol e Therese a fazerem-se à estrada, deixando para trás as suas respectivas vidas, um confronto vai colocar à prova as convicções de cada mulher sobre si mesma e o compromisso para com a outra. Carol baseia-se no romance de Patricia Highsmith.

Opinião:
Tinha altas expectativas para este filme, e talvez isso explique o porquê da minha classificação final.

Carol é um filme um pouco parado – ou devo dizer um pouco parado demais para o meu gosto. As cenas que vemos no trailer são as mais mexidas e as mais interessantes, com excepção talvez de uma ou outra cena.

Cate Blanchett e Rooney Mara estão muito bem neste filme, um filme que mostra a dificuldade que é fazermos decisões na nossa vida um filme sobre felicidade, a nossa felicidade e a daqueles que amamos acima de tudo. Essa foi a minha parte favorita do filme, porque mostra uma realidade difícil e acaba por nos fazer ver que se não somos felizes não conseguimos fazer ninguém feliz.

Kyle Chandler também esteve muito bem, como Harge Aird, marido de Carol Aird (Cate Blanchett). Mostrou o lado masculino de forma bastante expressiva e interpretativa, revelando que todas as decisões têm um valor não só para os que fazem mas todos os que estão envolvidos nessas mesmas decisões.

Cate Blanchett exibe a beleza do guarda-roupa do filme, como sempre, e este é muito elegante e mostra o glamour dos anos 50, em comparação com o de Rooney Mara, que mostra o estilo mais comum da população americana da época.

Apesar de tudo, o filme acabou por não ser tão bom quanto o esperado, principalmente porque acaba por não acontecer muita coisa. É um bom filme, mas não me prendeu a atenção tanto quanto o desejado.


sábado, 6 de fevereiro de 2016

[Passatempo - Especial Aniversário] CoolBooks | Egoísta

Não é um, não são dois livros que estamos a oferecer nesta mês de aniversário, mas TRÊS! É com grande prazer que temos mais um livrinho para sortear, desta vez uma versão digital. Com o apoio da CoolBooks estamos a sortear um exemplar digital do livro Egoísta, de Cláudia Gameiro.



É muito simples habilitarem-se a ganhar este livrinho! Basta seguirem as regras que deixamos abaixo e preencher correctamente o formulário.

Regras:
1) O passatempo decorrerá de 06 de Fevereiro até às 23h59 do dia 21 de Fevereiro (domingo).
2) Qualquer participação que não possua algum dos dados correctamente preenchido é automaticamente anulada.
3) OBRIGATÓRIO ser seguidor público do blogue E/OU seguidor via Facebook.
4) OBRIGATÓRIO fazer partilha pública do passatempo numa rede social (Facebook, Twitter, Google +, etc).
5) OBRIGATÓRIO responder CORRECTAMENTE às questões colocadas. Podem encontrar as respostas aqui.
6) O vencedor será escolhido aleatoriamente, através do random.org.
7) O vencedor será publicado no blogue e será posteriormente contactado por email.
8) O envio será feito pela própria editora via email.




[Passatempo - Especial Aniversário] Chiado Editora | Os Relógios Mágicos

Estamos umas mãos largas e temos mais um livro para sortear!!! Desta vez temos o apoio da Chiado Editora e estamos a sortear um exemplar do livro Os Relógios Mágicos, de Francisco José Santos.


O que têm que fazer para se habilitarem a ganhar este livrinho é muito simples. Basta seguirem as regras que deixamos abaixo e preencher correctamente o formulário.

Regras:
1) O passatempo decorrerá de 06 de Fevereiro até às 23h59 do dia 21 de Fevereiro (domingo).
2) Qualquer participação que não possua algum dos dados correctamente preenchido é automaticamente anulada.
3) OBRIGATÓRIO ser seguidor público do blogue E/OU seguidor via Facebook.
4) OBRIGATÓRIO fazer partilha pública do passatempo numa rede social (Facebook, Twitter, Google +, etc).
5) OBRIGATÓRIO responder CORRECTAMENTE às questões colocadas. Podem encontrar as respostas aqui.
6) O vencedor será escolhido aleatoriamente, através do random.org.
7) O vencedor será publicado no blogue e será posteriormente contactado por email.
8) É aceite uma participação por pessoa/email e residentes em Portugal (continental e ilhas)
9) O envio será feito pela própria editora.
10) A administração do blog não se responsabiliza por extravios nos CTT.




[Passatempo - Especial Aniversário] Editora Self | A Vida Contada de A.J. Fikry

O blog comemora hoje o seu primeiro aniversário, mas os felizardos são vocês que vão ter a oportunidade de receber uma prendinha nossa em vossa casa! Com o apoio da Editora Self temos para sortear um exemplar de A Vida Contada de A.J. Fikry, de Gabrielle Zevin. «Maravilhosamente optimista sobre o futuro dos livros e das livrarias e das pessoas jovens que amam ambos» - Washington Post.


O que têm que fazer para se habilitarem a ganhar este livrinho é muito simples. Basta seguirem as regras que deixamos abaixo e preencher correctamente o formulário.

Regras:
1) O passatempo decorrerá de 06 de Fevereiro até às 23h59 do dia 21 de Fevereiro (domingo).
2) Qualquer participação que não possua algum dos dados correctamente preenchido é automaticamente anulada.
3) OBRIGATÓRIO ser seguidor público do blogue E/OU seguidor via Facebook.
4) OBRIGATÓRIO fazer partilha pública do passatempo numa rede social (Facebook, Twitter, Google +, etc).
5) OBRIGATÓRIO responder CORRECTAMENTE às questões colocadas. Podem encontrar as respostas aqui e aqui.
6) O vencedor será escolhido aleatoriamente, através do random.org.
7) O vencedor será publicado no blogue e será posteriormente contactado por email.
8) É aceite uma participação por pessoa/email e residentes em Portugal (continental e ilhas)
9) O envio será feito pela própria editora.
10) A administração do blog não se responsabiliza por extravios nos CTT.


Maratona Literária - 1º Aniversário (equipas)


Há meia noite desta noite começou a primeira maratona literária organizada pelo Pepita Mágica! Queremos antes de mais, agradecer a todas as meninas que se inscreveram para participar nesta aventura connosco. :) Esperamos que todas se divirtam. As leituras vão até às 23h59 de dia 9 de Fevereiro (terça-feira).

Uma vez que se trata de uma maratona em equipas, aqui estão elas:
EQUIPA CARLA
EQUIPA JOANA
Carla D. Joana V.
Mariana Coelho Bárbara Silva
Fernanda Pratas Sara Soares
Natacha Cunha Catie
Beatriz Alemão Susana

Vamos utilizar o grupo do goodreads (neste thread) para falar sobre as leituras e a evolução de cada uma, e usar como incentivo para ler mais e dar sugestões. No entanto, nada vos impede de comentarem nesta publicação. Pedimos que não revelem as páginas que vão lendo, que apenas o façam depois de a maratona terminar, ou seja, apenas entre dia 10 de Fevereiro e 14 de Fevereiro. Quem não publicar os resultados até essa data será eliminada e não poderá participar em futuras maratonas literárias organizadas pelo Pepita Mágica. As regras podem rele-las aqui.

Relembramos que a maratona literária funciona em equipas e o objectivo é ler o maior número de páginas para a sua equipa. Não se esqueçam que livros que se enquadrem nos desafios valem o dobro.

BOA SORTE E BOAS LEITURAS!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

[Especial Aniversário] Estatísticas

 Ler em Português      Read in English



Estamos quase no nosso aniversário e decidimos por isso fazer um pequeno apanhado do nosso primeiro ano de tudo o que andámos a fazer por aqui :)




Como podem ver, o nosso ano dividiu-se maioritariamente entre livros e filmes, mas também séries e com algumas idas ao teatro e a restaurantes à mistura. Críamos as nossas rubricas, desde o nosso post mensal do "Pôr as Mãos na Massa", aos nossos TOP's (pessoais e em conjunto), com TAG's que nos levaram a conhecer outros blogs, e manter contacto com alguns que já conhecíamos, a entrevistas a autores por cujas histórias nos interessámos e que achámos que mereciam a divulgação :)

Este ano decidimos fazer uma maratona literária aqui no blog, e vamos continuar e explorar mais a nossa rubrica "Qual o mais delicioso?" e, como já repararam, tornámos o nosso blog bilingue, para se tornar acessível a um número maior dos nossos fãs :)

Queremos saber qual a vossa rubrica favorita, o que acham que podemos melhorar e o que gostavam de ver mais por aqui, porque sem vocês este blog não seria o que é e por isso um obrigada aos nossos fãs, seguidores fiéis e visitantes ocasionais, vocês são tudo para nós ^_^