cro

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

[Óscares 2016] Nomeados

Hoje foi dia de se ficar a conhecer os nomeados da 88ª Cerimónia dos Óscares - cerimónia esta que tem data marcada para dia 28 de Fevereiro com a apresentação ao cargo de Chris Rock. Voltamos a não ter grandes surpresas nas nomeações. Vamos nos abster de apontar prognósticos, mas há categorias com nomeados fortíssimos. Será que é este ano que Leonardo DiCarpio ganha o Óscar, ou será que o Eddie Redmayne levará o Óscar de novo para casa? Ou até mesmo Michael Fassbender que dizem estar extraordinário como Steve Jobs. 

Maioria destes filmes não têm críticas aqui no blog, mas iremos tentar, neste tempo até à cerimónia, fazer uma espécie de "caminho para os Óscares..." e focar um ponto nestes filmes em especial.

Que filmes nomeados já viram e qual a vossa opinião?













EX MACHINACrítica da Carla 
















STAR WARS VII: Crítica Conjunta




STAR WARS VII: Crítica Conjunta


STAR WARS VII: Crítica Conjunta




CINDERELLACrítica Conjunta 






STAR WARS VII: Crítica Conjunta


EX MACHINACrítica da Carla 
STAR WARS VII: Crítica Conjunta

[Livro] Prisão de Gelo, de Adeselna Ferreira

Título Original: Prisão de Gelo
Série: --
Autor(a): Adeselna Ferreira
Editora: Smashwords
Páginas: 18
Data de Publicação: 26 de Maio de 2015
Sinopse:
Duas mulheres encarceradas numa prisão de gelo tentam manter viva a memória de quem são e do porquê de estarem presas.

Opinião:
Prisão de Gelo é um conto bastante pequeno – apenas com 18 páginas – mas confesso que tinha algumas expectativas relativamente a ele. É um livro denso e primordialmente um conto para fazer o leitor pensar.

A estória de Prisão de Gelo passa-se num mundo em que ser homossexual é crime e quem quer que ame de forma “diferente” do que é considerado normal é preso numa Prisão de Gelo e passa por um processo de “cura”. Todo o conceito me transcende porque não consigo conceber um mundo assim. E o incrível é que vivemos neste mundo – não um tão radical, mas... quase.

É um conto de conformidade, mas também de resistência e foi isso que gostei deste conto, mas soube a pouco. É tão focado na personagem que em poucas palavras nos sentimos a ser sugados para o lugar da personagem, mas, ao mesmo tempo, parece-me um pouco superficial. Faltou um pouco de essência. A ideia é interessante e bem conseguida, até certo ponto, mas acho que mais algumas páginas para explorar melhor toda a ideia da Prisão de Gelo e todo o processo de “cura” seria mais interessante. Gostei do facto de termos os dois lados da moeda: a conformidade e a resistência, mas achei que poderia ter sido mais desenvolvido, mais explorado.

Ainda assim, é um leitura interessante. Podem descarregar o conto aqui.