cro

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

[Livro] Milk and Honey, de Rupi Kaur

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: --
Série: --
Autor(a): Rupi Kaur
Editora: Createspace
Páginas: 204
Data de Publicação: 4 Novembro 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
milk and honey is a collection of poetry and prose about survival. It is about the experience of violence, abuse, love, loss, and femininity. It is split into four chapters, and each chapter serves a different purpose, deals with a different pain, heals a different heartache. milk and honey takes readers through a journey of the most bitter moments in life and finds sweetness in them because there is sweetness everywhere if you are just willing to look.

Opinião:
Antes de mais nada, uma confissão: Só comprei este livro por causa da bookstagram community. E porquê? Porque TODA a gente fala sobre este livro e só coisas boas. Tendo isso em conta e porque fiquei curiosa – porque toda a gente adora este livro? – e porque não sou pessoa de ler livros de poesia, mas este pareceu-me ser interessante.

Ainda bem que decidi apostar nele, porque gostei bastante de o ler. Assim que chegou comecei-o a ler e terminei-o em pouquíssimo tempo. Ficamos tão presos a estas palavras que não dá para largar. Não sei até que ponto isto é “poesia”, tendo em conta que tem páginas com texto corrido, e outras páginas só com duas linhas de texto (maioria tem ilustrações também). Tem o tipo de poesia que aprecio, de verso branco e com uma linguagem simples, pois eu não gosto daquela estrutura fixa e rígida e aquelas palavras pomposas. Apesar de tudo isto, achei que se trata de um overhyped book, ou seja, é um livro bonito, simples, mas nada de extraordinário. Acabei por não entender porque toda a gente AMA COM MUITA INTESIDADE este livro. A mensagem do mesmo é extraordinária e eu identifico-me bastante com ela e acho, sinceramente, que toda a gente deveria dar uma hipótese a este livro, mas não fiquei deslumbrada com ele. Mesmo que tenha terminado o livro, marcando as páginas que mais gostei, e ele tenha ficado neste estado:


Atenção pois trata-se de um livro que aborda temas intensos, tais como violações e abusos, o que pode incomodar algumas pessoas, no entanto, acho que a autora fá-lo de forma extraordinária e com as suas palavras consegue abrir os olhos a muitas pessoas; não esquecendo também o forte lado feminista.


domingo, 29 de janeiro de 2017

Maratona Literária - 2º Aniversário (inscrições)


Olá a todxs! No mês de Fevereiro o blog Pepita Mágica completa o seu segundo aniversário e temos um mês muito especial preparado para vocês! Para começar, decidimos organizar uma maratona literária - algo em que ambas gostamos imenso de participar! Delineámos algumas regras apenas para ser mais organizado e justo para todxs.

Regras:
  • Qualquer pessoa se pode inscrever, comentando nesta publicação ou na publicação do Goodreads, Pedimos que se inscrevam deixando o nome e inicial do apelido (serve apenas para diferenciar pessoas com o mesmo nome próprio) ou alcunha/nome do Goodreads.
  • As inscrições são até ao dia 05 de Fevereiro.
  • A maratona começa às 00:00 do dia 06 de Fevereiro e termina às 23h59 do dia 19 de Fevereiro.
  • Vai ser feita individualmente. Ganha quem tiver lido mais páginas no total.
  • Livros que tenham mais imagens que texto (crianças e comics, por exemplo) e poesia não são opções para a maratona (sorry, apenas para ser justo para todos).
  • Releituras são possíveis e não há restrição de língua: podem ler em português, inglês, russo, alemão… aquilo que souberem e bem entenderem.
  • Sendo uma maratona que é perto do dia de São Valentim, esta será uma maratona temática: Aniversário + Romance, obviamente. O principal propósito é ler livros que estejam relacionados com o tema, no entanto, não vamos proibir leituras fora do mesmo. Dessa forma, livros que se enquadrem nos desafios abaixo assinalados valem o dobro para a contabilidade das páginas.
EXEMPLO:
Se lerem 200 páginas de um livro do Nicholas Sparks (tema: romance) a contabilidade final é de 400 páginas, uma vez que o valor é duplicado por ser um livro dos temas-desafio. Isto conta quer tenham lido o livro completo ou só o X páginas.

  • Têm até ao dia 24 de Fevereiro para colocarem os totais lidos, caso contrário não serão contabilizados e não poderão participar em futuras maratonas organizadas pelo Pepita Mágica. São cinco dias para colocar os totais, chega perfeitamente.

Desafios:
1) Ler um livro com bolo(s)/doçaria na capa ou no título.
2) Ler um livro que seja um romance.
3) Ler um livro com corações na capa.


Juntem-se a Nós! 😄

sábado, 28 de janeiro de 2017

Desafios Literários - Sim? Não?

 Ler em Português      Read in English



Hoje venho uma publicação ligeiramente diferente do costume. Caso se lembram, se é que seguem o blog desde essa altura, no inicio de 2016 decidi inscrever-me em algumas reading challenge. O ano foi tão incrível que só li 1/3 do que me tinha inicialmente proposto a ler – é assim que se avalia um ano e o meu foi um pouco (bastante) ranhoso, apesar de ter tido também coisas boas.

Eu inscrevi-me em em cinco desafios diferentes porque os achei interessantes e porque (alguns deles) iriam ajudar-me a apostar em géneros literários que tenho curiosidade, mas que raramente, ou nunca, leio. Quais foram esses desafios?
1. Retelling Challenge (ler 4 livros de retellings dos contos de fada): conseguido
2. Horror Reading Challenge (ler 5 livros da temática de terror/horror): falhado
3. Flights of Fantasy (ler 10 livros de fantasia – qualquer tipo): conseguido
4. Rock my TBR Challenge (ler um livro que esteja na minha estante por mês): falhado
5. A-Z Title Reading Challenge (ler um livro em que a primeira letra do titulo correspondesse a cada letra do alfabeto): falhado

Consegui terminar 2 de 5 desafios. Para mim foi um pouco frustrante, mas a meio do ano desisti completamente dos desafios (e podem ver que a última vez que actualizei foi em Agosto), porque vi que não ia conseguir focar-me neles. Visto que o meu tempo para leituras ficou tão limitado (e ainda o é) decidi que iria ler aqueles que queria mesmo; não só porque era para aproveitar melhor o meu tempo, mas também porque iria conseguir ler mais, visto que seriam leituras mais rápidas. Não foi totalmente verdade, mas em parte.

Este ano não devo participar em nenhum, porque não sei como vai ser o meu ano (esperando que surjam novidades boas na minha vida pessoal). As coisas como estão actualmente não me permite apostar em coisas do género, porque tenho vários livros que quero muito ler, sem contar com os livros enviados para review, e eu quero voltar a apostar nessa parte do blog.

Ainda assim acho que este tipo de desafios são muito interessante e acho que ajudam a diversificar as leituras – daí eu querer participar neles – mas este não sei que não são para mim.

E vocês, vão participar em algum desafio de leitura? Contem-me tudo!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

[Livro] Sete Dias para se Apaixonar, de Tessa Dare

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Sete Dias para se Apaixonar
Série: Spindle Cove #2
Autor(a): Tessa Dare
Editora: Topseller
Páginas: 320
Data de Publicação: 31 de Outubro de 2016

buy the book from The Book Depository, free delivery
Sinopse:
Spindle Cove é uma vila para donzelas em risco de serem seduzidas pelos cavalheiros errados. Minerva Highwood, uma inteligente e determinada geóloga, habitante de Spindle Cove, está a planear uma viagem à Escócia para apresentar uma grande descoberta num simpósio de relevo. Mas uma mulher solteira e de boas famílias não pode viajar sozinha. E só uma pessoa a poderá ajudar. Lorde Colin Payne, um conhecido libertino, está ansioso por voltar Londres, agora que a guerra acabou. Porém, sem dinheiro, não tem como sair da vila. Minerva Highwood tem a solução para o seu problema, mas para isso ele terá de a acompanhar até Edimburgo. Estão reunidos os ingredientes para um verdadeiro escândalo. Estes parceiros improváveis embarcam numa viagem de quase 700 quilómetros, tentando convencer as respetivas famílias de que estão apaixonados e que fugiram para casar. Ao longo de sete dias, eles terão de partilhar uma carruagem e… uma cama, sem se matarem. Será que vão conseguir chegar ao destino inteiros? Ou ficarão perdidos de amor pelo caminho?

Opinião:
Sete dias para se apaixonar foi ainda melhor que o primeiro livro desta série.

É difícil descrever exactamente o que gostei do livro porque gostei de praticamente tudo! Manteve-me agarrada do início ao fim, com risos e um carinho enorme pelas personagens.

Minerva é uma tão destemida, tão segura de si própria, é uma personagem feminina fantástica! E Colin...bem, como a maior parte dos heróis, Colin tem alguns problemas mas com a ajuda de Minerva, ele consegue tornar-se uma versão melhor de si próprio, lutando por algo que importa.

Ri-me bastante com este livro, e o passo rápido da história manteve-me constantemente interessada no que ia acontecer a seguir. O enredo inclui aventuras e peripécias que levam os nossos heróis a trabalharam juntos, o que por sua vez leva a mais aventuras.

Os livros da Tessa Dare são sinónimo de um tempo bem passado e este não é excepção. Com histórias divertidas e enredos algo fora do comum, Tessa Dare leva-nos a um mundo de romance e aventura que nos encanta.


domingo, 22 de janeiro de 2017

[Book Box] Owlcrate Dezembro - Epic

 Ler em Português      Read in English



Hoje volto ao blog para falar (ou melhor, escrever) novamente sobre a OwlCrate, desta vez sobre a caixa do mês de Dezembro – que recebi como prenda de Natal. Já na minha publicação anterior referi que gostei imenso da caixa e esta não foi excepção. Eu sigo esta companhia praticamente desde que foi criada (já tem um ano!!) e sempre estive curiosa, porque é uma espécie de blind date with a book com bookish goodies como extras. Sabemos o tema, o que ajuda a decidir se vale a pena apostar na caixa ou não. Tendo em conta que alguns dos hints que foram dando me despertaram a curiosidade, decidi avançar. Inicialmente não estava a pensar comprar outra box, visto que os portes de envio para Portugal tornam a caixa extremamente cara, mas houve uma alma caridosa que sabe das minhas pancas e ajudou-me!

O tema da caixa de Dezembro era Epic e quem consegue resistir a isso quando dizem que o livro que viria no seu interior teria um romance LGBT? Eu sou fã desta empresa, que para mim é a Mãe de todas as Book Boxes, pois nota-se todo o carinho e dedicação que colocam em cada caixa. Esta foi maravilhosamente bem recheada de coisas boas!

(originalmente publicado em @theamazingwonderlust)


O que trazia esta OwlCrate?
👑 Uma caixa mistério Harry Potter da Funko - saiu-me a Hermione dentro das das 12 opções possíveis
👑 Um pin inspirado no Senhor dos Anéis feito por Jane Mount
👑 Bases para copos da Guerra dos Tronos da Dark House Comics
👑 Um postal lindo inspirado n’ As Crónicas de Narnia por Susanne Draws
👑 Um sticker com a citação "I'd rather die on an adventure than live standing still", do livro A Darker Shade of Magic feito por Miss Phi
👑 E por fim, o livro Of Fire and Stars, de Audrey Coulthurst

Desta vez não vou colocar fotos dedicadas a cada um dos goodies que vieram nesta caixa porque, apesar de já ter algumas tiradas, não quero encher a publicação e torná-la pesada por causa das imagens. De qualquer das formas, podem encontrar várias no meu instagram (@theamazingwonderlust) se tiverem curiosidade; fotos novas todos os dias. Ainda assim, vou falar de cada coisinha.

Caixa mistério Harry Potter da Funko: Como já disse saiu-me a Hermione. Eu estava a rezar para que me saísse ou a Hermione ou a Hedwig. Não que não gostasse de receber as outras personagens, mas essas duas eram as minhas preferidas entre as possíveis. Adorei e é a coisa mais fofa de sempre!

Pin inspirado no Senhor dos Anéis feito por Jane Mount: Vou dizer um sacrilégio para a comunidade literária – mas eu nunca li nenhum dos livros da saga Lord of the Rings ou sequer o Hobbit. Vi todos os filmes, mas eu sei que não é a mesma coisa. Estão, todos eles, na minha TBR, falta só mesmo arranjar os livros e começar a ler. Quanto ao pin: eu não uso este tipo de pins (ou crachás, até), mas achei-o super bonito e ainda estou a pensar como hei-de lhe dar alguma utilidade no futuro.

Bases para copos da Guerra dos Tronos da Dark House Comics: Outro sacrilégio, pois deve ser das poucas almas deste mundo que nunca viu, sequer, esta série. Não que não vá gostar (tenho quase a certeza que vou adorar), mas actualmente não tenho tempo para dedicar a uma série desta magnitude. Quanto aos livros também estão na minha TBR, mas o interesse não é assim tanto. Hei-de ler. Os coasters, por essa razão, ofereci a uma amiga minha que eu sei que adora a série e que iria gostar muito mais de os ter do que eu. Não cheguei a abrir a embalagem por isso só sei como são por fotos que vi no instagram. Bonitas, mas não me dizem nada.

Postal inspirado n’As Crónicas de Narnia por Susanne Draws: ADOREI! Adorei mesmo este postal e estou seriamente a pensar emoldura-lo para o exibir na minha estante. É tão lindo e perfeito; capta exactamente o ambiente de Nárnia.

Sticker com uma citação do livro A Darker Shade of Magic feito por Miss Phi: este livro faz parte da minha TBR desde que saiu, mas ainda não tive a oportunidade de o ler, ainda assim gostei imenso do sticker e, especialmente, da citação.

Of Fire and Stars, de Audrey Coulthurst: estou a actualmente a ler este livro, ainda que só tenha lido meia dúzia de páginas. Pelas críticas, as opiniões são bastante díspares. Há quem adore e outros que nem por isso. O que li não me permite ainda ter uma opinião positiva ou negativa, mas estou com grandes espectativas, especialmente por se tratar de um livro de fantasia com um romance LGBT. E a capa é linda!

E vocês, alguma vez subscreveram alguma book box? O que acharam desta caixa?!


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

[Filme] O Amigo Gigante, de Steven Spielberg

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: O Amigo Gigante
Realização: Steven Spielberg
Argumento: Melissa Mathison, Roald Dahl (livro)
Elenco Principal: Mark Rylance, Ruby Barnhill, Penelope Wilton
Ano: 2016 | Duração: 1h57min
Sinopse:
Desde a trágica morte dos pais que Sophie (Ruby Barnhill) vive num orfanato administrado por uma governanta malvada. O seu coração é triste e solitário e ela sonha encontrar alguém a quem possa chamar família. Numa noite igual a tantas outras, encontra um gigante (Mark Rylance) de sete metros de altura que, apesar da sua aparência aterradora, possui um coração gentil, razão pela qual sempre foi ostracizado pelos da sua espécie. Ao compreender a solidão de Sophie, ele decide levá-la consigo para o seu país. Porém, naquele lugar perigoso, a menina tem de se manter longe dos olhares dos outros gigantes que, como todos sabemos, gostam de comer crianças. Os dois tornam-se amigos inseparáveis e, quando percebem que os outros planeiam assaltar as cidades para comer todas as crianças que as habitam, decidem que têm de fazer algo para o evitar…

Opinião:
O Amigo Gigante é um filme que parece mesmo saído do imaginário infantil. Não porque seja só para crianças, mas porque muitas vezes só elas conseguem criar mundos tão fantásticos.

E, para mim, isso foi a melhor parte d’O Amigo Gigante - o mundo mágico para onde nos transporta, não só um mundo de gigantes mas, mais importante que isso, um mundo de sonhos. Porque sabem o que o Amigo Gigante faz?


Quando Sophie é levada para a terra dos gigantes, percebe que o Amigo Gigante é praticamente um anão entre os outros gigantes. E ele leva-a ao sítio onde apanha sonhos.


Não é lindo?


Mas apanhar sonhos não é assim tão fácil, não acham?


Com os sonhos, o Amigo Gigante faz coisas maravilhosas, e eu adorei ver tudo o que se passava na terra dos gigantes e tudo o que ele mostrou à Sophie. Porquê? Porque parecia que estava tudo a ser feito para nós, que tudo o que ele mostrava era para nós – nós erámos a Sophie, com curiosidade e interesse naquele mundo mágico.


Apesar destes pontos positivos, achei que o fim do filme foi um bocado exagerado de mais, quase estapafúrdio. Não vou contar mais pois acho que estragaria o filme para quem o quiser ver.

Foi um filme agradável, que vale pelos efeitos especiais, e que tem uma história amorosa, mas pouco mais.